quinta-feira, 27 de novembro de 2014

'ELSA & FRED': REFILMAGEM PROVA QUE EXISTEM BONS PAPÉIS PARA ATRIZES E ATORES DE TODAS AS IDADES


SINOPSE:

Elsa (Shirley MacLaine) é uma mulher idosa e que vive sozinha.

Um dia, ela comete uma barbeiragem ao sair dirigindo e quebra os faróis do carro de Lydia (Marcia Gay Harden), filha de seu novo vizinho, Fred (Christopher Plummer), um velho absolutamente de mal com a vida.

Revoltada com o ocorrido, Lydia exige que Elsa pague o conserto.

O filho de Elsa (Scott Bakula) aceita cobrir os danos mas, ao entregar o cheque a Fred, Elsa lhe conta uma história triste que acaba convencendo-o a recusar o valor.

Com o tempo, Elsa e Fred se aproximam cada vez mais, apesar do temperamento bastante diferente: enquanto ela é cheia de vida, ele é rabugento e mal quer sair de casa.

CRÍTICA:

Refilmagens não são exclusividade de Hollywood - às vezes de filmes antigos, outras de sucessos rodados em outros países que não são falados em língua inglesa.

'Elsa & Fred', novo trabalho do diretor Michael Radford e que está em exibição em 28 salas em todo o Brasil, se encaixa neste segundo caso  - e ao compará-lo com a versão original, é possível entender como funciona este tipo de adaptação nos Estados Unidos.

Fred (Christopher Plummer) e Elsa (Shirley MacLaine), em cena do longa - Fotos dessa Postagem: Divulgação/Diamond Films

A refilmagem traz pouquíssimas diferenças em relação ao original - o espanhol 'Elsa & Fred - Um Amor de Paixão' - e a principal fica a cargo do temperamento de Fred: se neste filme Christopher Plummer cria um personagem nitidamente rabugento e de mal com a vida, na versão espanhola cabe a Manuel Alexandre desenvolver um Alfredo mais melancólico, que sente de forma mais nítida o fato de, agora, estar só.

Há novidades também nas subtramas, com a inserção de uma envolvendo Picasso e coadjuvantes de pouco destaque, que no fundo não trazem mudança alguma à trama básica - são apenas adaptações para a visão de vida americana.

O casal em cena

A primeira delas está na escolha de Michael Radford para a direção: ele rodou o sucesso 'O Carteiro e o Poeta', logo, conhece o cinema italiano que o filme tanto glorifica, na figura de 'A Doce Vida', clássico de  Federico Fellini.

A segunda é que, ao tentar agilizar a história, de olho também no público mais jovem, o longa perde muito da sensibilidade envolvendo a aproximação entre Elsa e Fred - ainda mais nesta versão onde Fred é bastante mal humorado, o que amplia o desconforto diante da rapidez com que muda de postura em relação à sua nova vizinha.

Terceiro é que, tanto Shirley MacLaine quanto Plummer são ícones consagrados de Hollywood, que nada mais têm a provar e, desta forma, eles transportam a conhecida persona de ambos para a telona, criando versões de personagens que já interpretaram em diversos outros trabalhos.

Por mais que ambos segurem o filme com sobras, há também um certo piloto automático em suas atuações, não há emoção genuína, espontânea, apenas aquela calcada em anos de estrada e calculada milimetricamente pela direção.

O casal em cena

Vermos a perfeita química estes dois ícones do cinema mundial, enfim, mesmo no automático, vale o ingresso, mesmo que a refilmagem não seja tão boa quanto o original, e mesmo que essa estreia entre para a extensa lista das refilmagens norte-americanas que não dizem a que veio.

Pode até agradar a quem não assistiu a versão espanhola, mas, na real, é Hollywood diluindo o que há de bom fora dela e apresentando uma maquiagem básica para chamar de seu.

Vale por MacLaine e Plummer em cena - o que só prova que bons atores e atrizes tem papéis á sua altura em qualquer fase de suas vidas.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'ELSA & FRED'
Título Original:
ELSA AND FRED
Gênero:
Romance
Direção:
Michael Radford
Roteiro:
Anna Pavignano, Michael Radford
Elenco:
Chris Noth, Christopher Plummer, Erika Alexander, George Segal, James Brolin, Marcia Gay Harden, Osvaldo Ríos, Scott Bakula, Shirley MacLaine, Wendell Pierce
Produção:
Edward Saxon, Matthias Ehrenberg, Nicolas Veinberg, Ricardo Kleinbaum
Fotografia:
Michael McDonough
Montador:
Peter Boyle
Duração:
97 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
27/11/2014
Distribuidora:
Diamond Filmes
Estúdio:
Cuatro Plus Films / Defiant Pictures
Classificação:
Livre

COTAÇÃO DO KLAU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário