sexta-feira, 15 de novembro de 2013

'BLUE JASMINE': WOODY ALLEN ABANDONA EUROPA E FAZ RIR NO SEU MELHOR FILME EM MUITO TEMPO


Woody Allen é um diretor maravilhoso - ninguém discute -  mas essa sua mania de fazer um filme por ano - como Almodóvar, por exemplo - faz com que sua obra tenha permanentes altos e baixos.

Se fez os ótimos 'Vicky, Cristina Barcelona' e 'Meia-noite em Paris', tropeçou novamente em 'Para Roma com Amor' - que, ao que parece, encerrou de vez sua excursão européia.

De volta aos EUA natal, Allen agora empresta seu olhar para a já maravilhosa San Francisco - para mim, a cidade mais bela do mundo e retratada em inúmeros longas - em 'Blue Jasmine', que estreia em 60 salas em todo o Brasil.

Cate Blanchett - em seu melhor papel em anos - dá vida à Jasmine, uma ex-rica mergulhada no álcool e nos tarja-preta para aprender a ser novamente uma cidadã comum.

Cate Blanchett como Jasmine - Imagens dessa postagem; Divulgação/Imagem Filmes
Após a descoberta de um crime financeiro cometido pelo marido, Hal (Alec Baldwin, outro que aqui está incrível, o que prova que ele é um ator que precisa ser bem dirigido pra render) e sua consequente prisão, ela sai de Nova York e vai pedir guarida na casa de Ginger (Sally Hawkins), sua irmã remediada e que mora em San Francisco.

Blanchett está maravilhosa em cada fotograma: se fosse outra atriz, a personagem não renderia tanto, mas ela consegue mudar de persona completamente, várias vezes, tornando a personagem realmente dissimulada, se transformando aos olhos do espectador, causando certa pena no começo.

Alec Baldwin é Hal, marido de Jasmine
Só que, com o desenrolar da trama, Jasmine nos mostra seu lado negro e esnobe até as últimas consequências e, ao trocar de rosto, nos remete à atuação da atriz  em 'Não Estou Lá', no qual interpreta Bob Dylan de maneira impecável.

Sendo um filme de personagens, o elenco coadjuvante - a irmã, seu namorado Chilli (Bobby Cannavale) e alguns amigos dele - também é importantíssimo para criar o contraste entre glamour e "simplicidade".

blue-jasmine-sally-hawkins-andrew-dice-clay
Sally Hawkins e Andrew Dice Clay em cena do longa
Nesse embate social e familiar se encontram as cenas mais divertidas, deslizando nos trejeitos e falta de jeito dessas personalidades tão distintas, com as atuações de Sally e Cannavale - ótimos se destacando.

Com um roteiro bem desenvolvido - como sempre, do próprio Allen - o longa tem diálogos inteligentes e ácidos em uma dinâmica particular.

blue-jasmine-alec-baldwin-cate-blanchett
Casal falido
A tantas horas, na decadência da protagonista surge uma oportunidade de casamento em uma festa - o par perfeito para levá-la à ascensão novamente - só que, quando tudo começa a dar certo demais, o longa adquire um ar quase surreal, enfatizando ainda mais o certo clima de absurdo do mundo dos muito ricos.

Na tentativa de parecer como era antes da falência, Blanchett passa a mudar de conduta rapidamente, a exemplo da cena na qual atende o telefonema de seu pretendente no tumulto da casa da irmã.

blue-jasmine-slice
Todos em San Francisco
A interação dessa catatônica Jasmine no ambiente simples, com sobrinhos, irmã e demais figuras, provoca aquele dito humor-negro tão comum - e que todos adoramos - nos longas de Woody Allen.

De forma inteligente, o diretor desnuda a decadência superficial de uma sociedade fascinada por dinheiro e por meio de Cate Blanchett – em grande parte graças a ela - faz um dos melhores filmes do ano e deixa outro marco em sua carreira.

Filmaço.

Confira o trailer do longa:


*****
Blue Jasmine
'BLUE JASMINE'
Título Original:
BLUE JASMINE
Gênero:
Comédia
Direção:
Woody Allen
Roteiro:
Woody Allen
Elenco:
Alden Ehrenreich, Alec Baldwin, Andrew Dice Clay, Bobby Cannavale, Cate Blanchett, Charlie Tahan, Jessiqa Pace, Kim Kopf, Louis C.K., Max Casella, Michael Stuhlbarg, Peter Sarsgaard, Sally Hawkins, Tammy Blanchard, Vanessa Ross
Produção:
Edward Walson, Letty Aronson, Stephen Tenenbaum
Fotografia:
Javier Aguirresarobe
Montador:
Alisa Lepselter
Duração:
98 min.
Ano:
2013
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
15/11/2013
Distribuidora:
Imagem Filmes
Estúdio:
Perdido Productions
Classificação:
12 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário