quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ENTREVISTA: ADAM WEST DIZ QUE CULT SÉRIE 'BATMAN' DEVERÁ SER LANÇADA OFICIALMENTE EM HOME VÍDEO EM BREVE


O ator e dublador Adam West é uma das figuras mais emblemáticas de cultura pop de todos os tempos, justamente pela sua interpretação do Batman na cult série e definindo o personagem em toda a mídia e na consciência do público por mais de 20 anos - depois que o seriado terminou sua última das três temporadas,  em 1968.

Enquanto o show foi um ponto controverso entre os fãs que acham que a única interpretação válida do Batman é o "vingador sombrio da noite" que dominou a história do personagem desde que foi criado em 1939, isso não muda o fato de que a cult série não é apenas mais uma que retrata de maneira bem sucedida um super-herói, como também foi a geradora de um frenesi de mercado de massa na escala de Beatlemania, sendo até hoje reconhecida como uma das mais perfeitas traduções do que se entendia por pop art nos 60.

Graças a uma disputa por direitos autorais entre a 20th Century Fox - produtora da série - e a Warner Bros. - atual detentora dos direitos do personagem para filmes, TV e animações - e que se arrasta por décadas, a cult série nunca teve um lançamento oficial em vídeo caseiro em qualquer formato, apesar de ser uma presença quase constante na distribuição e na TV a cabo, desde  que saiu do ar.

adam_west_as_batman__60s__by_kriegdersterne77-d51jcx0
Mr. West em foto promocional da cult série - Arquivos do Klau
Os bat-fãs (eu incluso) foram obrigados por anos a fio a pagar por mídias superfaturadas, downloads de péssima qualidade e tempo comprimido de transmissões de TV para obter uma mídia caseira da cult série.

Só que 2013 promete ser o ano da redenção para os bat-fãs: primeiro, Fox e Warner se entenderam e lançaram conjuntamente - via DC Comics, uma nova HQ do Batman, totalmente inspirada no universo da cult série e que vem tendo um sucesso estrondoso de público e crítica.

Depois, os dois estúdios também toparam que se fizessem novas linhas de brinquedos da cult série e o mercado foi inundado por novos exemplares do melhor Batmóvel de todos os tempos - o Lincoln Futura 1955 adaptado pelo customizador George Barris para a bat-série - outros veículos usados tanto na TV quanto no longa para os cinemas (de 1966), além de bonecos absurdamente reais de Adam West, Burt Ward (o Robin)  e toda a galeria de vilões que passaram pelas três temporadas.

A nova coleção da Mattel, baseada na cult série - Divulgação
Se faltava a bat-série em home vídeo, parece que agora não faltará mais: nessa semana, em uma entrevista ao site The 13th Dimension, o próprio Adam West, atualmente com 85 anos e ainda na ativa, disse que poderemos finalmente ver uma versão oficial para este show histórico.

Deixando de lado as dificuldades legais que atrasaram até agora o lançamento do show, Mr. West disse que "talvez seja apenas uma questão de legalidade, você sabe, para pagar escritores, músicos, atores e assim por diante; e como é que vamos fatiar o torta?"

Mas, quando pressionado, West diz: "Eu acho que é relativamente iminente. Yeah, eu acho que vai vir em breve. E eu tenho sido questionado sobre isso, pelos fãs, por todos esses anos."

Mr. West ainda revela que tem material produzido e que pode entrar como 'extras'  ou 'comentários' no box!
"Eu gravei algo que poderia ser utilizado e também acho que se eles não estão se ocupando com isso..."

E completa: "Recebo milhões de cartas, e-mails, mensagens nas redes sociais e até torpedos de fãs que compraram o vídeo da série inteira e que a querem lançada oficialmente".

Mr. West está certo: será que a Warner Bros e a 20th Century Fox ainda não perceberam o quanto de grana estão deixando de ganhar em não lançar a cult série oficialmente?

Mr. West ainda falou sobre 'Batman Vs. Superman', sobre Ben Affleck como o Batman e muito mais!

Confira a entrevista na íntegra:

Pergunta: O show já passou dos 45 anos agora e você pode dizer que é tão popular como nunca. O que você acha do legado desse programa de TV?

Adam West: Você sabe que é difícil para mim responder o porquê. Eu acho que é porque, de certa forma, e eu vou fazê-lo muito simplista, realmente apelamos a todas as idades. Em outras palavras, era uma paródia, uma homenagem - se quiser - para os quadrinhos. E fizemos em níveis que entretém as crianças ... e os adultos ao seu redor.

É gratificante agora você ter chegado tão longe como você chegou? Você agora tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Oh, eu tenho estrelas nas calçadas em toda parte. ... Mas, olha sério, estou tão satisfeito e feliz com isso, por que eu lutei durante anos contra o Batman, porquê eu estava tão pregado nele! E então eu disse: "Ei, as pessoas gostam dele, eu vou amá-lo." E isso começou toda uma direção diferente para mim. E eu sinto que eu estou muito feliz porque quantos homens, quantos atores da minha idade, tiveram a chance de criar um personagem tão emblemático?

AdamWestStar
Mr. West recebe sua estrela da fama mais importante, a da Calçada da Fama do Chinese Theater de Hollywood, ano passado - Getty Images
Isso é muito verdadeiro. Agora, o que você diz de Ben Affleck?

Enfim, o que eu acho de Ben Affleck? Bem, deixa eu te dizer. Eu sinto que, se ele raspar a barba, ele poderia funcionar. Ou ele pode usá-lo em um par de cenas, se ele está por baixo e um nunca quando está bem, o que aconteceu com ele. Mas, você sabe, por 20 milhões de dólares (provável cachê de Affleck), ele pode raspar a barba e ser feliz!

(Repórter Ri novamente). Agora, você está interessado em estar no próximo filme? Você já conversou com alguém sobre isso ou não é algo em que você esteja pensando?

Posso dizer uma coisa? Eu continuo a ouvir a todo momento que eu vou ser chamado, mas ninguém me contatou.
Eles não entendem que, se eu fizer o pai de Batman, e numa terrível noite, quando Batman, Bruce Wayne - o jovem - está desesperado, e o trovão está falhando, o relâmpago, eu entro pela janela da biblioteca e eu digo: "Bruce, eu sou seu pai. E ao mesmo tempo eu era Batman. Eu quero que você olhe para mim... Você sabe o que estou dizendo?"

Hummm...

As pessoas iriam se levantar e aplaudir. Mas isso é apenas, sabe, uma ideia, um dos meus muitos devaneios.

Essa é uma idéia maravilhosa. Agora, não houve qualquer movimento em finalmente fazer com que o show seja lançado em home vídeo?

Sim, e eu entendo que eles têm falado sobre isso há cerca de 55 anos, e eu não sei, talvez seja apenas uma questão de legalidade, você sabe para pagar escritores, músicos, atores e assim por diante - e como nós vamos fatiar o bolo?

Qualquer coisa iminente ou ainda é longe, muito longe?

Não, eu acho que é relativamente iminente. Sim, eu acho que vai vir em breve. E eu tenho sido questionado sobre isso pelos fãs há muitos anos.

Você gravou faixas de áudio?

Eu gravei algo que poderia ser utilizado e também acho que se eles não se ocuparam com isso, então (que continuará a ser knock-offs). Eu recebo cartas de fãs que compraram o vídeo da série inteira.

Com todas as novas formas de merchandising relacionados ao show, o que é que gostaria de ver numa figura de ação que se pareça com você?

Bem, no momento eu tenho que dizer que é um pouco embaraçoso, que eu estou sentado aqui e me despir e me vestir. (Risos) ... Você sabe, a verdade é que a Mattel e os outros e o merchandising da Warner Bros. estão fazendo tantas coisas agora com o Batman clássico! Que é bom, isso me faz sentir uma espécie de ícone de alguma forma. Porque finalmente estamos recebendo o reconhecimento de que muitas pessoas pensam que nós merecemos.

That's NOT Adam West. That's an action figure coming out next year from Hot Toys!
Não, não é uma foto de Mr. West: é um dos novos  bonecos da Mattel! - Divulgação
(Nota do Klau: Mr. West recebe 2% de cada boneco com seu rosto. Em 3 meses, já foram vendidos cerca de 4 milhões de bonecos no mundo todo, o que torna Mr. West finalmente milionário aos 85 anos, como Bruce Wayne...)

Você tem uma memória favorita sobre o show ou é tudo apenas um borrão agora?

Não, não é um borrão! Como as pessoas perguntam-me sobre isso o tempo todo, um monte de coisas boas são divertidas de se lembrar. Por exemplo, você disse que entrevistou Burt Ward. Quando Burt e eu trabalhamos juntos ele era um homem jovem e o seu entusiasmo sobre o que estávamos fazendo no show realmente foi traduzido através da personagem. E me lembro de coisas engraçadas: Batman e Robin em algum lugar perseguindo um dos vilões hediondos e Batman pára antes do parquímetro e diz: "Opa, temos que colocar uma moeda no medidor." Você vê, havia tantas coisas assim ... eles davam pequenas lições de moral, de ética para as crianças. Mas eles eram realmente um teatro do absurdo para os adultos.

Você continua a ter contato com alguém do show?

Sim, às vezes troco e-mails com Julie (Newmar, a primeira Mulher Gato) - ela escreveu um lindo livrinho sobre a série. E Burt, eu o vejo sempre, em alguns dos encontros com fãs e, em seguida, sempre tem o momento de eu e Burt ficarmos juntos, conversamos, sairmos para jantar... não importa o quão diferente os nossos estilos de vida são ou o que. No momento em que estamos juntos no palco, a química está de volta. Torna-se como Batman e Robin, Bruce e Dick novamente.

112_0805_01z adam_west_celebrity_drive batman_and_robin
Com Burt Ward, em cena da cult série - Arquivos do Klau
Diga ser sobre o seu envolvimento e como você se envolveu com o documentário de Burt.

Ele só chamou e eu pensei que era um projeto maravilhoso. E eu sou o tipo de narrar e fazer parte dele, e isso e aquilo. Mas você sabe, o que as pessoas querem é realmente saber dessa coisa incrível que aconteceu com o nosso Batman e o que ele começou, eu acho que vale a pena, isso é tudo. E então ele continua e é claro que se expande em toda a história em quadrinhos e do gênero super-herói.

Quando foi a última vez que você viu um dos episódios da série?

Bem, eu estava em um quarto de hotel, creio eu, em Hong Kong. Liguei a televisão e lá estava eu​​. E eu falo um chinês incrível! Mas Batman falando em chinês tem uma voz muito alta. E Robin tem uma voz muito baixa. É um lugar muito, muito estranho...

Finalizando, diga qualquer coisa que você queria dizer sobre seu tempo usando a bat máscara...

Você sabe... tão cansativo e tão difícil como foi ao longo do tempo... e todas as acrobacias e correndo por aí... e as calças que me davam coceira... e a capa que enroscava ocasionalmente ... por tudo isso, foi uma grande, grande experiência. Tivemos tantas estrelas maravilhosas, que apenas conhecê-los e trabalhar com eles foi o desafio de que, para mim, foi uma coisa fantástica para um ator mais jovem. ... E eles me deram 'um cheque'.... muito considerável para a época.
E é por isso que eu posso sentar agora nas montanha em Idaho (onde ele vive a maior parte do ano) e ser feliz...

Mr. West em evento com fás em NY, semana passada - Comic Book.com

*****
Matéria original: site 
The 13th Dimension
Tradução: Cláudio Nóvoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário