quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SBT: 28 ANOS, MAS COM CORPINHO DE 18!



O SBT comemora 28 anos, em meio a mais uma guerra entre Globo e Record, o que pra mim quer dizer a mesma chatice e as acusações de sempre.

Mas a rede paulista tem a oportunidade de ouro de tirar proveito dessa guerra idiota, e ainda sair por cima.

Afinal, nem Globo, nem Record tem à frente das decisões um gênio da TV chamado SILVIO SANTOS, nem uma Diretora com a visão de DANIELLA BEYRUTTI, filha do Silvio, e que, ao que parece, tem a mesma visão de negócios do papai.

No meu caso, sou suspeitíssimo pra falar de SILVIO SANTOS e SBT,porque sou um telespectador da Rede do Seu Silvio - e do seu Silvio - desde sempre.
Silvio, Sensacional...
Silvio foi o primeiro artista famoso que eu vi pessoalmente.
Eu tinha seis anos, estava com minha mãe dentro de um bonde - é pessoal, eu sou do tempo do bonde! - que descia a Rua das Palmeiras no bairro de Santa Cecília aqui de Sampa, e o Silvio estava na porta da Rádio Nacional - atual Rádio Globo -.
Me lembro até hoje do susto que eu dei nos demais passageiros, ao berrar na janela a plenos pultmões: "Silviooooo, Silvioooooo!". Ele, sempre sorridente, me deu um polido "tchauzinho"!
Se eu lembro disso até hoje, vocês podem imaginar o quanto esse episódio foi marcante pra mim!

Já era seu fã, via seu interminável programa dos domingos - ainda era na Globo - do início ao fim.
Depois, já adolescente e já sócio de um clube, acompanhava atentamente o maior apresentador brasileiro nas gravações de provas para o "Cidade Contra Cidade" e outros programas que usavam as instalações desse clube como locação.
Me chamava a atenção o seu jeito compenetrado. Sentava-se num dos bancos, à sombra, e estudava com muita atenção o roteiro. Na hora de gravar, dava show.

Logo que o SBT começou, Silvio deu de fazer grandes paradas pelas ruas de Sampa, onde todos os artistas participavam. Em uma delas, estava na Av. 23 de maio, quando ela passou a bordo de um conversível, animando a multidão felicíssima de estar lá, vendo-o de pertinho.
O cara fazia gestos com os braços, e a multidão respondia!
Se existe realmente estrela e carisma, foi o que eu vi naquela dia.Sensacional!

Minha vida foi passando, mas continuei acompanhando sua trajetória e mesmo na época de adolescente, quando era chique dizer o diabo de programas populares como o dele, continuei afirmando que sim, eu assistia o Silvio sempre que podia, e sim, eu gostava muito.

Acompanhei sua saída meio tumultuada da Globo,a compra da TVS do Rio de Janeiro, a compra da TV Record de Sampa, o horário locado na TV Tupi - na época a Record ainda não era rede, e Silvio precisava de uma emissora que o levasse por todo o país - e o mais legal: aqui em Sampa, podíamos acompanha-lo pela Tupi, ou pela Record.
Nunca mais a TV brasileira teve isso, de um programa passar ao mesmo tempo em dois canais abertos, simultâneamente. Coisas do seu Silvio.

Mandei milhares de cartas pra participar dos seus programas,adoraria conhece-lo de perto, mas parece que eu não tenho sorte pra sorteios.

Ainda outro dia, o vi o mais próximo que pude: Saía do consultório de um dos meus médicos, num prédio onde só tem consultórios.
Ao pegar o elevador, lá estava ele, no fundo,com outros passageiros,muito branquinho,cabelos cor ferrugem! Tentei dar um "oi", mas minha gagueira impediu.
Desci no térreo, ele continuou, devia estar indo à garagem.

Vocês sabem que eu tenho horror a ditaduras, principalmente à que vivi, mas hoje tenho a certeza de que, se o último ditador do regime militar - General Figueiredo - não tivesse peitado o Roberto Marinho e repassado ao Silvio Santos e ao Adolpho Bloch as concessões da recém falida Rede Tupi, viveríamos hoje, aqui no Brasil, a ditadura da informação televisiva.
Só existiria a Globo e a maioria da população ainda acreditaria que a Índia e os indianos são todos aquela alegoria carnavalesco/musical que ela mostra no horário nobre, por exemplo.

Figueiredo dividiu a Rede Tupi em duas: metade pro Silvio - daí nasceu o SBT -, metade pro Bloch - dono da revista "Manchete"- , originando a Rede Manchete.
Silvio decolou.
Bloch deu uma bela largada, principalmente nas novelas - "Pantanal", "Xica da Silva", "Dona Beja" -, mas acabou sucumbindo à má gestão e obrigado a largar o negócio de TV, que foi repassado aos empresários paulistanos Amilcare Dalevo e Marcelo de Carvalho, originando assim a Rede TV!

Nesses 28 anos, o SBT exibiu programas antológicos,construiu um moderno centro de televisão na Via Anhanguera, contratou e dispensou inúmeros astros e estrelas, e quase sucumbiu ao imediatismo do seu Silvio - se o programa não dá audiência, tira do ar, muda de dia ou de horário! -.
O que ninguém esperava é que seu Silvio tivesse uma filha porreta como a Daniella, que vem dia a dia profissionalizando a gestão ,contratando não só estrelas,mas profissionais da área técnica e comercial e preparando a rede para o maior salto que, acredito eu, ela irá certamente dar.

E o Seu Silvio?
Aos 79 anos, o "patrão" é uma fonte de saúde e juventude, faz seus programas com a mesma alegria do começo de carreira, e se prepara para voltar a fazer o programa de domingo ao vivo, pra bater de frente na estréia do Gugu na Record.

Vocês acham pouco?
Seu Silvio é capaz de muito mais!
Ainda outro dia,a caminho do SBT,seu Silvio,distraído,passou o trevo de acesso na Via Anhanguera.
Seguiu mais 20 quilômetros,fez o retorno, distraiu-se novamente, e passou novamente pelo acesso ao SBT.
Não hesitou: largou o carro no acostamento, subiu o barranco íngreme com fôlego de menino e foi dar na guarita de entrada do SBT, para espanto dos porteiros e seguranças, que depois foram resgatar o veículo.

Com esse tesão pela vida e pelo prazer de fazer o que gosta, seu Silvio vai longe - e parodiando a abertura de "Star Trek" - audaciosamente indo onde homem algum jamais esteve!

Seu Silviooooooo! PARABÉNS!

Quem quer dinheirooooo?

Vamos rever momentos marcantes do SBT?


O primeiro grande sucesso do SBT foi "Pássaros Feridos". Essa minissérie que narrava o amor de um padre por uma moça através dos anos deu tanta audiência que chegou a bater, pau a pau, a Globo - com "Roque Santeiro" e a Manchete - com "Pantanal"!


"Qual é a Música" - 1981 >> Esse programa vai e volta na grade, sempre com sucesso. Afinal, quem não quer ver artistas disputando quem tem maior conhecimento musical?



"Bozo" - 1981 >> O palhaço era americano, as a família, brasileiríssima! Destaque para o produtor e ator VALENTINO GUZZO, interpretando a inesquecível "Vovó Mafalda".



"Show de Calouros" - 1981 >> um marco da TV. Os jurados chamavam mais atenção do que os calouros! O primeiro a apresentar em rede nacional atores transformistas, tratando-os com o respeito que sempre mereceram.



"Porta da Esperança" - 1983 >> programa assistencialista, recordista de cartas



"Viva a Noite" - 1984 >> tornou Gugu Liberato um astro.



"Programa da Hebe" - 1986 >> vinda da Band, Hebe nunca teve tanta liberdade pra falar e receber seus convidados - característica maior do SBT. O programa está no ar até hoje, sempre escorado no imenso carisma da apresentadora de 80 anos, mas com fôlego de 15!



"A Praça é Nossa" - 1987 >> também até hoje na grade, é um dos programas mais antigos da TV, e revelou nessa fase no SBT grandes humoristas, como por exemplo MARCELO MÉDICI.



"Do Re Mi Fa Sol La Simony" - 1988 >> Simony já era famosa pelo "Balão Mágico" na Globo. No SBT, pode apresentar, atuar e cantar, três coisas que ela faz super bem até hoje. Gosto dela!



"Show Maravilha" - 1987 >> O mesmo não posso dizer dessa moça: ela já era chatérrima quando adolescente.

Adulta, virou um porre; evangélica e casada com um ex gay (!), insuportável. Ô muié chata!



"Jô Soares Onze e Meia" - 1988 >> Jô Soares saiu da Globo porque queria fazer esse tipo de programa, um talk show. Apesar do nome, nunca entrava no ar às 11:30, e o próprio Jô fazia piada disso. Fui várias vezes ver a gravação. Quando ele deixa o entrevistado falar - coisa cada vez mais dificil -, temos ótimas entrevistas!



"TJ Brasil" - 1988 >> Boris Casoy era editor chefe da "Folha de SP" quando aceitou ser o primeiro âncora (jornalista que edita, apresenta e comenta notícias)da TV brasileira. Deu super certo, e todas as outras tiveram de correr atrás.



"Passa ou Repassa" - 1989 >> esse programa movimentou durante muitos anos os alunos e suas escolas. Começou sendo apresentado pelo Gugu, depois por Angélica e Celso Portiolli.



"Brasileiros e Brasileiras" - 1990 >> novela boa, direção de Walter Avancini e elenco com nomes como Edson Celulari e Ney Latorraca, infelizmente não emplacou.



"Carrosel" - 1991 >> megassucesso mexicano, a novela infantil foi um histérico fenômeno de norte a sul do país.



"Programa Livre" - 1991 >> Serginho Groisman veio da TV Cultura para fazer esse ótimo programa voltado para o público adolescente. Sucesso absoluto, que não foi mantido quando Serginho saiu e Babi Xavier o apresentou.



"Sabadão Sertanejo" - 1991 >> Gugu, esperto, aproveitou a onda sertaneja que tomou o Brasil e lançou esse programa aos sábados. E com sua caravana, ganhou (+) um caminhão de dinheiro apresentando shows por todo o país.



"Topa Tudo Por Dinheiro" - 1991 >> Programa ícone do SBT,Silvio Santos jogava dinheiro - alguns em forma de aviõeszinhos - pra platéia e as pegadinhas, bem boladas, garantiam o riso. Ivo Holanda sempre acabava apanhando...



"AquiAgora" - 1991 >> telejornal popular, contava com nomes já famosos, como Jacinto Figueira - o "homem do sapato branco" e outros ótimos jornalistas em início de carreira, como César Tralli.



"Coquetel" - 1991 >> Apelidado pelos meninos onanistas de "Coquetetas", este programa apresentado no fim de noite por Miéle foi precursor das "mulheres fruta" e fez sucesso pelos peitos de fora e por acabar sempre com um strip tease sem mostrar a genitália das moças. E a molecada da época com aquelas mãos cabeludas...



"Bom Dia & Cia" - 1993 >> Esse programa infantil, famoso pelos ótimos desenhos, começou com a chatésima Eliana apresentando. Mudou de nome pra "Eliana & Cia", voltou a se chamar "Bom Dia" quando a Eliana saiu e a Jackie Petkovic, outra mala, apresentou. Hoje, é um programa bem dinâmico e interessante, apresentado pelos ótimos Priscila e Yudi.



"Éramos Seis" - 1994 >> primeira novela produzida pelo SBT de grande sucesso. Revelou Ana Paula Arósio,Wagner Santisteban e Caio Blat. Ganhou os prêmios APCA de melhor novela, melhor atriz para Irene Ravache e melhor ator coadjuvante, para Tarcísio Filho.



"Oradukapeta" - 1984>> Sérgio Mallandro era bom nisso, fazer programas pra garotada. Depois que saiu do SBT fez tenebrosos programas como aqueles das pegadinhas de mau gosto, até ser atualmente um ícone trash nas festas de anos 80.



"Chiquititas" - 1998 >> gravada na Argentina, essa novela infantil foi também um estrondoso sucesso. Revelou Fernanda Souza, Débora Fallabela e Marcos Pasquim.



"Fantasia" - 1998 >> Junte-se 20 meninas lindas e descerebradas num programa de perguntas e respostas com o público participando por telefone. Pronto! Essa fórmula argentina também fez sucesso aqui, e revelou, entre outras descerebradas, Amanda Françoso, Tania Mara e Helen Ganzarolli.



"Programa do Ratinho" - 1998 >> Responsável pelo pagamento da primeira grande multa contratual da TV brasileira, - do SBT para a Record -, esse programa só acontece graças ao carisma do apresentador, engraçado quando tem de ser, sério idem. Ficou na geladeira do SBT por um bom tempo, voltou ao ar a pouco e conseguiu reconquistar a audiência, eu inclusive! Sou fanzaço dele!



"Jogo do Milhão" - 1999 >> versão do"Quem quer ser um Milionário", programa que é sucesso até na Índia - veja o filme de Danny Boyle ganhador do último Oscar - , esse game de perguntas e respostas mudou de nome logo depois pra "Show do Milhão", com muito sucesso. Voltou recentemente à grade do SBT.



"Casa dos Artistas" - 2001 >> Silvio Santos sabia que a Globo preparava o primeiro "Big Brother". Lançou antes o seu, com famosos confinados. Sucesso imediato. A ganhadora, Bárbara Paz estrelou várias novelas no SBT e agora prepara-se para atuar na próxima novela global das 21 h.



"Chaves" - 1984 >> curinga "cult" em todo o mundo, esse seriado dos anos 70 é o único produto que sobrou no SBT da parceria com a rede mexicana Televisa - hoje parceira da Record. O programa não tá dando audiência? Tira e põe o "Chaves" no lugar!



Atualmente, muitas de minhas séries favoritas estão no SBT:


Dois irmãos andarilhos... e tudo à volta deles gira em torno de demônios, fantasmas, bruxas e toda sorte de esquisitices! "Sobrenatural" é muito 10!



Grande sacada: acompanhar o dia a dia de Clark (Superman) Kent, da adolescência à maturidade. "SmallVille" tem roteiros e a direção extremamente criativos, a ambientação é excelente e o elenco é impecável - destaque para o Lex Luthor de Michael Rosembaum, um dos vilões mais gostosos de todos os tempos!



Uma equipe da polícia de Chicago especialista em desarquivar homicídios não resolvidos. No meio disso tudo, os conflitos de vida, carreira e amores deles todos. "Arquivo Morto" tem direção de arte primorosa - alguns casos são de 1920, por exemplo - e um elenco além da média.



O dia a dia de uma prisão de segurança máxima chamada "Emerald City", a cidade das esmeraldas da história do "mágico de Oz". Mas "Oz" é muito mais que isso: histórias violentas, pulgentes, direção acelerada na medida certa, direção de arte que passa em cada cena a clautrofobia da cadeia e um elenco de atores maravilhoso. Além de, claro, todo dia tem alguém peladão! Grande pedida!


FOTOS: DIVULGAÇÃO / SBT



Nenhum comentário:

Postar um comentário