sexta-feira, 25 de outubro de 2013

'O CONSELHEIRO DO CRIME': SEM SUSPENSE, NOVO LONGA DE RIDLEY SCOTT SE SALVA PELAS ATUAÇÕES DE MICHAEL FASSBENDER E CAMERON DIAZ


Em 'O Conselheiro do Crime' - já em exibição em 129 salas em todo o Brasil, e dirigido pela lenda Ridley Scott - o bom roteirista Cormac McCarthy ('Onde Os Fracos Não Têm Vez') não foi muito feliz ao desenvolver uma história coesa e bem amarrada, que aborda o decadente mundo das drogas, como nossas decisões fogem do controle assim que são tomadas e como pessoas diferentes encaram as consequências.

Na trama, Michael Fassbender - que só é chamado em todo o longa pelo nome 'advogado' - encontra o amor nos braços de Laura ( Penélope Cruz), só que, com problemas financeiros e querendo dar vida boa à sua amada, se envolve com o tráfico de drogas.

Michael Fassbender como o 'advogado', em cena do longa - Imagens dessa Postagem: Divulgação/Fox Film

Ele é inocente o suficiente para achar que pode ganhar dinheiro e, ao mesmo tempo, evitar fazer parte do mundo do crime, mas, obviamente, as coisas se complicam e ele percebe que sua vida está prestes a mudar para sempre.

Se o roteiro não vai figurar entre os melhores trabalhos de McCarthy - como 'A Estrada' - e se os diálogos sejam um tanto problemáticos - alguns não têm propósito, enquanto outros não soem verdadeiros - Scott também tem sua parcela de culpa, porquê o diretor aqui optou pela superficialidade narrativa para carregar nas grandes cenas de ação.

Penélope Cruz como Laura, aqui em cena com Malkina (Cameron Diaz)

Se tudo é muito bem feito tecnicamente, quando as coisas acalmam, perdem impacto - como na muito comentada cena de sexo mais impressionante e ultrajante de Hollywood, onde Malkina (Cameron Diaz) transa com um carro esporte diante de seu namorado traficante, Reiner (Javier Bardem).

O supra sumo do ser humano transformado em objeto, crítica forte presente no roteiro, se perde, porém, com diálogos patéticos a respeito das mulheres, as quais nunca deixam de ser vendidas como objetos ou moedas de troca.

Javier Bardem como o traficante Reiner

Esse aspecto pode não incomodar a todos, mas fica difícil ignorar a forçada de barra para criar momentos icônicos do cinema, com o longa não escapando de clichês e onde absolutamente tudo que é comentado ao longo do filme se torna realidade em algum momento - se alguém falou de determinado estilo de tortura, o espectador já se prepara para vê-la algumas cenas adiante.

Se Fassbender e Diaz aparecem muito bem, Bardem - ator que precisa ser muito bem dirigido pra render - atua aqui sempre um tom acima e nos entrega uma caricatura de traficante.

Já sua mulher na vida real, Penélope Cruz, ótima atriz e linda, aqui só é isso, linda.

 Brad Pitt (como Westray), apesar da atuação consistente, parece ter entrado no modo automático ultimamente - seus personagens estão cada vez mais parecidos uns com os outros.

Brad Pitt como Westray

Mesmo com tantos problemas, a construção em direção ao clímax é interessante e o final é bom, mas não há suspense em momento algum.

É fácil prever os acontecimentos e, na última cena, caso tenha sobrado alguma dúvida na mente do espectador, o vilão da história aparece para explicar exatamente todos os eventos das últimas duas horas!

Um desastroso detalhe final que estragou de vez um longa que tinha tudo pra ser ótimo.

Confira o trailer do longa:


*****
'O CONSELHEIRO DO CRIME'
Título Original:
THE COUNSELOR
Gênero:
Suspense
Direção:
Ridley Scott
Roteiro:
Cormac McCarthy
Elenco:
Brad Pitt, Bruno Ganz, Cameron Diaz, Dean Norris, Emma Rigby, Goran Visnjic, Javier Bardem, John Leguizamo, Michael Fassbender, Natalie Dormer, Penélope Cruz, Richard Cabral, Rosie Perez, Ruben Blades, Sam Spruell
Produção:
Cormac McCarthy, Nick Wechsler, Paula Mae Schwartz, Ridley Scott, Steve Schwartz
Fotografia:
Dariusz Wolski
Montador:
Pietro Scalia
Trilha Sonora:
Daniel Pemberton
Duração:
118 min.
Ano: 
2013
País:
Estados Unidos / Reino Unido
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
25/10/2013
Distribuidora:
Fox Film
Estúdio:
Chockstone Pictures / Nick Wechsler Productions / Scott Free Productions / Translux
Classificação:
16 anos
Cotação do Klau:

Nenhum comentário:

Postar um comentário