Já disse e sempre repito aqui que um bom roteiro já é certeza de meio - bom - filme andado.
Em 'Os Suspeitos' - que estreia hoje em 169 salas em todo o Brasil - o roteiro de Aaron Guzikowski (do admirável 'Contrabando') trata os protagonistas como peças num tabuleiro de xadrez - são peões dispostos de casa em casa para fazer as engrenagens do intricado quebra-cabeça que ele criou se encaixarem.
Tudo se movimenta a partir do desaparecimento das meninas Anne e Joy.
Anne é filha de Keller Dover (Hugh Jackman) e Grace (Maria Bello) e Joy, a caçula de Franklin (Terrence Howard) e Nancy Birch (Viola Davis), seus vizinhos: as duas famílias amigas comemoram o Dia de Ação de Graças na casa de Franklin e as garotinhas somem misteriosamente quando vão a casa dos pais de Anne atrás de um brinquedo.
No bairro, sossegado e pouco movimentado, as suspeitas logo recaem sobre um velho trailer visto momentos antes, estacionado na rua - uma câmera que segue o carro até o local já entrega que o passageiro do veículo é suspeitissimo - e a polícia, com a descrição do automóvel, o encontra rapidamente.
Hugh Jackman como Keller Dover, em cena do longa - fotos dessa postagem: Divulgação/Paris Filmes
Quem assume a investigação é o detetive Loki (Jake Gyllenhaal).
O trailer é achado com seu motorista, Alex (Paul Dano), rapaz com problemas mentais, que tenta escapar da polícia, é interrogado e diz nada saber das meninas.
Como a perícia não encontra nenhum indício que o comprometa no veículo, ele é solto - o que revolta Keller, o pai de Anne.
Assim, desde o início, a tensão é estabelecida, já que o diretor Denis Villeneuve (do ótimo 'Incêndios') soube sustentar com maestria o clima de suspense, ajudado por uma trilha incidental bem colocada, sem exageros, e também pela fotografia lavada - do mestre Roger Deakins - que ajudam o espectador a compartilhar a aflição e o desalento dos pais.
O detetive Loki (Jake Gyllenhaal) conversa com o casal Franklin (Terrence Howard) e Nancy Birch (Viola Davis)
Keller, inconformado com a libertação de quem acha ser o responsável pelo desaparecimento de sua filha, resolve agir por conta própria e passa a vigiar a casa de Alex.
O rapaz, que mora com a tia, sai de casa à noite para passear com o cachorro e faz uma exibição gratuita de maus tratos a animais justo na frente de Keller - cena que não se destina ao personagem de Jackman, é um bom gancho do roteiro para manipular as impressões do público, já que reações e condutas parecem não brotar dos personagens e sim serem inoculadas neles.
Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal, em cena do longa
Desse momento em diante o longa flerta com questões morais - como se é válido se fazer justiça com as próprias mãos - e o clímax se dá na atitude do outro pai, Franklin, que acha absurdo torturar um homem para, logo em seguida, segurá-lo e deixar que o outro o arrebente na porrada.
Keller segura Alex, que ele acredita ser o responsável pelo desaparecimento das meninas
Thriller de primeira, bem dirigido e com elenco que soube captar cada nuance do bom roteiro - que aqui já valeu meio filme.
Confira o trailer do longa:
*****
'OS SUSPEITOS'
Título Original:
PRISONERS
Gênero:
Drama
Direção:
Denis Villeneuve
Roteiro:
Aaron Guzikowski
Elenco:
Brad James, David Dastmalchian, Dylan Minnette, Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal, Jane McNeill, Katrina Despain, Len Cariou, Maria Bello, Melissa Leo, Paul Dano, Sandra Ellis Lafferty, Terrence Howard, Victoria Staley, Viola Davis, Wayne Duvall, Zoe Borde
Produção:
Adam Kolbrenner, Andrew A. Kosove, Broderick Johnson, Kira Davis
Fotografia:
Roger Deakins
Montador:
Gary Roach, Joel Cox
Trilha Sonora:
Jóhann Jóhannsson
Duração:
146 min.
Ano:
2013
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
18/10/2013
Distribuidora:
Paris Filmes
Estúdio:
8:38 Productions / Alcon Entertainment / Madhouse Entertainment
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:
Nenhum comentário:
Postar um comentário