quinta-feira, 28 de novembro de 2019

'O IRLANDÊS': BELO, LENTO, ARRASTADO - MAS UM GRANDE TRABALHO DE SCORSESE


SINOPSE:

Conhecido como "O Irlandês", Frank Sheeran (Robert De Niro) é um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia.

Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente.

CRÍTICA:

Martin Scorsese não tinha feito um filme de gângster desde que ganhou o Oscar de Melhor Filme por Os Infiltrados, em 2006.

Talvez, por isso, ele deu tanta atenção aos detalhes de O Irlandês, obra criada para a Paramount e que a Netflix encampou.

E ele entrega um longa introspectivo e até mesmo melancólico para a abordar o tema da moralidade humana.

Tanto que um dos momentos marcantes do filme é quando a filha do protagonista, interpretada por Anna Paquin, pergunta perto do final: "Por quê?"

A personagem mal fala durante a obra, mas diz muito com olhares.

E essa simples pergunta, no momento em que é feita, tem um peso enorme.

Essa personagem é um vislumbre de consciência em um mundo sem lei e seu peso está exatamente em sua falta de ação.

O roteiro de Steven Zaillian (Gangues De Nova York) abrange décadas da vida de Frank "O Irlandês" Sheeran ( Robert De Niro), da década de 1950 até o início dos anos 2000.

Ele trabalhou para o chefe da máfia da Pensilvânia, Russell Bufalino (Joe Pesci), e, eventualmente, para o líder sindical Jimmy Hoffa (Al Pacino).

A narrativa procura focar no desenvolvimento dos personagens e são poucos os conflitos iniciais, enquanto vemos a relação de Frank e seus dois chefes evoluir.

Entretanto, aos poucos, começa a deterioração do relacionamento do protagonista com sua família e também a situação entre os seus chefões e amigos, levando a encruzilhadas interessantes.

Muito se falou sobre o rejuvenescimento digital de De Niro, Pesci e Pacino e, de fato, leva um tempo para acostumar, mas nunca é tão esquisito quanto nos filmes da Marvel e nem bizarro como a reconstrução Peter Cushing em Rogue One: Uma História Star Wars. 

Na verdade, as atuações são mais importantes do que a tecnologia e isso fica claro do começo ao fim.

Com atuações incríveis, o elenco é o grande motivo de ver essa obra.

Al Pacino incendeia o filme em diversos momentos com personalidade impactante e Pesci é a presença calma, porém amedrontadora, aquele tipo de gângster importante que ninguém quer enfrentar.

Mas esse é mesmo um filme de De Niro e o personagem é o cérebro e o coração dessa trama.

A duração de 3h30 e o ritmo arrastado da narrativa pedem um intervalo, pois o cansaço contribui para o quanto o espectador vai gostar ou não do filme.

A sugestão é que o longa seja visto em duas partes - fica mais fácil de assistir.

Independente disso, a verdade é que a edição poderia ter tido um maior desapego, afinal muitas cenas são repetidas ou desnecessárias.

Sem se arriscar, Scorsese fez um filme reflexivo, mas capaz de divertir como seus clássicos e ainda aprofundar questões humanas relevantes.

O cineasta navega por temas e situações que conhece bem e cria uma obra coesa e de muita qualidade, mas cansativa para ser assistida no cinema - o filme foi lançado em salas mundo afora para se credenciar ao Oscar 2020.

Belo, lento, arrastado - mas um grande trabalho de Scorsese.

GALERIA DE IMAGENS:
Resultado de imagem para the irishman

Resultado de imagem para the irishman

Resultado de imagem para the irishman

O Irlandês : Poster

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
O IRLANDÊS
Título Original:
THE IRISHMAN
Gênero:
Suspense
Direção:
Martin Scorsese
Elenco:
Al Pacino, Aleksa Palladino, Anna Paquin, Bobby Cannavale, Domenick Lombardozzi, Harvey Keitel, Jack Huston, Jake Hoffman, Jesse Plemons, Joe Pesci, Kate Arrington, Kathrine Narducci, Larry Romano, Louis Cancelmi, Paul Ben-Victor, Ray Romano, Robert De Niro, Sebastian Maniscalco, Sharon Pfeiffer, Stephanie Kurtzuba, Stephen Graham
Roteiro:
Charles Brandt, Steven Zaillian
Produção:
David Webb, Emma Tillinger Koskoff, Gaston Pavlovich, Gerald Chamales, Irwin Winkler, Jane Rosenthal, Martin Scorsese, Randall Emmett, Robert De Niro, Troy Allen
Fotografia:
Rodrigo Prieto
Trilha Sonora:
Robbie Robertson
Montador:
Thelma Schoonmaker
Estúdio:
Fábrica de Cine, Sikelia Productions, STX Entertainment, Tribeca Productions
Distribuição e Exibição:
Netflix
Ano de Produção:
2019
Estréia:
14/11/2019
Duração:
3h.29min.
Classificação Indicativa:
16 anos

COTAÇÃO DO KLAU:

CINEMA: CONFIRA AS ESTREIAS DA SEMANA


<>
Além da aguardada estreia de 'Carcereiros - O Filme', a quinta 28 traz ainda as comédias "Os Parças 2' e 'Uma Segunda Chance para Amar' - com Emilia Clarke e Michelle Yeoh - o drama 'A Revolução em Paris' e o drama Aspirantes, entre outros
<>

CONFIRA TODAS AS ESTREIAS DA SEMANA:

Carcereiros - O Filme
28 de novembro de 2019 / 1h 50min / Drama
Direção: José Eduardo Belmonte
Elenco: Rodrigo Lombardi, Milton Gonçalves, Rômulo Braga
Adriano é um historiador graduado e contrário à violência que decide virar carcereiro para seguir os passos do pai. Com a chegada de Abdel (Kaysar Dadour), um perigoso terrorista internacional, ao presídio em que trabalha, a tensão aumenta a ponto de provocar duas facções criminosas que vivem separadamente. Adriano terá de enfrentar uma rebelião - além de controlar os passos de Abdel.




Uma Segunda Chance para Amar
28 de novembro de 2019 / 1h 43min / Comédia , Romance
Direção: Paul Feig
Elenco: Emilia Clarke, Henry Golding, Michelle Yeoh
Kate (Emilia Clarke) é uma jovem inglesa cuja vida é uma bagunça. Ela trabalha como elfo em uma loja temática de natal o ano todo. Quando ela conhece Tom (Henry Golding), o que parecia impossível se torna realidade, conforme o rapaz enxerga através de todas as barreiras que ela construiu.


A Revolução em Paris
28 de novembro de 2019 / 2h 02min / Drama, Histórico
Direção: Pierre Schoeller
Elenco: Gaspard Ulliel, Adèle Haenel, Olivier Gourmet
Em 1789, o povo francês se mostra cada vez mais descontente com o rei Luís XVI. Homens e mulheres clamam que o monarca abandone o luxo do palácio de Versalhes para descobrir a miséria pelas ruas de Paris. Juntos, eles vão à Assembleia Nacional para fazer pressão em nome de uma revolução. Com as lutas nas ruas e a queda da Bastilha, surgem as condições para o nascimento da República francesa.


Aspirantes
28 de novembro de 2019 / 1h 15min / Drama
Direção: Ives Rosenfeld
Elenco: Ariclenes Barroso, Sérgio Malheiros, Karine Teles
Júnior (Ariclenes Barroso) é um jovem que tem o sonho de ser um jogador de futebol profissional. Além de ser membro de um pequeno clube de um cidadezinha no estado do Rio de Janeiro, ele é empregado em outro lugar, para ajudar na renda da família. Mas o rapaz não é tão talentoso ou dedicado quanto seu amigo Bento (Sérgio Malheiros), a estrela do time, e por isso, o inveja. Júnior fica cada vez mais desmotivado de perseguir seu sonho quando sua namorada engravida.


Fernando
28 de novembro de 2019 / 1h 10min / Documentário
Direção: Igor Angelkorte, Julia Ariani, Paula Vilela
Elenco: Fernando Bohrer, Rubens Barbot, Jacob Herzog
Misturando realidade e ficção, o professor e artista Fernando, um brasileiro de 74 anos, é provocado a interpretar sua própria vida e rotina. E, mesmo passando por um momento em que sua saúde está gravemente abalada, toca o seu cotidiano e projetos artísticos sem interrupção.


Os Parças 2
28 de novembro de 2019 / 1h 37min / Comédia
Direção: Cris D'Amato
Elenco: Tom Cavalcante, Whindersson Nunes, Tirullipa
Após saber que China deixou a cadeia e está em busca de vingança, Romeu (Bruno de Luca) precisa conseguir dinheiro para deixar o país o quanto antes. Para tanto, Toin (Tom Cavalcante), Ray Van (Whindersson Nunes) e Pilôra (Tirulipa) juntam forças para reformar uma colônia de férias, de forma a atrair jovens de todo tipo. Quando o empreendimento enfim começa a funcionar, eles logo passam a competir com uma colônia vizinha, bem mais requintada.


Duas Coroas: A História De São Maximiliano Kolbe
28 de novembro de 2019 / 1h 32min / Biografia, Drama
Direção: Michał Kondrat
Elenco: Adam Woronowicz, Cezary Pazura, Antoni Pawlicki
No dia 14 agosto de 1941, em Auschwitz, na Polônia, o sacedote Maximiliano Kolbe (Adam Woronowicz) fez uma difícil escolha: dar a sua vida para salvar um pai de família que mal conhecia. Sem ter ideia do grande legado que deixaria para as gerações futuras, Kolbe dedicou sua jornada à compaixão e solidariedade, e anos depois de sua morte foi proclamado santo pelo Papa São João Paulo II.


Um Amante Francês
28 de novembro de 2019 / 1h 34min / Comédia
Direção: Olivier Baroux
Elenco: Kad Merad, Anne Charrier, Léopold Moati
Após 25 anos morando com Denise, Alex é demitido de surpresa e fica sem lugar para morar. Obrigado a se mudar para a casa da irmã e do sobrinho, ele decide trabalhar com algo que o dê muito dinheiro e felicidade: ser um gigolô a procura de uma rica herdeira.


Bonnie Bears - Aventura em Miniatura
28 de novembro de 2019 / 1h 30min / Animação
Direção: Leon Ding
Elenco: Bingjun Zhang, Zhang Wei, Xiao Tan
Quando os Irmãos Boonie Bears acidentalmente ficam gigantes após experimentarem uma invenção própria, eles iniciam uma grande aventura para que possam voltar ao tamanho normal. Enquanto buscam um antídoto para o tamanho desproporcional, os ursos também lutam contra os problemas de poluição que estão acabando com o ecossistema e impedindo que os animais possam viver em paz.


A Resistência de Inga
28 de novembro de 2019 / 1h 32min / Drama, Comédia
Direção: Grímur Hákonarson
Elenco: Arndís Hrönn Egilsdóttir, Sveinn Ólafur Gunnarsson, Sigurður Sigurjónsson
Inga (Arndís Hrönn Egilsdóttir) é uma fazendeira de uma pequena comunidade da Islândia, que acaba de ficar viúva. Seu marido costumava tomar conta dos negócios e, agora, ela precisa tomar à frente da gestão da fazenda. Decidida a começar uma nova vida em seus próprios termos, ela decide lutar contra a corrupção e injustiça dentro de sua comunidade, se rebelando contra uma poderosa empresa local.


Novas Espécies – A Expedição do Século
28 de novembro de 2019 / Documentário
Setenta pessoas, dentre eles cinquenta renomados cientistas, exploram a Floresta Amazônica na região da Serra da Mocidade em Roraima jamais visitado pelo homem. Agora, o grupo vai superar os obstáculos que vierem pela frente e nos mostrar o resultado da pesquisa que conseguiu identificar mais de 80 novas espécies de animais, plantas e insetos, numa das mais importantes descobertas científicas do século.

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

'O EXTERMINADOR DO FUTURO: DESTINO SOMBRIO': MELHOR DA SAGA DESDE 'T2', LONGA FECHA BEM ARCO DE SARAH CONNOR E T-800


SINOPSE:

Na sexta aventura da saga criada por James Cameron, Arnold Schwarzenegger interpreta novamente o papel icônico de T-800, enquanto Linda Hamilton encarna mais uma vez Sarah Connor.

CRÍTICA:

Apesar dos sacrifícios de Sarah Connor, o destino da humanidade está novamente em risco.

Por isso ela está de volta em O Exterminador Do Futuro: Destino Sombrio, que estreia nesta quinta, 1.11, aqui no Brasil.

O novo filme é o melhor da franquia desde T2 – O Julgamento Final, pois retoma características marcantes e ainda redefine as coisas de maneira empolgante, com muita ação e bom-humor e momentos que capturam o espírito e o ritmo dos filmes de James Cameron.

Os dois primeiros longas funcionam porque são sobre Sarah Connor, enquanto Arnold Schwarzenegger aparece de forma criteriosa como vilão na obra de 1984 e como figura heroica distante no segundo filme - mas sempre como coadjuvante - enquanto nas sequências ou foi o centro da história ou apareceu apenas como uma recriação digital rápida (no quarto filme).

Destino Sombrio faz a mesma coisa que os longas originais, com Linda Hamilton em uma versão mais velha e cansada de Sarah e, novamente, no centro da história.

E ela não está sozinha, pois encontra uma nova personagem que cumpre a mesma função de sua personagem de 1984 e que ainda recebem a ajuda de uma humana protetora vinda do futuro, num típico roteiro de passagem de bastão para uma nova geração.

O mais legal é que Linda Hamilton e Arnold Schwarzenegger ainda mantém o carisma de décadas atrás.

Sarah, em particular, surpreende pelo vazio de sua vida e pela forma como usa como combustível a amargura de ter salvado o mundo, pagado caro por isso e ainda ter ficado sem o final feliz que queria.

Por sinal, o futuro mudou, mas o destino da humanidade ainda é de extermínio.

Por incrível que pareça, Schwarzenegger volta bem mais humano como T-800.

O personagem lida com uma interessante dicotomia entre o que é ser máquina e um homem.

Entretanto, para seu retorno fazer sentido, afinal, foi derretido no final de T2 – O Julgamento Final, o roteiro precisa dar uma forçada de barra - mas nada absurdo, aliás.

A trama se mostra repleta de nostalgia e mistura momentos dos filmes de 1984 e 1991, mas com efeitos criados pela tecnologia atual, o que causa um deslumbre visual poucas vezes visto nas recentes produções de Hollywood.

Além disso, o longa apresenta algumas mudanças interessantes que podem fazer com que a franquia siga em frente de forma mais natural, sem depender tanto de Schwarzenegger e sem precisar rodar sempre em volta do mesmo tema.

Na pior das hipóteses, é um filme que encerra bem a história de T-800, Sarah e John Connor.

O filme, dirigido por Tim Miller (Deadpool) usa de forma inteligente tudo o que funcionou nos dois primeiras longas de James Cameron e também traz uma nova série de personagens e circunstâncias para desafiar e divertir os fãs da saga.

Se não der início a uma nova trilogia, ao menos, o longa consegue servir como um capítulo final adequado para os dois filmes originais dessa tão amada e confusa série.

GALERIA DE IMAGENS:
O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio : Foto Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio : Foto Linda Hamilton, Natalia Reyes

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio : Foto Mackenzie Davis, Natalia Reyes

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio : Foto Linda Hamilton, Mackenzie Davis, Natalia Reyes

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio : Foto Gabriel Luna

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
O EXTERMINADOR DO FUTURO: DESTINO SOMBRIO
Título Original:
TERMINATOR: DARK FATE
Gênero:
Ação
Direção:
Tim Miller
Elenco:
Alicia Borrachero, Arnold Schwarzenegger, Björn Freiberg, Brett Azar, Claudia Trujillo, Diego Boneta, Enrique Arce, Fraser James, Gabriel Luna, Hadrian Howard, Linda Hamilton, Lorna Brown, Mackenzie Davis, Mario de la Rosa, Natalia Reyes, Nick Wittman, Peter Schueller, Rochelle Neil, Steven Cree, Tristán Ulloa
Roteiro:
Billy Ray, David Ellison, David S. Goyer, Josh Friedman, Justin Rhodes, Tim Miller
Produção:
David Ellison, James Cameron
Fotografia:
Ken Seng
Trilha Sonora:
Junkie XL
Montador:
Julian Clarke
Estúdio:
Lightstorm Entertainment, Skydance Media, Tencent Video, Twentieth Century Fox
Distribuidora:
Fox Film do Brasil
Ano de produção:
2019
Duração:
120 min.
Estréia:
31/10/2019
Classificação Indicativa:
14 anos

COTAÇÃO DO KLAU: