segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

OSCAR 2016: EM MEIO À POLÊMICA SOBRE A FALTA DE NEGROS, 'MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA' É O GRANDE VENCEDOR, DI CAPRIO É O MELHOR ATOR

<>
Numa das premiações mais justas dos últimos tempos, a ação dirigida por George Miller levou seis estatuetas nas categorias técnicas e Leonardo DiCaprio finalmente ganhou como melhor ator, numa noite pontuada pela polêmica de negros e negras não indicados
<>

Chris Rock, humorista negro e um dos mais reverenciados dos EUA, foi o hostess oficial da 88ª edição do Academy Awards, prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, no Teatro Dolby, em Los Angeles, na noite deste domingo.

Em meio à polêmica sobre a falta de atores e atrizes negros indicados às categorias principais pelo segundo ano consecutivo, Rock começou sua performance logo no início da cerimônia, fazendo um forte discurso sobre o problema da diversidade na maior indústria de entretenimento do mundo.

"Bom, estou no Oscar da Academia, também conhecido como os prêmios dos brancos", ironizou.

"Vocês se dão conta de que, se eles indicassem os apresentadores, eu nem teria este trabalho? Todos vocês estariam assistindo a Neil Patrick Harris nesse exato momento", brincou.

Em seguida, o comediante destacou que esta sempre foi a história de Hollywood e que nos anos 1960, ninguém protestava por isso.

"É a 88ª edição do Oscar, o que significa que essa coisa toda de 'sem indicados negros' aconteceu pelo menos outras 71 vezes, ok? Vocês precisam se dar conta de que isso aconteceu nos anos 1950, 1960", afirmou Rock.

"Sabe, quando sua avó está pendurada em uma árvore, é muito difícil se preocupar com o melhor curta de documentário estrangeiro", provocou.

Antes, um grupo protestou contra a falta de representatividade dos indicados ao Oscar em frente ao tapete vermelho da premiação - segundo a agência Reuters, os manifestantes reclamavam que a Academia falhou em reconhecer negros nas principais categorias.

Chris Rock apresenta o Oscar 2016 (Foto: Mario Anzuoni/Reuters)
Chris Rock faz sua primeira performance no Oscar 2016 - Mario Anzuoni/Reuters
Assim, se o Oscar 2016 será para sempre lembrado pela polêmica da diversidade, será lembrado também por ser o ano em que Leonardo Dicaprio, um dos maiores atores de Hollywood de todos os tempos, finalmente conseguiu erguer o seu e também por um filme de ação - 'Mad Max: Estrada da Fúria' ser o campeão em número de estatuetas conquistadas.

A 88ª edição do Academy Awards também será lembrada por ter sido a mais curta, a que teve mais ritmo de TV, as maiores surpresas e por ser a mais justa dos últimos tempos.

Mesmo quando os favoritos não levaram o prêmio - como no caso de Melhor Filme - os melhores de cada categoria levaram a estatueta dourada para casa - casos de Mark Rylance, 'Ex-Machina' e Alejandro González Iñárritu, que quebrou a regra de um diretor nunca ganhar novamente na cerimônia seguinte.

Nesse domingo, ele foi o melhor diretor por 'O Regresso' e na cerimônia de 2015, levou na mesma categoria, por 'Birdman'.

Alejandro González Iñárritu, bicampeão no Oscar - Metro UK
'Spotlight' como Melhor Filme realmente foi uma surpresa - não pela qualidade do filme, que é ótimo e realmente mereceu a vitória - mas por não ter aparecido nas listas de apostas ou nas prévias com a força de um vencedor.

Se 'O Regresso' merecia ser o Melhor Filme, 'Spotlight' é tão bom quanto e ele levar o principal prêmio da noite faz muito sentido, diferente, por exemplo, caso o fraco 'Brooklin' tivesse levado.

Os votantes tornaram as categorias de atuação as mais justas em muito tempo.

Todo mundo sabe que DiCaprio merecia.

Entre os competidores deste ano, era o melhor, mas sua atuação em 'O Lobo De Wall Street' já deveria ter lhe garantido a estatueta em 2014.

Um dos maiores de todos os tempos, o ator sempre mostrou que deveria ser reconhecido, também, pela Academia de Hollywood.

Leonardo DiCaprio, Oscar de Melhor Ator - Getty Images
O mesmo vale para Mark Rylance.

Mais conhecido pelas performances estupendas nos palcos londrinos, ele deixou muita gente chateada por bater Sylvester Stallone, que concorria por 'Creed' e vinha levando todos os prêmios de ator coadjuvante até aqui.

Só que Rylance mostrou um belo trabalho, apesar de 'Ponte Dos Espiões' ser um dos filmes mais fracos do Oscar 2016.

Alicia Vikander teve um ano incrível com grandes atuações e era a favorita.

Brie Larson, que muita gente não conhecia, marcou a todos com o papel da mãe em 'O Quarto De Jack', belo longa que, caso fosse a surpresa da noite e levasse o Oscar de Melhor filme, também faria com que a estatueta estivesse em boas mãos.

Evidentemente, 'Mad Max: Estrada Da Fúria', melhor ação do ano, apesar de suas chances sempre terem sido mínimas, mereceu cada uma das seis estatuetas que levou.

O longa, um blockbuster do estilo que a Academia adora ignorar, também mostra que os organizadores do Oscar começam a tentar entender melhor o seu público.

Esse esforço ficou evidente com a vitória da lenda Ennio Morricone.

O compositor italiano já havia sido agraciado com uma estatueta dourada por sua obra, mas quando subiu ao palco extremamente emocionado para receber seu Oscar de Melhor Trilha Sonora por 'Os 8 Odiados', uma injustiça de anos foi corrigida.

Não à toa, Morricone, conhecido do grande público pelas trilhas dos faroestes espaguete de Sergio Leone, foi aplaudido de pé por todo o Dolby Theatre.

Ennio Morricone, Oscar de Melhor Trilha Sonora - Getty Images
No caso de nós brasileiros, impossível não ficarmos decepcionados com a derrota de 'O Menino E O Mundo', belíssimo, criativo e merecidamente aclamado ao redor do mundo, na categoria de Melhor Animação.

O ganhador 'Divertida Mente' também pode receber os mesmos elogios e sua vitória é tão justa e merecida, que seu favoritismo nunca foi questionado realmente.

As aparições ao vivo dos três simpáticos robôs de 'Star Wars', dos Minions, de Woody e Buzz Lightyear e do ator que mais faz captura de movimentos, Andy Serkis, no palco do Dolby Theatre, só serviram para reforçar a força da fantasia e do escapismo em nossos corações e mentes.

Robôs de 'Star Wars' fizeram aparição ao vivo no palco - Getty Images

Em uma noite em que a polêmica da diversidade e ameaças de boicote quase ofuscaram os astros do cinema, o apresentador da noite, Chris Rock, não deu a mínima e falou do assunto sem papas na língua, atitude positiva que ajuda a discutir um problema sério e antigo de Hollywood.

Se o seu discurso não foi o melhor para tratar do caso, ao menos valeu pela tentativa e pelo fato de não fingir que a polêmica não existia.

Outra questão interessante foi a agilidade da premiação, que evitou enrolações e garantiu uma festa mais fluída, também mérito do comediante, que soube conduzir tudo como um perfeito hostess.

Agora, resta ver se as mudanças anunciadas já para 2017 trarão ainda mais mudanças positivas ao Oscar.

E que no ano que vem mais filmes merecedores levem a cobiçada estatueta dourada para casa.

Confira os vencedores do Oscar 2016:


Melhor Filme
Spotlight - Segredos Revelados

Melhor Diretor
Alejandro González Iñárritu - O Regresso

Oscars 2016 Leonardo DiCaprio
Melhor Ator
Leonardo DiCaprio - 'O Regresso'

Melhor Ator Coadjuvante
Mark Rylance - Ponte Dos Espiões

Melhor Atriz
Brie Larson - O Quarto De Jack

Melhor Atriz Coadjuvante
Alicia Vikander - A Garota Dinamarquesa

Melhor Roteiro Original
Spotlight - Segredos Revelados - Josh Singer e Tom McCarthy

Melhor Roteiro Adaptado
A Grande Aposta - Charles Randolph e Adam McKay

Melhor Canção Original
"Writing's On The Wall", de 007 Contra Spectre - (Jimmy Napes/Sam Smith)

Melhor Trilha Sonora
Os 8 Odiados - Ennio Morricone

Melhor Filme Estrangeiro
O Filho De Saul (Hungria)

Melhor Animação
Divertida Mente

Melhor Documentário em Longa-metragem
Amy

Melhor Documentário em Curta-metragem
A Girl In The River: The Price Of Forgiveness

Melhor Animação em Curta-metragem
História De Um Urso

Melhores Efeitos Visuais
Ex Machina

Mixagem de Som
Mad Max: Estrada Da Fúria

Melhor Edição de Som
Mad Max: Estrada Da Fúria

Melhor Montagem (Edição)
Mad Max: Estrada Da Fúria

Melhor Fotografia
O Regresso

Melhor Maquiagem e Penteado
Mad Max: Estrada Da Fúria

Produção de Arte
Mad Max: Estrada Da Fúria

Melhor Figurino
Mad Max: Estrada Da Fúria

Melhor Curta-metragem
Stutterer
<><>
Fotos dessa postagem:
Getty, Variety, Divulgação

domingo, 28 de fevereiro de 2016

SPIRIT AWARDS: 'SPOTLIGHT - SEGREDOS REVELADOS' É O GRANDE GANHADOR


<>
Os vencedores da 31ª edição do Independent Spirit Awards foram conhecidos na noite deste sábado (27)
<>

Quem liderou as indicações, com seis, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro, foi ‘Carol’ - dirigido por Todd Haynes.

Porém, quem brilhou foi ‘Spotlight – Segredos Revelados‘, sobre uma investigação jornalística do Boston Globe sobre abusos sexuais a menores na Igreja Católica da cidade.

‘Spotlight‘ levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor (Tom McCarthy), Melhor Roteiro (Tom McCarthy e Josh Singer), Melhor Edição (Tom McArdle) e o prêmio especial Robert Altman.

Brie Larson levou como melhor atriz por 'O Quarto de Jack' e deve também ser a ganhadora do Oscar da categoria, bem como o filme húngaro 'O Filho de Saul', que levou o Spirit e continua o favorito ao Oscar de filme estrangeiro.

Conheça os Vencedores da 31ª edição do Independent Spirit Awards:

Melhor Filme
☼ Spotlight

Melhor Direção
☼ Tom McCarthy, Spotlight

Melhor Atriz
☼ Brie Larson, O Quarto de Jack

Melhor Ator
☼ Abraham Attah, Beasts of No Nation

Melhor Roteiro
☼ Tom McCarthy, Josh Singer, Spotlight

Melhor Atriz Coadjuvante
☼ Mya Taylor, Tangerine

Melhor Ator Coadjuvante
☼ Idris Elba, Beasts of No Nation

Melhor Roteiro de Iniciante
☼ Emma Donoghue, O Quarto de Jack

Melhor Fotografia
☼ Carol

Melhor Documentário
☼ The Look of Silence

Melhor Filme Estrangeiro
☼ O Filho de Saul

Melhor Filme de Iniciante
☼ The Diary of a Teenage Girl

Prêmio Robert Altman
☼ Spotlight

ESPECIAL OSCAR 2016: RELEMBRE GANHADORES DO PRÊMIO QUE QUASE NINGUÉM MAIS LEMBRA

<>
Ganhar o Academy Awards, prêmio concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood - que conhecemos como Oscar - é um divisor de águas na vida de um ator.
Em muitos casos, é sim, mas em outros, é uma maldição
<>

Meryl Streep foi indicada pela primeira vez ao Oscar em 1978 e levou o primeiro prêmio na sua segunda indicação, logo no ano seguinte.

Desde então, ela somou mais 17 indicações, sendo a recordista de indicações ao Oscar.

Outro que é figura carimbada em indicações (apesar de fazer um tempo que não aparece) é Jack Nicholson, com 12 indicações e 3 prêmios.

Meryl Streep e Jack Nicholson
Agora o que tem em comum Meryl Streep e Jack Nicholson?

Ambos têm status de mega astros em Hollywood e, com certeza, jamais serão esquecidos pelo público - diferente de outros atores que já levaram par casa a estatueta mais cobiçada do cinema e hoje são meros coadjuvantes, atuam em filmes (não generalizando) de qualidade duvidosa e caíram no esquecimento geral.

Ninguém sabe ao certo por quê isso acontece, se eles ficam deslumbrados e acham que todos os filmes serão bons só por eles estarem participando, ou se os empresários têm alguma relação - mas que é um fato que muitos caíram no limbo.

Abaixo você confere uma lista destes tais atores que já tiveram seus momentos de glória, mas hoje devem apenas olhar com nostalgia os momentos áureos.

kevin-costner-8e57fe02c3bfc25c
Kevin Costner

Costner foi um dos maiores astros do cinema nos anos 90 e conquistou o Oscar por melhor diretor e melhor filme pelo clássico 'Dança com Lobos'
Hoje, está tentando se reerguer atuando em filmes de grande orçamento, mas durante anos, atuou em filmes pífios sem destaque.

marisa-tomei-2
Marisa Tomei

A bela Marisa Tomei conquistou a estatueta pelo filme 'Meu Primo Vinny' e foi indicada em mais duas oportunidades.
Mas Marisa nunca alcançou status de estrela e nunca conseguiu ser protagonista em um filme de destaque, com exceção de 'Só Você', romance que fez sucesso nos anos 90.

infoboxwg
Whoppi Golberg

Whoopi também fez muito sucesso nos anos 90 e sua atuação em 'Ghost – Do Outro Lado da Vida' lhe deu seu único Oscar - de atriz coadjuvante - da carreira.
Ainda aparece em poucas produções, nenhuma com grande destaque e atualmente é mais conhecida por ser uma das apresentadoras do programa matutino 'The View'.

sally_field_2
Sally Field

Uma das atrizes mais injustiçadas de Hollywood - primeiro, por ser realmente uma excelente atriz, e depois. por sempre pegar papéis sem grande destaque.
A atriz, que já era um sucesso quando adolescente, na série de TV 'A Noviça Voadora', tem dois Oscar de melhor atriz, conquistados pelos trabalhos em 'Norma Rae' e 'Um Lugar no Coração'.
Seus últimos trabalhos foram como May Parker, tia de Peter, nos últimos filmes do Homem-Aranha.

richard-dreyfuss
Richard Dreyfuss

Dreyfuss protagonizou dois dos filmes que figuram entre os mais importantes da história do cinema - 'Tubarão' e 'Contatos Imediatos de Terceiro Grau' - e ainda levou o Oscar de melhor ator por 'A Garota do Adeus'.

Depois, a carreira de Dreyffus despencou e atualmente ele aparece apenas como coadjuvante ou em filmes de pouca expressão.

WillianHurt
Willian Hurt

Hurt conquistou o Oscar de melhor ator por 'O Beijo da Mulher Aranha', dirigido pelo brasileiro/argentino Hector Babenco e quase que totalmente filmado em São Paulo.

Hurt ainda aparece em grandes produções, como 'O Incrível Hulk' e 'Robin Hood', mas nada que o faça aparecer entre os indicados do grande prêmio.

Está no elenco de 'Cap.América: Guerra Civil'.

HollyHunter
Holly Hunter

Além de ganhar o Oscar de melhor atriz por 'O Piano', Holly Hunter também já levou um Globo de Ouro e um Emmy.
A atriz participou de alguns seriados de destaque, mas seu nome nunca foi relacionado à uma de grande estrela do cinema.

adrien-brody
Adrien Brody

Outro azarão do Oscar, Adrien Brody conquistou o prêmio de melhor ator por 'O Pianista'.
Hoje, atua em filmes mais alternativos, séries de TV (como 'Houdini') e nunca mais mostrou uma atuação digna de indicação.

Timothy_Hutton_023
Timothy Hutton

Hutton também já fez seu sucesso na TV e cinema, mas hoje é mais um dos atores esquecidos pelos grandes produtores e pelo público.
Conquistou o Oscar de ator coadjuvante pelo filme 'Gente Como a Gente', primeira direção de Robert Redford.

Louis Gosset Jr.
Louis Gosset Jr.

Gosset Jr. conquistou o Oscar de ator Coadjuvante por ter interpretado (competentemente) um sargento linha dura em 'A Força do Destino'.
Depois disso, nunca mais conseguiu nenhum papel de destaque e anda bem sumido da grande tela.

kevin_kline
Kevin Kline

Kline também foi um ator que fez muito sucesso nos anos 80 e 90.
Conquistou seu único Oscar por 'Um Peixe Chamado Wanda', no final dos anos 80 e atualmente, até tem aparecido em algumas produções maiores, sem o mesmo sucesso de antes.

Joe Pesci
Joe Pesci

Joe Pesci atuou em grandes produções - como os clássicos 'Esqueceram de Mim' -  sempre com muita competência.
Levou o Oscar de ator coadjuvante por 'Os Bons Companheiros' e desde o inicio dos anos 2000, não atua em uma produção de destaque.

Cuba Gooding Jr.
Cuba Gooding Jr.

Gooding Jr. levou o Oscar de coadjuvante por 'Jerry Maguire – A Grande Virada'.
Hoje, atua em filmes de qualidade duvidosa e nunca mais mostrou ser o mesmo ator que o fez levar a estatueta para casa.
Só se salva do seu currículo atual a boa série de TV 'American Crime Story', onde interpreta o esportista assassino O.J. Simpson.

Angelica Houston
Angelica Houston

A eterna Morticia Addams, filha do grande cineasta John Huston e durante muito tempo mulher de Jack Nicholson, além de ter ficado um bocado estranha (as plásticas não deram muito certo), sumiu dos holofotes.
Angelica levou um Oscar  de Atriz por sua atuação em 'A Honra do Poderoso Prizzi'.

Wiest.InTreatment
Dianne Wiest

Wiest é uma excelente atriz e levou a estatueta para casa em duas oportunidades, por 'Hannah e suas Irmãs' e 'Tiros na Brodway', ambos dirigidos por Woody Allen.
Mais uma atriz injustiçada pelas grandes produtoras, que hoje se dedica a trabalhos na TV.

Mira Sorvino Celebrates The Flagship Store Opening Of Destination Maternity
Mira Sorvino

A belíssima Mira Sorvino conquistou o Oscar de atriz coadjuvante pelo seu trabalho em 'Poderosa Afrodite', dirigida por Woddy Allen.
Nunca foi uma mega estrela, mas nunca deixou a desejar em suas atuações e deu uma sumida.
<><>
Texto: Luciano Castilho, Artescétera
Texto final: Blog de Klau
Fotos dessa postagem:
Getty, The Hollywood Reporter, Variety, The Academy Awards
<><>
Até +!

sábado, 27 de fevereiro de 2016

FRAMBOESA DE OURO: 'CINQUENTA TONS DE CINZA' E 'QUARTETO FANTÁSTICO' SÃO OS PIORES FILMES DO ANO

<>
Tradicionalmente entregue um dia antes da cerimônia do Oscar, são divulgados os “vencedores” do Framboesa de Ouro, que “premia” os piores do ano no cinema
<>


E 2015 foi um ano tão ruim que o prêmio de Pior Filme teve um empate: ‘Cinquenta Tons de Cinza‘ e ‘Quarteto Fantástico‘ dividiram o Razzie,

Mas 'Cinquenta Tons' foi  realmente o grande vencedor: levou Pior Ator, Pior Atriz,e Pior Elenco.

Sylvester Stallone, por seu papel em 'Creed', mereceu o troféu de redenção.



Veja a lista completa dos vencedores da 36ª edição do Framboesa de Ouro:

Pior Filme
☼ Quarteto Fantástico
☼ Cinquenta Tons de Cinza

Pior Ator
☼ Jamie Dornan – Cinquenta Tons de Cinza

Pior Atriz
☼ Dakota Johnson – Cinquenta Tons de Cinza

Pior Ator Coadjuvante
☼ Eddie Redmayne – O Destino de Júpiter

Pior Atriz Coadjuvante
☼ Kaley Cuoco – Alvin e os Esquilos: Na Estrada/Padrinhos LTDA

Pior Remake ou Sequência
☼ Quarteto Fantástico

Pior Elenco
☼ Jamie Dornan e Dakota Johnson – Cinquenta Tons de Cinza

Pior Diretor
☼ Josh Trank – Quarteto Fantástico

Pior Roteiro
☼ Cinquenta Tons de Cinza

Troféu Redentor
☼ Sylvester Stallone