quarta-feira, 2 de novembro de 2016

MEMÓRIA: DON MARSHALL, ASTRO DE SÉRIES DOS ANOS 60 E 70

<>
Ator, que participou de 'Star Trek' e foi protagonista de 'Terra de Gigantes', morreu no domingo (30), aos 80 anos
<>

Donald James Marshall nasceu em San Diego, Califórnia, Estados Unidos, em 3 de maio de 1934.

Estudou engenharia no San Diego City College entre 1956 a 1957 e depois, encorajado pelo seu amigo Peter Bren passou a estudar na Bob Gist Dramatic Workshop.

Em 1961 fez sua estréia em "The Intern´s" e depois começou a participar de várias séries de televisão - como "Ben Casey", "Rawhide" e "The Alfred Hitchcok Hour".

Marshall, no começo da carreira - Facebook
Sua fama veio somente com "Terra de Gigantes".

Na cult série criada e produzida por Irwin Allen (mesmo produtor da série 'Perdidos no Espaço' e dos longas catástrofe dos anos 1970 'Inferno na Torre' e 'O Destino do Poseidon') ele interpretava o oficial Dan Erickson.

Em cena de 'Terra de Gigantes' - MPTV
A trama da série, que ficou no ar entre 1968 e 1970, girava em torno de uma nave espacial que caía em um planeta misterioso onde tudo era gigantesco - inclusive os humanoides - e se destacava pela excelente direção de arte, com objetos do dia a dia criados em escala enorme, tudo isso num tempo em que não se tinha tantos efeitos especiais.

Resultado de imagem para land of the giants set objects
Cena da série mostrava os tripulantes da nave minúsculos em relação ao mundo em que caíram - NBC
Na série, o personagem de Marshall era caracterizado como um competente afro-americano em um papel de liderança - foi a primeira vez que um ator negro teve tão relevante papel na ficção científica, já que os únicos outros atores afro-americanos que tiveram o mesmo destaque na década de 1960 foram Nichelle Nichols - a Uhura na série 'Star Trek' - e Greg Morris, como o especialista em eletrônica Barney Collier em 'Missão Impossível'.

Nascido em San Diego em 1936, Marshall trabalhou de forma constante em Hollywood na década de 1960 e 70.  Ele está retratado aqui com o elenco de terra dos gigantes que correu por duas temporadas no final dos anos 60
Elenco de 'Terra de Gigantes' - NBC
No set de 'Terra de Gigantes', os atores tinham de realizar muitas das suas próprias cenas de ação e a capacidade atlética de Marshall era um aditivo, que ele creditou ao seu desempenho como jogador de futebol americano e atleta de salto com vara, que o ajudou com as acrobacias necessárias.

Relembre um pouco da cult série:


Não foi a única aventura espacial do ator: ele fez participação especial em 'Star Trek', a série clássica, no episódio “The Galileo Seven” (1967).

Resultado de imagem para don marshall actor star trek
Em cena de Star Trek' - Divulgação
Outros créditos de Marshall incluem episódios de 'Julia', 'A Mulher Biônica', 'Buck Rogers', 'O Incrível Hulk' e 'Os Pioneiros' - todas exibidas entre os anos 1960 e 1970.

Nos anos 1980, participou da série 'Capitol', interpretando o senador Ed Lawrence.

Depois continuou sua carreira participando de outras séries e filmes, mas aos poucos foi se afastando da profissão.

Ele não aparecia nos cinemas ou na TV desde 1992, quando se aposentou após o telefilme 'Highway Heartbreaker'.

Aproveitando a febre de séries de TV que viraram longas para o cinema, escreveu um roteiro para o retorno de 'Terra de Gigantes', chamado "Escape from a Giant Land" e tinha o sonho de que alguém se interessasse em produzi-lo.

Em outubro de 2009, ele participou da Long Beach Comic Con e mostrou que sua marcante voz já não era mais a mesma.

Relembre:


Don Marshall morreu neste domingo, 31 de outubro, aos 80 anos, no Cedars Sinai Medical Center, segundo a Variety.

A veterana atriz Barbara Luna, que interpretou a tenente Marlena Moreau no episódio 'Star Trek Mirror, Mirror', compartilhou a notícia da morte de seu amigo via Facebook.

"É com profunda tristeza e muita dificuldade que informo que Don Marshall, de 'Star Trek' e 'Land of the Giants', faleceu no Cedars Sinai Hospital na noite de domingo 30 de outubro de 2016, por volta de 20h" - escreveu ela.

Segundo ela, Don morreu pacificamente, em seu leito ao lado de sua filha, filho e irmão gêmeo Doug Marshall.

Nenhum comentário:

Postar um comentário