<>
Série Original Netflix estreou sua terceira temporada ontem - já assistimos aos seis primeiros episódios
<>
Lançada em 2015, 'Demolidor' foi a primeira das séries da parceria da Marvel com a Netflix, servindo como ponto de partida do universo de 'Os Defensores', icônicos 'heróis urbanos' da Marvel.
A primeira temporada surpreendeu positivamente muita gente pelo tom sombrio e, na medida do possível, realista.
Ao avançar em seu segundo ano e na minissérie 'Os Defensores', porém, os fãs ficaram algo irritados, ao ver o Homem Sem medo em uma trama mais fantástica, com ninjas, guerreiros imortais e o cúmulo dos cúmulos: ossadas de dragão.
A verdade é que, se não fosse pela presença do Demônio de Hell's Kitchen e seu universo de amigos à volta, 'Os Defensores' teria sido mais uma das muitas bombas que a Netflix nos enfia goela abaixo - eu mesmo só assisti à minissérie para ver o que aconteceria com o Demolidor.
Felizmente, a terceira temporada estreou ontem (19.10), ao que parece trazendo um dos meus super-heróis favoritos de volta às raízes.
Assisti aos seis primeiros episódios (de um total de treze) da terceira temporada, e as primeiras impressões - sem spoilers - mostram porquê essa é uma das melhores séries originais Netflix - e uma das melhores séries de super-herói de todos os tempos.
A terceira temporada começa exatamente do ponto em que acabou 'Os Defensores'.
Após ver um prédio desabar sobre ele e Elektra, o herói é resgatado e abrigado pelo seu amigo, padre e confessor, num orfanato administrado por freiras, o mesmo em que Matt cresceu após a morte do pai.
Aqui, todo o destaque vai para a atriz Joanne Whalley como a freira Irmã Maggie, personagem icônica dos quadrinhos do herói e que ajuda Matt a ficar de pé novamente: Whalley interpreta uma freira corajosa e sarcástica, um contraponto perfeito à atual falta de fé do herói: é que, enquanto se recupera e espera que seus poderes também retornem em sua plenitude, Matt Murdoch (Charlie Cox) passa a questionar sua fé, seu papel e sua existência ao perceber que Deus o obriga a agir como o Demônio de Hell’s Kitchen, enquanto as pessoas que ele mais ama se tornam alvos de criminosos e inimigos.
Joanne Whalley como a freira Irmã Maggie |
Os primeiros episódios alternam as cenas da recuperação física do herói com uma investigação do FBI que envolve o temido Rei do Crime (Vincent D'Onofrio).
Após um breve período de recuperação e reflexão, Matt decide abdicar de sua vida civil, aposentando sua persona de advogado, e volta à ação como o Demolidor – especialmente quando a ameaça de Wilson Fisk, o Rei do Crime, se agiganta sobre a cidade de Nova York.
O Demolidor em ação: com o uniforme vermelho destruído, Matt volta a usar um figurino ninja |
O retorno do vilão (com a interpretação monstruosa de D’Onofrio) é uma das maiores qualidades da 3ª temporada de Daredevil.
A narrativa mostra que Fisk está decidido a fazer o que for preciso para ajudar sua amada Vanessa a se livrar da Justiça, mesmo que isso signifique entregar outros criminosos à polícia.
O roteiro se propõe a analisar os diferentes pontos de vista a respeito da colaboração de Fisk com os agentes da lei, trazendo questionamentos políticos, morais e sociais sobre “quantas vidas o Rei do Crime está salvando” em sua delação e “quantos policiais ainda vão morrer para protegê-lo”.
D'Onofrio, mais uma vez espetacular como Wilson Fisk |
A discussão sobre o conflito político em torno de Fisk reverbera questões atuais que podemos notar na sociedade norte-americana de Trump e até mesmo no momento turbulento de eleição que vivemos no Brasil – basta perceber a agitação dos personagens diante dos privilégios e da manipulação do Rei do Crime nos bastidores.
O debate aprofundado de ideias é balanceado por sequências de ação impressionantes e de tirar o fôlego.
Se Fisk é o centro de uma emboscada alucinante logo no começo da temporada, Matt Murdoch/Demolidor tem uma nova cena de luta em plano-sequência (que começa novamente em um corredor) que nos deixa imaginando: como o trecho foi gravado, pelamor...
Mas o melhor aparece bem aos poucos: a temporada introduz o clássico vilão dos quadrinhos Mercenário de uma forma absolutamente feliz.
Vivido por um Colin Farrell no modo automático no longa 'Demolidor - O Homem Sem Medo', o Mercenário surge de forma muito mais sóbria e impactante na série: ele é o agente do FBI Benjamin Poindexter, que logo cai no radar do Rei do Crime para se transformar no letal Mercenário.
Interpretado magistralmente por Wilson Bethel, o Mercenário, ou simplesmente Bullseye, surge como uma ameaça importante ao herói - e melhor, a série cuida de introduzi-lo de forma cuidadosa e complexa.
Wilson Bethel, como o Mercenário |
Interpretado magistralmente por Wilson Bethel, o Mercenário, ou simplesmente Bullseye, surge como uma ameaça importante ao herói - e melhor, a série cuida de introduzi-lo de forma cuidadosa e complexa.
Como todas as séries da Marvel na Netflix, 'Demolidor T.03' conta com um ritmo lento, onde vemos uma repetição de situações e conflitos, principalmente na dinâmica entre Matt, Karen (Deborah Ann Woll) e Foggy (Elden Henson) - os dois últimos novamente notáveis - que passam do luto de perder um grande amigo à revolta de ver Fisk fora da prisão.
Há ainda mais da metade da temporada para assistir, mas uma coisa é certa: 'Demolidor' parece ter ouvido as críticas sobre a segunda temporada e sobre 'Os Defensores'.
As lutas insanas continuam pontuando os episódios, cada vez melhor coreografadas e melhor dirigidas - dá tanto gosto de ver que eu voltei muitas vezes para ver novamente.
Não dá para saber se tudo deu certo, mas o caminho parece levar para uma bem vinda evolução.
Matt e Foggy (Elden Henson), em cena da terceira temporada |
E Charlie Cox é espetacular - como Matt Murdock e como o Demônio de Hell's Kitchen.
O ator, que já havia comprovado seu imenso talento nos anos anteriores, faz aqui seu melhor trabalho, revelando novas camadas e dimensões ao Homem Sem Medo.
O resultado é, potencialmente, a melhor adaptação de um super-herói dos quadrinhos para o formato de série – seja na Netflix ou em qualquer outra plataforma até aqui.
Espetacular, genial, sensacional.
RELEMBRE O TRAILER DA TERCEIRA TEMPORADA:
FICHA TÉCNICA:
'DEMOLIDOR - TERCEIRA TEMPORADA'
Título Original:
Marvel's Daredevil - Season 3
Criador:
Drew Goddard
Criador/Showrunner:
Erik Oleson
Produtor executivo em set:
Steven S. DeKnight
Produção:
Marvel Television
Elenco Principal:
Charlie Cox: Matt Murdock / Demolidor
Deborah Ann Woll: Karen Page
Elden Henson: Foggy Nelson
Vincent D'Onofrio: Wilson Fisk / Rei do Crime
Wilson Bethel: Benjamin Poindexter / Mercenário
Joanne Whalley: Irmã Maggie
COTAÇÃO DO KLAU:
Nenhum comentário:
Postar um comentário