Depois de 20 meses de luta contra um câncer no pâncreas, o ator e dançarino Patrick Swayze morreu na última segunda, e com ele se foi mais uma parte muito legal e feliz da minha vida.
Ele protagonizou sucessos como "Dirty Dancing" (1987) , "Ghost" (1990) e "Caçadores de Emoção"(1991), e foi considerado o homem mais atraente do mundo pela revista People nesse último ano.
Em 1995,ousou ao romper com a imagem de galã ao interpretar a drag queen "Boheme" na ótima comédia "Para Wong Fu, Obrigado por tudo, Julie Newmar"- com direito à aparição na cena final da própria Julie Newmar, minha eterna Mulher Gato do seriado Batman - , o que rendeu uma das suas três indicações ao Globo de Ouro de melhor ator - desta vez em comédia. Foi a prova de que ele era um ator completo,e que podia se aventurar em qualquer papel.
Eu o considero um dos homens mais bonitos que eu vi na telona, de todos os tempos.
Mesmo com o câncer diagnosticado,continuou trabalhando. Escreveu suas memórias em parceria com a mulher e gravou "The Beast", série dramática produzida pela A&E para a qual havia feito o piloto. Quando foram ao ar nos EUA, no início do ano, os 13 episódios da primeira temporada atraíram respeitáveis 1,3 milhão de espectadores. Mas a emissora decidiu não bancar uma segunda temporada.
Swayze disse que optou por não usar analgésicos enquanto estava gravando "The Beast" porque elas tirariam a intensidade de sua interpretação. Ele reconheceu que seu tempo estava se esgotando devido à natureza grave de sua doença.
Quando ele foi a público anunciar que estava doente, deram-lhe apenas algumas semanas de vida, mas seu médico disse que a situação era "consideravelmente mais otimista".
"Eu diria que cinco anos é mais do que um desejo", disse Swayze em entrevista à apresentadora Barbara Walters, da rede de televisão ABC, no começo deste ano. "Dois anos parece provável se você acreditar em estatísticas. Quero durar até acharem uma cura, o que significa que tenho que correr atrás disso."
Natural do Texas, filho de uma coreógrafa e dona de escola de dança,Patrick ainda estudou balé em escolas de de Nova York. Conheceu sua única mulher,Lisa Niemi, quando ela era aluna da escola de dança de sua mãe, em Houston. Eles se casaram em 1975, e Lisa foi sua companheira sempre presente - no auge do sucesso,administrou a carreira do marido famoso e esteve com ele sempre, até o final, na última segunda.
Primeiramente só como dançarino, e depois também como ator,ele fez dezenas de aparições no palco, nas telas e na televisão durante quatro décadas. Nesse começo de carreira, juntamente com Richard Gere, fez parte da primeira montagem do musical "Grease" na Broadway, no papel que John Travolta fez no cinema. Começou a chamar a atenção nas telonas com um papel em "Vidas Sem Rumo", filme de Francis Ford Copolla de 1981 que ainda tinha no elenco atores que se tornariam estrelas do cinema americano, como Matt Dillon, Tom Cruise, Mattew Broderick e Kieffer Sutterland.
cenas de "Dirty Dancing", ao som de "She's Like Wind"
cena final de "Dirty Dancing" - 1987
Em "Ghost - Do Outro Lado da Vida" (1990), ele nos deu outro momento musical inesquecível: a cena com Demi Moore, os dois moldando uma cerâmica juntos ao som de "Unchained Melody", dos Righteous Brothers. Puro tesão no ar!
O filme conquistou uma indicação para melhor filme da Academia, e deu o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Whoopi Goldberg, que sempre diz que jamais teria ganhado se não fosse por Swayze.
cena final de "Ghost" - 1990
Sua morte entristeceu atores e atrizes que estão participando do Festival de Cinema de Toronto neste semana. Rob Lowe disse que Patrick "viveu mil vidas em uma vida", acrescentando: "Ele fez o papel de meu irmão duas vezes, então sinto que perdi um irmão esta noite.Foi um ator intenso, cheio de paixão e vigor. Definitivamente tirava o máximo disso e viveu cem vidas em uma", disse ele.
Outra estrela que está em Toronto para o festival, Drew Barrymore, que atuou com Swayze no filme cult "Donnie Darko", em 2001, manifestou sua emoção pela morte do colega em uma coletiva de imprensa.Ela recordou que o conheceu quando tinha sete anos de idade. "Era o homem mais agradável que jamais conheci".
Kenny Ortega, coreógrafo de "Dirty Dancing", afirmou em um comunicado que "Patrick Swayze era um ótimo ser humano". "Ele era uma das pessoas mais criativas e vivas que eu conheci", afirmou."Patrick amava a vida e tinha muito entusiasmo em tudo o que fazia. "Se ele podia escalar, ele escalava. Se ele podia escrever, ele escrevia. Se ele podia dançar, bem, todos nós sabemos que ele dançou. Ele viveu", disse Ortega, completando que o mundo perdeu um "grande coração".
Jennifer Grey, 49, seu par em "Dirty Dancing",disse que ele foi "uma combinação rara e bela de virilidade pura e graça surpreendente.Lindo e forte, era um caubói de verdade com coração cheio de ternura", completou."Ele era destemido e sempre fazia questão de fazer suas próprias cenas de ação, sem dublês. Por isso não me surpreendeu que ele tenha combatido o câncer com tanta coragem e dignidade", disse a atriz."Quando penso nele, lembro de estar em seus braços quando éramos jovens, dançando e fazendo esse pequenino filme que pensávamos que ninguém iria ver", completou a atriz.
Whoopi Goldberg,contracenou com ele em "Ghost" - e recebeu um Oscar pelo papel da vidente fajuta que ajuda o espírito do personagem de Swayze, Sam, a fazer contato com a personagem de Demi Moore - falou dele como "um homem realmente bom, uma pessoa engraçada, a quem devo tanto que jamais poderei retribuir.Acredito na mensagem de 'Ghost': ele sempre estará por perto", disse Goldberg.
"Sempre ficarei com minhas lembranças de Patrick, nos divertimos muito juntos", comentou Kristie Alley, que também foi uma estrela do cinema nas décadas dos 80 e 90.
"Patrick, você é amado por muitas pessoas e sua luz brilhará para sempre em nossas vidas" .Nas palavras de Sam para Molly: 'É incrível, Molly. O amor, você leva contigo'. Sentirei saudades", declarou Demi Moore, recordando um diálogo de seus personagens do filme.
Swayze entra para uma extensa lista de grandes figuras do cinema que foram vítimas do câncer, que inclui Bette Davis, Humphrey Bogart, John Wayne, Gary Cooper,Robert Mitchum, e que esse ano já nos levou Farrah Fawcett.
Como sempre, optei por não colocar aqui fotos ou vídeos do ator em seus últimos momentos, talvez pensando no respeito que um fã de musicais como eu deve ter à imagem e à obra de alguém que, com sua presença nas telonas ou no meu inconsciente , tornou meus dias mais alegres, mais felizes.
Lindo, talentoso, bom ator e, pelo que falaram esta semana, um ótimo caráter. Que mais um homem pode esperar depois de morto?
Veja se não acertei na seleção das fotos:
em uma rua de Los Angeles - 1985
cena de "Dirty Dancing" - 1987
cena de "Dirty Dancing" - 1987
cena de "Dirty Dancing" - 1987
com Kelly Linch, em cena de "Road House" - 1989
cena de "Ghost" - 1990
cena de "Ghost" - 1990
com Demi Moore, na famosa "cena da cerâmica", de "Ghost" - 1990
com Keannu Reeves, em cena de "Caçadores de Emoção" - 1991
em Varsóvia, Polônia - outubro de 1994
acompanhando Woopi Goldberg, quando ela recebeu o prêmio People's Choice
de melhor atriz - 1995
como a drag Boheme, em "Para Wong Fu..." - 1995
com a mulher Lisa em Dubai - 1998
com Lisa, em 2005
em cena da minissérie "Icon - Cães e Violência" - 2007
em Los Angeles - julho de 2008
com a sempre presente Lisa, inaugurando sua estrela na calçada da fama - agosto de 1987
A mesma estrela, recebendo homenagens dos fãs - noite de 14.9.2009
Filmografia
Ano - Título original - Título em português - Papel - Observações
1979 Skatetown, U.S.A.Ace Johnson primeiro papel
1983 Uncommon Valor Kevin Scott
1983 The Outsiders Vidas sem Rumo Darrel Curtis ("Darry")
1984 Red Dawn Amanhecer Violento Jed Eckert
1984 Grandview U.S.A. Ernie Webster ("Slam")
1985 North and South Orry Main minissérie
1986 Youngblood Veia de Campeão Derek Sutton
1986 North and South, Book II Orry Main minissérie
1987 Dirty Dancing Dirty Dancing Ritmo Quente Johnny Castle indicado ao Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical
1987 Steel Dawn Crepúsculo de Aço Nômade
1988 Tiger Warsaw Chuck Warsaw ("Tiger")
1989 Next of Kin Truman Gates indicado ao Framboesa de Ouro de pior ator
1989 Road House Dalton indicado ao Framboesa de Ouro de pior ator
1990 Ghost Ghost do Outro Lado da Vida Sam Wheat indicado ao Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical - indicado ao Saturn Award de melhor ator
1990 Saturday Night Live - Participação especial série de TV
1991 Point Break Caçadores de Emoção Bodhi
1992 City of Joy
1993 Father Hood
1994 Heaven & Hell: North and South, Book III minissérie - seu nome não aparece nos créditos
1995 Tall Tale: The Unbelievable Adventures of Pecos Bill
1995 Three Wishes
1995 To Wong Foo, Thanks for Everything! Julie Newmar "Para Wong Foo, Obrigado por tudo! Julie Newmar" indicado ao Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical
1998 Letters from a Killer
1998 Black Dog
2000 Forever Lulu
2001 Donnie Darko Jim Cuningham
2001 Green Dragon
2002 Waking Up in Reno
2003 One Last Dance A Última Dança Travis McPhearson
2003 11:14
2004 Dirty Dancing: Havana Nights Dirty Dancing 2 - Noites de Havana Professor de Dança
2004 George and the Dragon
2004 King Solomon's Mines As Minas Do Rei Salomão Allan Quatermain
2005 Keeping Mum De Bico Calado Lance
2005 Icon
2006 The Fox and the Hound 2 voz - filme de animação
2007 Jump! Sentença de Um Assassino Richard Pressburger
2007 Christmas in Wonderland
2009 Powder Blue
2009 The Beast série de TV
Um comentário:
amava patrick ele era tudo de bom.
Postar um comentário