quarta-feira, 12 de agosto de 2009

"O MÁGICO DE OZ": 70 ANOS!

"O Mágico de Oz", um dos grandes clássicos da história do cinema, completa hoje 70 anos desde sua estréia nos Estados Unidos, com toda sua magia preservada, para quem já viu e para as novas gerações.

Dorothy e totó: meu sobrinho tem seis anos, adora o filme e já o viu e reviu inúmeras vezes.

É um musical mais que mágico, e a cada exibição encontramos mais e mais elementos para amar esses 101 minutos das aventuras da menina Dorothy, seu cachorrinho totó, o leão covarde, o espantalho e o homem de lata, que percorrem o caminho de pedras amarelas em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o Mágico de Oz.

A trupe a caminho de Emerald City

Baseada no livro de L.Frank Baum, tudo começa quando Dorothy -interpretada por Judy Garland,e seu cão Totó, chegam à terra de Oz, depois de serem sugados por um tornado no estado americano do Kansas.Lá conhecem a bruxa boa do norte, que sugere que sigam o caminho das pedras amarelas até encontrar o Mágico de Oz, que poderá ajudá-los a voltar para casa. Além disso, a feiticeira dá sapatinhos vermelhos a Dorothy, que terá que bater os calcanhares para poder voltar a seu lar.Nesse caminho conhecem três acompanhantes bem diferentes: um homem de lata - que quer um coração, um leão - que sonha em ter coragem e um espantalho - que quer um cérebro.

Eu me lembro exatamente da primeira vez que o vi: tinha oito anos, fui ao Cine Metro com minha avó Carmella
- pra mim a mais cinéfila das avós, e o que me chamou mais a atenção foram as cenas passadas no Kansas -em preto e branco, explodirem em todas as cores possíveis quando Dorothy e totó vão parar na terra de Oz.
Foi uma filmagem complicada:Cada tomada foi rodada em um cenário -
não há nada real no filme. O ator originalmente escalado para o papel do homem de lata quase morreu intoxicado pela tinta prateada usada na maquiagem, o cãozinho não parava quieto e os cenários, gigantescos, tornaram toda a produção muito difícil e muito cara para a época.

Sem contar que o diretor Victor Fleming deixou o filme pela metade e foi dirigir o outro megassucesso de 1939 - "...E o Vento levou".

Catapultou ao estrelato a ótima Judy Garland, a música " Somewere Over The Rainbow" ainda é uma das mais conhecidas do mundo, e o American Film Institute, após pesquisa, o classifica como o melhor filme familiar de todos os tempos.

O filme ganhou dois Óscars: melhor trilha sonora e melhor música por "Over the Rainbow" e sua transmissão nas televisões dos EUA se transformou em uma tradição ao longo das décadas.

Tudo é uma fantasia, uma completa criação artística. E isso transforma esse filme em um conto de fadas eterno.

Se você não viu ainda, VEJA! Se já viu, junte a família e REVEJA!

A diversão é garantida.

E para matar as saudades aqui, reveja a cena onde Judy interpreta " Somewere Over The Rainbow":



FICHA DO FILME
Título original: The Wizard of Oz
Diretor: Victor Fleming
Elenco: Judy Garland, Bert Lahr, Frank Morgan, Ray Bolger,
Margaret Hamilton, Charley Grapewin, Jack Haley, Billie Burke
Gênero: Musical
Duração: 101 min
Ano: 1939
Cor: Colorido
Essa postagem é dedicada à minha querida e saudosa Vó Carmella. Sem ela, e sem a sua absoluta paixão pelo Cinema, eu não seria nem um milésimo do que eu sou.
Vó, brigaduuu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário