sábado, 31 de janeiro de 2015

A SEMANA EM SÉRIES


Os retornos de 'Gotham, 'The Flash' e 'Arrow' - as duas últimas terão novo crossover; nova série da Supergirl terá um Jimmy Olsen negro; spin off de 'Criminal Minds' continua chamando só gente boa para seu elenco; nova princesa da Disney será a primeira latina e estreará em série; as coincidências de personagens e trama da novela 'Império' (Globo) e da nova série da Fox, 'Empire' - e mais!

Confira:
'GOTHAM', 'THE FLASH' E 'ARROW' VOLTARAM COM EPISÓDIOS INÉDITOS - CONFIRA
*****
'THE FLASH' E 'ARROW' TERÃO NOVO CROSSOVER
*****
'ARROW': BATALHA NAS RUAS DE CENTRAL CITY NO PRÓXIMO EPISÓDIO
*****
'SUPERGIRL': NOVA SÉRIE TERÁ O PRIMEIRO JIMMY OLSEN NEGRO
*****
'ONCE UPON A TIME': NOVO CARTAZ DESTACA TRIO DE VILÃS
*****
DISNEY VAI LANÇAR SÉRIE COM SUA PRIMEIRA PRINCESA LATINA
*****
'JANE, THE VIRGIN': DIVA DAS DIVAS RITA MORENO ENTRA PARA O ELENCO DA SÉRIE SENSAÇÃO NOS EUA
*****
'AGENT CARTER': COMANDO SELVAGEM APARECE EM CLIPE DO PRÓXIMO EPISÓDIO
*****
'TWIN PEAKS': TRAVESTI INTERPRETADO POR DAVID DUCHOVNY DEVE VOLTAR NA NOVA TEMPORADA
*****
'GAME OF THRONES': PRIMEIRO TRAILER DA 5ª TEMPORADA FINALMENTE DIVULGADO
*****
ANNA GUNN E TYLER JAMES WILLIAMS TAMBÉM ESTARÃO NO ELENCO DO 'SPIN OFF' DE 'CRIMINAL MINDS'
*****
'RAY DONOVAN': KATIE HOLMES ENTRA NA PRÓXIMA TEMPORADA
*****
ESPECIAL: NOVELA 'IMPÉRIO' E SÉRIE 'EMPIRE' REPETEM PERSONAGENS E TRAMAS
*****
Veja:
'GOTHAM', 'THE FLASH' E 'ARROW' VOLTARAM COM EPISÓDIOS INÉDITOS - CONFIRA

As três principais séries da DC Comics atualmente no ar voltaram da parada de final de ano e já nos primeiros episódios - exibidos nessa semana aqui no Brasil pelo Warner Channel - já trouxeram muitas novidades.

Banners promocionais das três séries - Warner Channel

Confira:

'Gotham'

Jim Gordon (Ben McKenzie) finalmente deu um senhor xeque-mate no Comissário Loeb e recuperou seu cargo de detetive - agora de primeira classe, como ele fez questão de exigir do corrupto - ao desvendar mortes no Asilo Arkam, onde, rebaixado, atuava como guarda de segurança.

Nesse meio tempo, conquistou o coração da Dra. Leslie Thompkins, médica chefe em Arkam.

Aliás, essa Morena Baccarin só pega filé, né? 
 Depois de pegar o Damian Lewis em 'Homeland', pega agora o Ben McKenzie em 'Gotham!

Enquanto isso, Don Carmine Falcone (John Doman), alertado pelo Pinguim (Robin Lord Taylor), descobriu o golpe que Fish Money (Jada Pinkett Smith) iria lhe dar -  com a jovem que lembra muito a mãe falecida do chefão do crime e que daria o comando dos negócios a ela.

Descoberta, Fish acabou detida pelos homens de Falcone - e o Pinguim lá, aplaudindo...

Nesse meio tempo, a amizade entre Bruce Wayne (David Mazouz) e Selina Keyle (Camren Bicondova ) fica cada vez mais forte.

Exibição: Toda segunda, 22h30

'The Flash'

Barry Allen (Grant Gustin) parece feliz, mas anda tristinho: sua amada Iris West (Candice Patton) foi morar com o namorado, o policial Eddie Thawne (Rick Cosnett) e ele volta a morar com seu pai de criação e também pai de Iris, o Detetive Joe West (Jesse L. Martin).

No mais, enquanto Barry trabalha para aumentar sua velocidade por meio de vários exercícios, o Capitão Frio retorna à Central City com sua arma de congelar e seu novo parceiro, Mick Rory, para armar para o Flash.

Barry descobre seu plano, e concorda com o Dr. Wells em não se envolver com Snart, na esperança de que ele vá embora e ninguém saia ferido como da última vez.

Quando o Flash não cai na armadilha, Snart e Mick, que possui uma arma que pode emitir temperaturas altamente absolutas, raptam Caitlin para forçar Flash a aparecer.

Cisco e Barry descobrem que eles podem fazer com que Snart e Mick, agora chamado de Onda Térmica, podem cancelar ambas as armas ao cruzarem seus raios.

O Flash encontra o Capitão Frio e Onda Térmica no meio da cidade, expondo finalmente o velocista escarlate para a mídia.

Depois de várias tentativas, o Flash faz com que os cruzem seus tiros com a ajuda de Eddie, desativando as armas e prendendo os dois bandidos.

Enquanto eram transportados para a Prisão de Iron Heights, Snart e Mick escapam com a ajuda da irmã de Snart, Lisa.

Enquanto isso, Caitlin investiga a causa da transformação de Ronnie, seu e-noivo, no Nuclear.

Exibição: Toda quinta, 22h30

'Arrow'

Como todos esperavam, Oliver Queen (Stephen Amell) não morreu, mas foi resgatado da morte pelo seu fiel amigo chinês - que sempre vemos em flash backs quando a ação se passa em Hong Kong.

Enquanto ele não volta, Felicity (Emily Bett Rickards), John Diggle (David Ramsey) e Roy Harper (Colton Haynes) entendem que ele morreu, mas tentam continuar suas atividades de combate ao crime - com Diggle inclusive usando o uniforme verde de Oliver, ao lado do Arsenal de Roy.

Laurel Lance (Katie Cassidy) já apareceu como a nova Canário Negro e Ray Palmer (Brando Routh) continua a criar sua armadura de Electro - agora ajudado por Felicity.

Exibição: Toda sexta, 22h30

'THE FLASH' E 'ARROW' TERÃO NOVO CROSSOVER

O canal The CW americano, produtor das duas séries, confirmou um novo crossover 'Arrow' x 'The Flash'.

Segundo os produtores Marc Guggenheim e Andrew Kreisberg, Felicity Smoak (Emily Bett Rickards) e Ray Palmer (Brandon Routh), personagens da série do Arqueiro Verde (Stephen Amell), farão uma participação especial no 18º episódio da atração sobre o Velocista Escarlate (Grant Gustin), intitulado “All-Star Team-Up“.

Assim, Felicity retorna para sua terceira aparição em 'The Flash', com Ray indo pela primeira vez a Central City - o fator comum é como ambos estão sendo introduzidos na série derivada: de maneira orgânica, em prol da história.

Banner promocional do primeiro crossover das séries - The CW

"No episódio 4 de 'The Flash', quando Felicity apareceu [pela primeira vez], não foi apenas uma piada para justificar a presença da personagem. Era realmente integrado à história. Quando você chegar aos acontecimentos de 'The Flash' nesse momento da temporada, Barry estará numa encruzilhada. Felicity surge exatamente quando ele precisa dela, e isso movimenta toda a trama. É bom porque, como Marc disse, Ray Palmer adora tecnologia, e a STAR Labs tem tudo de tecnologia. Nós veremos Ray muito feliz na STAR Labs… Cisco [Carlos Valdes] e Ray [Robbie Amell] irão se tornar seus novos melhores amigos. A equipe STAR Labs irá ajudar Ray com o seu projeto ATOM“ - comentou Guggenheim.

'ARROW': BATALHA NAS RUAS DE CENTRAL CITY NO PRÓXIMO EPISÓDIO

No próximo episódio de 'Arrow', "Uprising", a equipe de Oliver Queen (Stephen Amell), ainda operando sem o seu líder, entrará em parafuso diante de um múltiplo impasse.

De um lado, eles se verão obrigados a considerar a oferta – de cunho pessoal – de Malcom (John Barrowman) de parar Brick (Vinnie Jones), uma real ameaça para a cidade.

Só que Roy (Colton Haynes) e Laurel (Katie Cassidy), ou Arsenal e Canário, julgam certo ajudar os inocentes em The Glades, ideia que desagrada Felicity (Emily Bett Rickards).

Em meio a tamanha indecisão, Diggle (David Ramsey) terá de tomar a decisão mais correta, pois a cidade está prestes a entrar em colapso.

Será que Oliver retorna a tempo?

O próximo episódio de 'Arrow' será exibido no Brasil na próxima sexta (6).

'SUPERGIRL': NOVA SÉRIE TERÁ O PRIMEIRO JIMMY OLSEN NEGRO

O jovem fotógrafo do 'Planeta Diário' Jimmy Olsen é um dos personagens mais importantes do universo do Superman - a ponto de nas HQs, o Homem de Aço ter presenteado o rapaz com um relógio sinalizador: Jimmy chama, o Super aparece!

No longa 'O Homem de Aço', já tivemos o primeiro Perry White negro da história - Laurence Fishburne deu vida ao editor chefe do 'Planeta Diário'.

Agora, na nova série 'Supergirl' , teremos o primeiro Olsen negro: Mehcad Brooks foi o escolhido para interpretar o famoso fotógrafo, que, na produção, irá trabalhar para a CatCo, companhia de mídia onde a protagonista Kara Danvers (Melissa Benoist), a identidade secreta da Supergirl,  é funcionária.

Brooks, um dos modelos negros mais requisitados dos EUA, como ator é conhecido pelos trabalhos em 'Desperate Housewives' e 'True Blood' e agora assume a responsabilidade de interpretar um dos personagens mais queridos pelos fãs do Superman.

Mehcad Brooks em campanha para a Calvin Klein - Just Jared

O mais famoso Jimmy Olsen 'live action' até hoje foi o que Jack Larson interpretou na série 'As Aventuras de Superman', onde permaneceu no papel nas nove temporadas (1950-1959).

Jimmy ainda foi vivido por Marc McClure - nos filmes do Super-Homem estrelados por Christopher Reeve nos anos 1970/1980 - além de 'Supergirl' (1984), filme muito ruim sobre a prima do Superman.

Justin Whalin (série 'Lois & Clark - As Novas Aventuras do Superman'), Sam Huntington (longa 'Superman: O Retorno') e Aaron Ashmore (série 'Smallville') foram outros atores - todos brancos - a darem vida ao personagem.

'Supergirl' ainda não possui previsão de lançamento.

'ONCE UPON A TIME': NOVO CARTAZ DESTACA TRIO DE VILÃS

Passado o frisson com os personagens de 'Frozen - Uma Aventura Congelante', a graça da quarta temporada de 'Once Upon a Time' está agora no impagável trio de novas vilãs.

Reunidas pela primeira vez no último episódio exibido em 2014, 'Heroes and Villains', Ursula (Merrin Dungey), Malévola (Kristin Bauer van Straten) e Cruella Cruel De Vil (Victoria Smurfit) seguirão combinando maldades neste novo ano - tanto, que já ganharam um cartaz especial.

Veja:
Divulgação - ABC Studios

O 12º episódio da 4ª temporada, 'Darkness on the Edge of Town', será exibido nos Estados Unidos em primeiro de março.

No Brasil a série é transmitida pelo canal Sony.

DISNEY VAI LANÇAR SÉRIE COM SUA PRIMEIRA PRINCESA LATINA

A Disney presenteará o seu público infantil com a primeira princesa latina do estúdio.

Série derivada de 'Princesinha Sofia', a animação 'Elena Of Avalor' irá não somente acompanhar a confiante e compassiva personagem-título, como também explorar o reino encantado inspirado pela cultura e pelo folclore latinos onde a princesa vive.

Dublada pela jovem Aimee Carrero, Princesa Elena terá sua jornada contada desde a origem, quando seus pais e reino foram tomados de si pela feiticeira do mal Shuriki.

A princesa Elena de Avalor, a primeira latina da Disney - Divulgação

Ela enfrentou bravamente a feiticeira para proteger sua irmãzinha, Princesa Isabel, e os avós, sendo salva pelo mesmo amuleto mágico que a manteve presa por um longo tempo.

Décadas mais tarde, a Princesa Sofia descobre a verdade sobre a joia e decide ajudar Elena a retomar sua forma humana e a recuperar o reino de Avalor.

Em comunicado oficial, a Disney afirmou que Elena de Avalor será introduzida em um episódio especial de 'Princesinha Sofia',  previsto para ir ao ar em 2016.

'JANE, THE VIRGIN': DIVA DAS DIVAS RITA MORENO ENTRA PARA O ELENCO DA SÉRIE SENSAÇÃO NOS EUA

Baseada num texto venezuelano, a versão americana 'Jane, The Virgin', produzida e exibida pelo canal The CW, vem tendo muita repercussão junto ao público americano - tanto, que sua jovem protagonista, Gina Rodriguez, levou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série Cômica por sua performance, desbancando estrelas mais rodadas.

Nessa semana, a produção da série anunciou um reforço de peso no elenco: uma das vencedoras do 'EGOT' - como é conhecido o combo Emmy + Globo de Ouro + Oscar + Tony, a Diva das Divas Rita Moreno, do clássico por 'Amor, Sublime Amor' (1961), será a avó paterna de Jane.

A personagem já chegou a ser citada em alguns episódios da série, e é chamada de "Glam-ma", algo próximo a "Avó Glamurosa".

Rita Moreno posa com seu SAG Awards, que ela ganhou pela conjunto da carreira em 2014 - Site Screen Actors Guild of America

De acordo com os produtores, a mãe de Rogelio De La Vega (Jaime Camil) é extremamente protetora do filho, que na trama é um famoso ator de telenovelas.

De acordo com as informações do TVLine, a Senhora De La Vega deve aparecer no episódio 18 desta primeira temporada, que terá um total de 22 episódios - 11 já foram exibidos na TV americana.

Confira um trailer da primeira temporada de 'Jane, The Virgin':


Moreno já participou de outras séries de televisão - como 'Oz' e 'Happily Divorced'.

No Brasil, infelizmente 'Jane, The Virgin' ainda não é exibida por nenhum canal.

'AGENT CARTER': COMANDO SELVAGEM APARECE EM CLIPE DO PRÓXIMO EPISÓDIO

Eles apareceram no primeiro filme do Capitão América e agora vão dar aquela forcinha para a Agente Carter.

O Comando Selvagem entra ação no clipe divulgado de "The Iron Ceiling", quinto episódio da temporada.

Veja:


O episódio vai ao ar nos Estados Unidos no dia 3 de fevereiro.

'TWIN PEAKS': TRAVESTI INTERPRETADO POR DAVID DUCHOVNY DEVE VOLTAR NA NOVA TEMPORADA

Uma das personagens mais divertidas da cult série 'Twin Peaks' é o detetive Denis Bryson, vivido por David Duchovny.

Na série, ele é um agente do FBI que se traveste de mulher, se chama Denise e faz suas investigações sempre vestida com trajes femininos, cabelão e tudo mais.

Nessa semana, segundo o próprio ator, Denis/Denise pode retornar na nova temporada de 'Twin Peaks', que estreia em 2016.

Duchovny conversou com o L.A. Times e disse o seguinte:

“Parece que sim [que ele/ela volta]. Eu apostaria nisso se fosse você. Twin Peaks vai acontecer com certeza e acho que meu personagem volta. Eu acho que ela volta”.

David Duchovny como Denise Bryson em 'Twin Peaks' - Divulgação

Se Denise aparecer novamente, se juntará aos atores Sheryl Lee (que foi Laura Palmer e Maddy), Dana Ashbrook (Bobby), Sherilyn Fenn (Audrey) e Kyle MacLachlan (Agente Dale Cooper), que estarão nos novos episódios do seriado.

A história vai acontecer 25 anos depois dos eventos do seriado original e envolverá um novo mistério que terá algum tipo de ligação com o caso de Laura Palmer.

Serão nove episódios, com direção novamente de David Lynch.

Além de 'Twin Peaks', David Duchovny também deve reprisar seu papel mais famoso - o do também agente do FBI Fox Mulder - já que a Fox TV prepara o retorno de 'Arquivo X' às telinhas como minissérie.

'GAME OF THRONES': PRIMEIRO TRAILER DA 5ª TEMPORADA FINALMENTE DIVULGADO

Custou, mas chegou!

Após um rigoroso inverno com poucas informações oficiais, as primeiras visões da 5ª temporada de 'Game of Thrones' foram exibidas na quinta (29) nos cinemas IMAX dos Estados Unidos.

Juntamente com os episódios 9 e 10 da 4ª temporada, ao fim da sessão, os americanos sortudos puderam ver na telona as imagens da nova temporada.

Confira - A trilha sonora do vídeo é 'Heroes', de David Bowie:


Dany (Emilia Clarke), Tyrion (Peter Dinklage), Varys, o Aranha (Conleth Hill), Mindinho (Aidan Gillen) e Melisandre (Carice Van Houten) parecem ser essenciais para os próximos episódios da trama, que recomeça a partir dos inesperados eventos do fim da última temporada, com a morte do Leão-pai, Tywin (Charles Dance).

“Nada é mais odioso do que falhar ao proteger alguém que se ama”, diz Cersei (Lena Headey) no início do vídeo – provavelmente se referindo aos seus filhos.

“Não há justiça nesse mundo, a não ser que a façamos. Vingue-os” –são as palavras de Mindinho para Sansa Stark (Sophie Turner).

No fim da última temporada, os dois se refugiavam no Ninho da Águia, que era até então comandado por Lysa Tully (Kate Dickie), tia de Sansa - o Lorde finge ser o pai da moça para protegê-la dos Lannister.

E parece que a Mãe dos Dragões está cada vez mais perto do Trono de Ferro: observe a conversa de Tyrion e Varys, ao final do vídeo:

“- Os Sete Reinos precisam de um governante amado por milhões, com um exército poderoso e o sobrenome correto.

- Boa sorte ao encontrá-lo.

- Quem disse alguma coisa sobre ele?”

Com dez episódios, a próxima temporada estréia dia 12 de abril, na HBO.

ANNA GUNN E TYLER JAMES WILLIAMS TAMBÉM ESTARÃO NO ELENCO DO 'SPIN OFF' DE 'CRIMINAL MINDS'

Na semana passada, foi Gary Sinise; nesta, foi Anna Gunn e Tyler James Williams!

A pré-produção da série derivada de 'Criminal Minds', após confirmar Gary Sinise ('CSI: NY') como protagonista , escalou Tyler James Williams ('Todo Mundo Odeia o Chris') e Anna Gunn ('Breaking Bad') no já bom elenco da série.

Gunn, que ficou famosa com a série 'Gracepoint', é duas vezes vencedora do Emmy - ambas por seu papel como a Skylar White de 'Breaking Bad' - e vai interpretar Ally Lambert, uma expert em leis internacionais e linguista talentosa.

A atriz Anna Gunn no red carpet do último Globo de Ouro - Getty Images

A personagem é descrita como uma mulher muito inteligente, capaz e indispensável para impedir que as pessoas erradas transgridam a lei mundo afora.

Já o protagonista de 'Todo Mundo Odeia o Chris' e ator recorrente em 'The Walking Dead', Tyler James Williams foi escalado como Monty, um analista de sistemas que trabalha de casa, em contato com as famílias das vítimas, enquanto o resto da equipe percorre o globo cuidando dos problemas envolvendo cidadãos americanos no exterior.

O ator Tyler James Williams - Variety

Ambos os personagens terão Jack Garrett (Sinise) como chefe.

Roteirizado pela showrunner de 'Criminal Minds', Erica Messer, o spinf-off terá uma hora de duração e seu piloto - a ser rodado em meados de fevereiro - tem previsão de estreia como um episódio de primavera (nos Estados Unidos, entre março e abril) de sua série de origem.

'RAY DONOVAN': KATIE HOLMES ENTRA NA PRÓXIMA TEMPORADA

Ela começou sua bem sucedida carreira como uma das protagonistas da série 'Dawson's Creek', foi para a telona, casou e descasou com Tom Cruise, teve a filha Suri, brilhou recentemente na minissérie sobre os Kennedy como a primeira dama Jackie e agora entrou para o elenco de 'Ray Donovan'.

Katie Holmes vai interpretar a chique e inteligente Paige, uma mulher de negócios que é filha do produtor bilionário Andrew Finney (outro novo personagem e para o qual o veterano Ian McShane foi escalado), que contrata os serviços de Ray (Liev Schreiber).

A atriz Katie Holmes - Cosmopolitan USA

A notícia confirma a promessa do presidente do Showtime, David Nevins, que afirmou que a série – em seu primeiro ano sem a criadora Ann Biderman – irá além da família Donovan.

A terceira temporada de 'Ray Donovan' ainda não tem data de lançamento definida, mas deve estrear durante o verão norte-americano, em julho.

ESPECIAL: NOVELA 'IMPÉRIO' E SÉRIE 'EMPIRE' REPETEM PERSONAGENS E TRAMAS

Quem copia quem?

Uma das principais séries do momento nos Estados Unidos, 'Empire', da Fox, possui MUITAS semelhanças com a novela das nove da Globo, 'Império', que vão além do nome (empire é império em inglês).

No ar há quatro semanas na Fox, 'Empire' é protagonizada por um ex-traficante de drogas que construiu um império com a música.

Assim como o ex-traficante de pedras preciosas de 'Império', ele troca a mulher por uma amante mais jovem e também tem um filho preferido - e ambos são infernizados pelas ex-mulheres.

'Império', que estreou em julho do ano passado e termina em março, conta a saga de José Alfredo (Alexandre Nero), um nordestino que criou um império no ramo das joias, tem três filhos, é apaixonado por uma ninfeta, Maria Isis (Marina Ruy Barbosa) e vive às turras com a mulher, Maria Marta (Lilia Cabral).

'Empire' é uma série sobre a disputa de três irmãos pelo controle de uma gravadora: Lucious Lyon (Terrence Howard), fundador e dono da Empire Music, especializada em black music, tem esclerose lateral amiotrófica, doença que degenera neurônios e células do sistema nervoso e que ficou famosa em 2014 pelo 'desafio do balde do gelo' - a eterna Mulher-Gato da cult série 'Batman', Julie Newmar, é uma das vitimas famosas da doença.

Lyon recebe a notícia que terá, no máximo, três anos de vida e a partir disso, os três filhos do empresário travam uma batalha sobre quem vai herdar o trono do pai.

Veja cinco semelhanças na trama de Império e de Empire, levantadas pelo site 'Noticias da TV':

Terrence Howard, em pé, como o empresário Lucious Lyon em 'Empire' (Fotos desse post: Divulgação/Fox/Globo)

Nome da empresa

A novela da Globo teria outro nome: 'Falso Brilhante'. 

Meses antes do lançamento do folhetim, a emissora alterou para 'Império', nome da joalheria comandada por José Alfredo

Na trama da Globo, a empresa se chama Império das Joias, mas todos se referem a ela apenas como "a Império"

A série da Fox também leva o nome da empresa que tem uma papel crucial na trama. Empire é o nome da gravadora de Lyon

A atriz Taraji P. Henson faz a gananciosa Cookie Lyon no drama da Fox

Primeiro investimento

Tanto a gravadora Empire quanto a joalheria Império foram fundadas com dinheiro ilegal. 

O comendador utilizou dinheiro do contrabando de pedras preciosas e Lyon aplicou dinheiro do tráfico de drogas. 

As antigas mulheres deles também tiveram participação no nascimento das empresas: enquanto Maria Marta ajudou a conceber a ideia da joalheira e foi tradutora de José Alfredo nas primeiras viagens dele à Europa, Cookie Lyon (Taraji P. Henson) deu toda a grana que tinha levantado no tráfico para o marido iniciar os trabalhos da gravadora.

Lilia Cabral em Império e Taraji P. Henson em Empire, série sem previsão de estreia no Brasil

Ex-mulheres insaciáveis

José Alfredo virou milionário e hoje tenta se divorciar de Maria Marta. 

A Império das Joias se tornou uma grande empresa, a  ex-mulher de José Alfredo não dá sossego ao ex-marido,  participa ativamente dos negócios e já tentou tomar a cadeira da presidência. 

Apesar de não serem separados oficialmente, os dois não vivem como marido e mulher há muito tempo. 

Em 'Empire', Cookie sai da prisão após 17 anos e inferniza a vida do ex-marido enquanto não obtém a parte da gravadora que julga ser de direito dela - afinal, ela foi parar atrás das grades por causa do dinheiro que fundou a empresa.

Marina Ruy Barbosa em 'Império' e Grace Gealey, que interpreta a amante de 'Empire'

Jovens amantes

Os chefões de 'Império' e 'Empire' trocaram suas mulheres por parceiras mais jovens. 

José Alfredo apelou mais, envolvendo-se com a ninfeta Maria Isis e Lyon trocou Cookie por uma moça 15 anos mais nova do que ela, Anika Calhoun (Grace Gealey) -  mas ela já não é mais uma garotinha. 

Anika trabalha na Empire e provoca Cookie quando ela diz a Lyon que ele tem de dar um fora na amante: 

“Ele provavelmente vai fazer isso. Mas só quando eu tiver sua a idade, que provavelmente é... 110 anos?”

Os atores Bryshere Gray e Jussie Smollett, que interpretam filhos de Lyon em 'Empire'

Filhos prediletos

Os protagonistas de 'Empire' e de 'Império' têm três filhos. 

Em ambos os casos, os pais têm herdeiros prediletos. 

Em 'Império', José Alfredo sempre demonstrou mais apreço por Maria Clara (Andreia Horta), até que ele confirmou que Cristina (Leandra Leal) é mesmo sua filha com Eliane (Malu Galli), o que aconteceu recentemente. 

Já Maria Marta prefere José Pedro (Caio Blat), grande aposta dela para suceder José Alfredo na Império das Joias. 

Em 'Empire', Lyon tem o rapper Hakeem (Bryshere Gray), o caçula, como o queridinho, favorito para assumir a gravadora. 

Cookie escolhe o cantor Jamal (Jussie Smollett), odiado pelo pai por ser gay, na briga pela sucessão da Empire.
*****
Até +!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

'BIRDMAN - OU A INESPERADA VIRTUDE DA IGNORÂNCIA': MICHAEL KEATON NO PAPEL DA SUA VIDA NUM DOS FILMES MAIS IMPACTANTES DOS ÚLTIMOS TEMPOS


SINOPSE:

No passado, Riggan Thomson (Michael Keaton) fez muito sucesso interpretando o Birdman, super-herói que se tornou um ícone cultural.

Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem, sua carreira começou a decair.

Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway.

Entretanto, em meio aos ensaios -  com o elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough) - Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e também com uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente.

CRÍTICA:

Vivemos todos em função de aparências, onde a vida real não passa de uma verdadeira representação teatral, vazia de realidade material.

É assim, refugiado nesse cenário 'fake',  que o mexicano Alejandro González Iñárritu narra a jornada de um ator de Hollywood assombrado pelo prestígio do passado e faz de 'Birdman - ou a Inesperada Virtude da Ignorância', que estreia hoje em 65 salas em todo o Brasil, o melhor longa da sua já inspirada carreira.

A trama acompanha Riggan Thomson (Michael Keaton, sensacional), ator mediano que se tornou um dos astros mais importante da geração dos anos 90 após interpretar o super herói Birdman - o Homem-Pássaro.

Famoso, ídolo cult de uma geração, mas preso ao personagem - como George Reeves com o Superman e Adam West com o Batman,  nas respectivas séries de TV -  Riggan se recusa a protagonizar novamente um quarto longa do herói, o que o leva a enfrentar o pesadelo mais temido por um artista: o esquecimento.

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) : Foto Michael Keaton
Michael Keaton, em cena como o protagonista Riggan Thomson - Fotos dessa postagem: Divulgação/20th Century Fox
Obstinado em recuperar sua fama, ele decide investir tudo em uma adaptação teatral da Broadway - mas o ostracismo não é o único fantasma que o rodeia.

Thomson tem que lidar com o fracasso de seu casamento, com a filha rebelde Sam, cheia de crises existenciais e que também é sua ajudante (Emma Stone), e a petulância de um jovem ator, Mike Shiner (Edward Norton).

Para piorar, ele suporta, não sem sofrimento, uma insistente voz oculta, fruto de sua mente - que mais tarde revela-se ser do Birdman.

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) : Foto Emma Stone
Emma Stone como Sam, em cena do longa

A escalação de Keaton para ser o protagonista mostrou o primeiro grande acerto de Iñárritu, pois é simplesmente impossível não associar a trajetória de Riggan com a do próprio Keaton.

Após interpretar o Homem-Morcego em dois longas dirigidos por Tim Burton - 'Batman' (1989) e 'Batman Returns' (1992) - Keaton se recusou a estrelar um terceiro - 'Batman Forever' (1995).

Estrelado por Val Kilmer, o longa, dirigido por Joel Schumacher, marcou o começo da descida ao inferno do personagem nos cinemas, até o resgate feito por Christopher Nolan e seu 'Batman Begins' (2005).

Se a recusa em protagonizar o terceiro 'Batman' revelou-se um acerto - o filme é muito ruim - Michael Keaton, porém, foi aos poucos desaparecendo dos holofotes e passou a se contentar com papéis coadjuvantes em filmes, muitas vezes, infanto-juvenis.

Sua carreira só voltou a dar sinais de vitalidade na recente refilmagem de 'Robocop' (2014), onde fez um ótimo vilão sob a direção do brasileiro José Padilha e provou que sim, é um bom ator aos olhos não só da nova geração, mas, principalmente, aos que já tinham se esquecido dele.

Talvez seja por isso que Keaton pareça tão confortável em sua interpretação como Riggan: há algo na forma como ele transpõe os medos e anseios de seu personagem que fazem o espectador, maravilhado com o que vê na telona, realmente crer que aquilo não é apenas derivado de uma boa atuação.

Aliás, todo o elenco está bem.

É impressionante ver, por exemplo, que mesmo com um papel pequeno, Naomi Watts consegue crescer dentro das possibilidades que são oferecidas a sua personagem, Lesley.

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) : Foto Naomi Watts
Naomi Watts, em cena como Lesley
Edward Norton mostra-se igualmente brilhante como o astro cheio de estrelismos Mike Shiner, capaz de elevar um personagem clichê a outro patamar, principalmente em suas oscilações de humor: seus diálogos com a jovem Sam, papel de Emma Stone, também são dotados de uma profundidade e destreza de encher os olhos.

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) : Foto Edward Norton, Michael Keaton
Edward Norton, em cena como Mike Shiner: atuação brilhante
Iñárritu já acumula significativa experiência em Hollywood ('Babel', '21 Gramas') e justamente por isso nem piscou em alfinetar grandes estrelas em seu roteiro, cuja crítica recaí sobre o caráter efêmero da indústria do entretenimento e sua manutenção das aparências - o mito inalcançável do mundo dos "ricos e famosos", seja por apresentar um conteúdo de qualidade ou pelo envolvimento em grandes escândalos.

O diretor também faz questão de reafirmar a contribuição da era digital para essa derrocada moral quando, em uma das cenas, pessoas perseguem Riggan Thomson com suas câmeras de celular enquanto ele corre seminu pelas ruas de Nova York - o vídeo vai parar no Youtube e, evidentemente, faz tremendo sucesso.

Para caracterizar ainda mais seu teatro da vida real, o cineasta trabalha diversas cenas em plano sequência, com cortes sutis que só são percebidos pelas mudanças de cenário, com a câmera voyeur sempre perseguindo os atores ou a ziguezaguear pelos estreitos corredores do velho St. James Theater, no coração da Broadway.

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) : Foto Alejandro González Iñárritu, Emmanuel Lubezki, Michael Keaton
Alejandro González Iñárritu, ao lado do fotógrafo Emmanuel Lubezki,  dirige Michael Keaton em uma cena

Como consequência, o público sente-se como espectador de uma peça, como se cada ato do filme estivesse ocorrendo ao vivo, diante de seus olhos, sempre extasiados com o que veem.

A trilha sonora - do também mexicano Antonio Sánchez - também impressiona pela simplicidade, pois é composta apenas por solos de bateria - com raras exceções – que reforçam o tom das cenas, alternando sua intensidade nos momentos necessários.

Já a bela fotografia, do premiado Emmanuel Lubezki - também mexicano e ganhador do Oscar por seu trabalho em 'Gravidade' - pode repetir o feito esse ano.

Pena que o público americano não viu como poderia ou deveria esse esplêndido longa, que teve por lá uma bilheteria sofrível em relação aos seus concorrentes no Oscar.

Pena, porquê o longa é uma obra autêntica e intensa, com tiradas metalinguísticas responsáveis por causar incômodo e, consequentemente, reflexões sobre os padrões culturais da atualidade, principalmente no que se refere ao mundo dos blockbusters de ação e adaptações de super-heróis.

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) : Foto Michael Keaton
O espectador logo percebe que a voz na mente de  Riggan Thomson é a do seu personagem Birdman
Suas citações memoráveis com certeza devem figurar pelo submundo "cult" - como ocorreu com 'Clube Da Luta' e 'Scarface', entre outros.

Não há dúvidas de que o longa veio para consolidar a posição de Iñárritu como um dos melhores diretores de sua geração e muito além da volta por cima magistral de Michael Keaton, 'Birdman' será responsável por voltar os olhos à muitas vezes egoísta Hollywood para o trabalho feito por seus vizinhos latinos.

Filmaço que já vem amealhando prêmios e que concorre aos seguintes Oscar:

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:
'BIRDMAN - OU A INESPERADA VIRTUDE DA IGNORÂNCIA'
Título Original:
BIRDMAN
Gênero:
Drama
Direção:
Alejandro González Iñárritu
Roteiro:
Alejandro González Iñárritu, Alexander Dinelaris, Armando Bo, Nicolás Giacobone
Elenco:
Akira Ito, Amy Ryan, Andrea Riseborough, Brent Bateman, Clark Middleton, Damian Young, David Fierro, Donna Lynne Champlin, Edward Norton, Emma Stone, Hudson Flynn., Jamahl Garrison-Lowe, Jeremy Shamos, Joel Marsh Garland, Katherine O'Sullivan, Keenan Shimizu, Kenny Chin, Lindsay Duncan, Merritt Wever, Michael Keaton, Michael Siberry, Naomi Watts, Natalie Gold, Paula Pell, Warren Kelly, William Youmans, Zach Galifianakis
Produção:
Alejandro González Iñárritu, Arnon Milchan, James W. Skotchdopole, John Lesher
Fotografia:
Emmanuel Lubezki
Montador:
Douglas Crise, Stephen Mirrione
Trilha Sonora:
Antonio Sánchez
Duração:
119 min.
Ano:
2014
País:
Estados Unidos
Cor:
Colorido
Estreia no Brasil:
29/01/2015
Distribuidora:
Fox Film do Brasil
Estúdio:
Fox Searchlight Pictures / Regency Enterprises / Worldview Entertainment
Classificação: 
16 anos

COTAÇÃO DO KLAU: