<>
Ícone do cinema e 1º James Bond, ator morreu hoje em sua casa nas bahamas, aos 90 anos
<>
O ator escocês Sean Connery, ícone do cinema e primeiro a interpretar o espião James Bond, morreu na madrugada deste sábado (31) aos 90 anos.
De acordo com a família, ele morreu enquanto dormia, em sua casa, nas Bahamas, onde morava havia muitos anos.
À emissora britânica BBC, o filho do ator, Jason Connery, disse que o pai não estava bem "havia algum tempo".
Com 94 papéis ao longo de mais de 50 anos de carreira, Connery atuou em sete filmes do espião 007, lançados nas décadas de 1960, 1970 e 1980.
Foi apontado em inúmeras enquetes como o melhor James Bond do cinema.
Como o detetive, estrelou "O satânico Dr. No" (1962), "Moscou contra 007" (1963), "007 contra Goldfinger" (1964), "007 Contra a chantagem atômica" (1965), "Com 007 só se vive duas vezes" (1967), "007 - Os diamantes são eternos" (1971) para a cinessérie oficial, além de "007 – Nunca mais outra vez" (1983), uma refilmagem de "007 Contra a chantagem atômica".
O sucesso como o espião lhe rendeu uma carreira bem-sucedida.
Entre os trabalhos mais conhecidos, estão "Marnie, Confissões de uma Ladra" (1964), de Alfred Hitchcock, "A colina dos homens perdidos" (1965), "Assassinato no Expresso Oriente" (1974), "O homem que queria ser rei" (1975), "O Vento e o Leão" (1975), "Highlander: O guerreiro imortal" (1986) e "Caçada ao Outubro Vermelho" (1990).
Confira o ator em ação em "Marnie, Confissões de uma Ladra" (1964):
Connery também atuou no drama "Os intocáveis" (1987), de Brian de Palma, pelo qual venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante.
Veja:
Outros personagens de destaque foram o William von Baskerville, no longa "O Nome da Rosa" (1986), adaptação da obra de Umberto Eco, e o professor Henry Jones no filme "Indiana Jones e a última cruzada" (1989), no qual interpretou o pai do personagem-título.
Relembre:
Sir Connery venceu o Globo de Ouro três vezes, o Bafta (prêmio da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas) duas vezes e acumulou mais de 30 prêmios durante a carreira.
Em 2000, recebeu o título de cavaleiro da Ordem Britânica da Rainha Elizabeth II.
Em 1988, Sean Connery ganhou um Oscar por um papel coadjuvante no filme Os Intocáveis — Foto: Bob Riha/Reuters
O último longa em que Connery atuou foi "A liga extraordinária" (2003), como o caçador Allan Quatermain.
O ator também era conhecido por seu timbre marcante: dublou personagens de filmes como "Coração de dragão" (1996), dando voz a Draco, e "Sir Billi" (2012), com o qual encerrou a carreira.
Além do filho, Connery deixa a esposa, a atriz Micheline Roquebrune, e o neto, Dashiell.
Com a mulher, Micheline Roquebrune - Reuters
Thomas Sean Connery nasceu em Edimburgo, na Escócia, em 25 de agosto de 1930.
Seu pai era um operário de fábrica e motorista de caminhão, e sua mãe, trabalhadora doméstica - a família paterna havia emigrado da Irlanda para a Escócia no século 19.
Antes de iniciar a carreira no cinema, Connery fez trabalhos como entregador de leite, operário e motorista de caminhão.
Chegou a servir a Marinha do Reino Unido por três anos, mas foi dispensado por problemas de saúde.
O escocês também iniciou uma carreira como jogador de futebol e chegou a receber uma proposta do Manchester United, mas não aceitou e decidiu se dedicar à atuação.
Halterofilista, concorreu a Mister Universo em 1953 (na categoria altura) e, depois disso, conseguiu pequenos papéis em peças de teatro.
Participou de seu primeiro filme em 1954, "Lilacs in the spring".
Concorrendo ao Mister Universo em 1953 - Reuters
Em 1957, conseguiu seu primeiro grande papel, no filme "No Road Back", um longa de ação sobre gangues.
No mesmo ano, participou de outras seis produções, sendo três filmes no cinema, duas séries e um filme para televisão.
Nos primeiros anos da carreira, emplacou sucessos como "Na rota do Inferno" (1957), "Vítima de uma Paixão" (1958), "A lenda dos Anões Mágicos" (1959), "Até o Último Gângster" (1961) e "O Mais Longo dos Dias" (1962).
Foi então que recebeu o convite para viver o agente secreto James Bond em "O Satânico Dr. No" (1962).
Foi nesse filme que Connery, logo em sua primeira cena, disse a mais famosa frase do cinema: "My name is Bond. James Bond', que todos os intérpretes de 007 repetiram nos filmes posteriores, à exaustão.
Veja:
ATIVISTA PELA INDEPENDÊNCIA DA ESCÓCIA
Connery defendia a independência da Escócia em relação ao Reino Unido.
O ator tinha uma tatuagem com a inscrição "Escócia para sempre" no braço direito, segundo o site IMDb.
Quando recebeu a Ordem de Cavaleiro e o título de 'Sir', a cerimônia ocorreu no palácio Holyrood Palace, em Edimburgo, e a rainha Elizabeth II foi até a cidade para entregá-la.
A Rainha Elizabeth II consagra Sean Connery como 'Sir' (Cavaleiro do Império Britânico) em 2000 - Reddit
Recentemente, o astro, já afastado do cinema desde 'A Liga Extraordinária', fez 90 anos - nós comemoramos com essa postagem.
REPERCUSSÃO
Os produtores Michael G. Wilson e Barbara Broccoli, filhos da lenda Albert 'Cubby Broccoli', que levou 007 para as telonas, divulgaram a seguinte declaração:
“Estamos arrasados com a notícia do falecimento de Sean Connery. Ele foi e sempre será lembrado como o James Bond original, cuja introdução inesquecível na história do cinema começou quando ele anunciou as memoráveis palavras: `o nome é Bond… James Bond`. Ele revolucionou o mundo com seu retrato corajoso e espirituoso do sexy e carismático agente secreto. Ele é, sem dúvida, o grande responsável pelo sucesso da franquia, e seremos eternamente gratos a ele.”
O ator Daniel Craig, que atualmente desempenha o papel de James Bond no cinema, prestou homenagem a Sean Connery , chamando o seu colega de franquia “um dos verdadeiros grandes nomes do cinema”.
“É com muita tristeza que soube do falecimento de um dos verdadeiros grandes nomes do cinema”, disse Craig . “Sir Sean Connery será lembrado como Bond e muito mais. Ele definiu uma época e um estilo. A inteligência e o charme que retratou nos cinemas podiam ser medidos em megawatts; ele ajudou a criar o blockbuster moderno. Ele continuará a influenciar atores e cineastas durante muitos anos. Os meus pensamentos estão com a sua família e os seus entes queridos. Onde quer que ele esteja, espero que exista um campo de golfe. ”
Hugh Jackman escreveu:
"Eu cresci idolatrando Sean Connery. Uma lenda na tela e fora dela. Descanse em paz".
Arnold Schwarzenegger, ator:
"Sean Connery era uma lenda, um dos melhores atores de todos os tempos. Ele proporcionou entretenimento sem fim para nós e inspiração para mim. Não estou só falando porque ele foi um fisiculturista que se classificou para o Mister Universo! Ele era um ícone. Meus pensamentos estão com a família dele."
Viola Davis, atriz:
"Descanse em paz, Sean Connery, nosso icônico James Bond."
Sam Neill, ator:
"Todo dia no set com Sean Connery era uma lição objetiva de como agir na tela. Mas todo aquele carisma e poder - isso era totalmente único do Sean. Descanse em paz, grande homem, grande ator."
George Takei, ator:
"Sean Connery era uma lenda do cinema, mesmo depois de envelhecer. Nossos vínculos ["bonds", trocadilho com o sobrenome de James Bond] mais fortes foram formados por ele, e ele era intocável [Connery ganhou o Oscar pelo filme 'Os Intocáveis']. Ele morreu hoje aos 90 anos, um herói até o fim."
Robert Carlyle, ator
"Descanse em paz, Sr. Sean Connery... um pioneiro, uma verdadeira lenda e um cavalheiro."
Nenhum comentário:
Postar um comentário