sábado, 30 de março de 2013

A SEMANA ILUSTRADA


Encerrando a semana, as foto charges exclusivas do Blog.

A páscoa, o Marco Feliciano e a Joelma da banda Colapso estão aqui!

Confira:



















sexta-feira, 29 de março de 2013

'DENTRO DA CASA': A BOA LITERATURA A SERVIÇO DA DESTRUIÇÃO DE UMA FAMÍLIA


Sou suspeito para fazer dos filmes do diretor francês François Ozon - gostei de tudo o que ele filmou até agora.

O que inquieto Ozon propõe agora em 'Dentro da Casa' - que estreia hoje aqui no Brasil - é se uma obra de ficção pode fazer alguém perder o senso da realidade e até que ponto a arte não destitui o artista de sua vida, apropriando-se dela.

O longa tenta responder a essas questões por meio da história de um adolescente, Claude (Ernst Umhauer, sensacional) com potencial para literatura, cuja vontade de escrever ultrapassa conceitos éticos e morais e que precisa fazer uma redação por semana como exercício proposto por seu professor de literatura, Germain (Fabrice Luchini).

Ernst Umhauer e Fabrice Luchini, em cena de 'Dentro de Casa' - fotos dessa postagem: Divulgação/Califórnia Filmes

Porém, o aluno começa a retratar a vida do colega de classe, Rapha, de maneira muito íntima, revelando pormenores de seu cotidiano com o pai (que também chama-se Rapha) e com a mãe Esther (Emmanuelle Seigner) - ou seja: em termos literários, constrói uma obra; em termos éticos, começa a destruir uma família.

Esse é o grande dilema do longa e do professor Germain: dar asas à imaginação de um adolescente com grande potencial - mesmo pressentindo consequências nefastas - ou restringir suas atitudes?

Na medida em que aprende literatura, Claude começa a escrever sua “ficção” com primor e o longa ganha descrições poéticas sob seu ponto de vista.

E com o estímulo de criar “personagens” mais convincentes, deixa todos em dúvida sobre a realidade das situações narradas.

Cena do filme

Apesar de não ser original, o roteiro - de Ozon e Juan Mayorga - caprichado e bem desenvolvido, prende a atenção até o final e o longa funciona bem com tomadas simples e diretas, prezando mais pelas palavras do que pela forma.

O primeiro e dramático desfecho escrito para Rapha Jr. e a reação do professor mostram o nível de influência da ficção sob o leitor ou espectador em uma das melhores sequências do filme.

Consequências reais começam a ficar em segundo plano em prol de uma boa história e é aqui que surge outra questão, dessa vez sobre a arte: ela deveria ter limites e quem define isso?

Aqui, o jovem protagonista tem destaque absoluto - tanto, que daqui a alguns anos muitos assistirão esse filme só para ver o início da carreira de Ernst Umhauer, que apesar da pouca idade segura brilhantemente um personagem denso, complexo -  e justamente por isso, inesquecível.

Além disso, os personagens coadjuvantes são muito verossímeis e tem profundidade nas mãos de um ótimo elenco.

Cena do filme

O desfecho deixa a sensação de que Claude poderia muito bem ser uma metáfora, a idealização do futuro bem-sucedido na perspectiva de um professor frustrado - vários filmes já usaram a metalinguagem para expressar o dilema entre real e ilusão na era da imagem, das verdades editadas.

Aqui, o longa deixa no espectador uma infinidade de perguntas, aquelas que pairam no ar por tempos, até o próprio espectador encontrar (ou não) alguma resposta.

No ano passado, o longa foi indicado a Melhor Filme no Festival de Londres e arrebatou o prêmio de Melhor Filme e Melhor Roteiro no Festival de San Sebastián - Espanha.

Filmaço.

Confira o trailer do filme:


*****
'DENTRO DA CASA'
Título Original:
Dans La Maison
Diretor:
François Ozon
Elenco:
Ernst Umhauer, Kristin Scott Thomas, Fabrice Luchini, Emmanuelle Seigner, Denis Ménochet, Bastien Ughetto e outros
Produção:
Eric Altmeyer, Nicolas Altmeyer, Claudie Ossard
Roteiro:
François Ozon, Juan Mayorga
Fotografia:
Jérôme Alméras
Trilha Sonora:
Philippe Rombi
Duração:
106 min.
Ano:
2012
País:
França
Gênero:
Suspense
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Califórnia Filmes
Estúdio:
Mandarin Films / Mars Distribution / France 2 Cinéma / FOZ / Canal+ / Ciné+ / France Télévision / La Banque Postale Images 5 / Palatine Étoile 9 / Région Ile-de-France / Cofimage 23
Classificação:
14 anos
Cotação do Klau:

'JACK - CAÇADOR DE GIGANTES': OVERDOSE DE EFEITOS ESPECIAIS MUITO MAL GASTOS



Hoje, a matéria de capa do caderno 'Ilustrada' da 'Folha' - escrita por Rodrigo Salem - fala justamente sobre a overdose de efeitos especiais presentes nos filmes de uns tempos para cá, e do desconforto que os grandes atores tem de contracenar com fundos azuis ou verdes, marcados com "x" ou mesmo com bolas de tênis - como foi o caso de Ewan Mcgregor em 'Jack: O Caçador de Gigantes', filme dirigido por Bryan Singer e que estreia hoje aqui no Brasil, depois de uma semana campeã nos EUA, onde foi o Top 1 da semana passada.

Afinal, transformar contos de fadas em filmes de ação se tornou a bola da vez para os cofres de Hollywood, com produções como o fraquíssimo 'João e Maria – Caçadores de Bruxas', o bom 'Branca de Neve e o Caçador' e o regular 'A Garota da Capa Vermelha', que reinventam histórias clássicas, procuram agradar o público jovem com visual e linguagem modernos, além de belos protagonistas apaixonados.

O que pega em todos eles é o excesso, a overdose de efeitos especiais e 3D.

Se dois grandes mestres das telonas - Martin Scorsese e Win Wenders - já tinham recentemente nos dado obras magníficas em 3D e com efeitos especiais na medida certa - 'Hugo Cabret' e 'Pina', respectivamente - e dado um norte aos outros diretores, aqui,
Singer usa linguagem mais infantil e cartunesca do que outros do mesmo gênero, tudo recheado com uma overdose de efeitos de fazer o péssimo 'Lanterna Verde' - também da Warner -  parecer traque de festa junina.

A narrativa, baseada na história de 'João e o Pé de Feijão', apela, de forma rasa, para o estilo 'capa e espada', criando entretenimento apropriado para todas as idades, com mais apelo entre as crianças.

Na trama, o camponês Jack (Nicholas Hoult, bom ator que é a cara do eterno Superman, Christopher Reeve) e a princesa Isabelle (Eleanor Tomlinson) cresceram ouvindo histórias sobre os gigantes, seres sedentos por sangue que vivem entre o céu e a terra.

Nicholas Hoult como Jack, em cena do filme - Fotos dessa postagem: Divulgação/Warner Bros.

Após invadirem os reinos humanos há milhares de anos, as criaturas foram vencidas por um rei que tinha um artefato criado a partir do coração de um dos monstros.

Após a vitória, o monarca mandou cortar o enorme pé de feijão que ligava os dois mundos, só que a lenda vira pesadelo quando Jack troca o cavalo de seu tio por feijões mágicos e, inadvertidamente, recria a ligação entre os mundos, colocando a princesa em perigo.

Mesmo com a overdose de efeitos especiais e considerando o orçamento de US$ 175 milhões, o trabalho é pífio, com os gigantes parecendo todos iguais, fazendo da legião de monstrengos uma massa cinza e sem vida.

Eleanor Tomlinson interpreta a princesa Isabelle

Eles não são nem bizarros nem realistas o bastante, parecem deslocados no mundo à sua volta e somente o líder dos colossos - interpretado pelo ótimo Bill Nighy pela técnica de captura de movimentos - vale a pena.

O visual dos gigantes é tão ruim quanto sua falta de personalidade e a forma ridícula como podem ser vencidos.

Eles são tão dispensáveis à trama a ponto de o real vilão nem mesmo ser um deles e sim Lorde Roderick (Stanley Tucci, em seu pior papel no cinema), conselheiro real, líder do exército e noivo de Isabelle, que não procura esconder nem por um minuto suas intenções de usar os monstros para conquistar o mundo.

Se o diretor Singer esteve presente no set, deve ter sido pra ficar tomando cafezinho, pois interpretações exageradas e caricatas estão presentes em todo o elenco - até mesmo nos experientes Ewan McGregor e Ian McShane, acentuando a linguagem que eu chamo de "Momento Teletubbie" - ou seja,  tudo infantil demais.

Lorde Roderick, interpretado por Stanley Tucci, em seu pior papel no cinema

Diálogos simples e piadas idiotas - como o cozinheiro limpando o nariz antes de enrolar Elmont (McGregor) em massa de pão, além das roupas e penteados modernos (nada a ver com cenários de fantasia), deixam o longa um tormento para quem já passou dos dez anos de idade.

Com tanto infantilismo, o que acaba sendo o mais curioso é ver a produção pesar a mão nas cenas violentas, onde os gigantes comem humanos de formas grotescas e partes de corpos voam - sem sangue - pela telona! - lembrei do tiranossauro do 'Jurassick Park'.

Salvam-se os cenários - criados em CGI - belíssimos: afinal, a grana toda tinha que ir para algum lugar...

Apesar de tudo, Bryan Singer foi esperto o suficiente para manter o bom ritmo do longa na montagem e acaba entregando um projeto bem melhor do bombas tipo 'João e Maria - Caçadores de Bruxas'.

Os gigantes: todos iguais

Apesar de não ter o charme das obras originais dos irmãos Grimm ou das versões da Disney, o longa serve como opção para quem gosta de contos de fadas 'modernos'.

Ah, sim: quem tem menos de dez anos de idade vai gostar - pena que a classificação seja 'a partir de dez anos'...

Pessoal da Warner Bros. precisando urgentemente encontrar novos sucessos como as sagas 'Batman' e 'Harry Potter' - com filminhos como esse, tá difícil.

Confira o trailer do filme:


*****
'JACK: CAÇADOR DE GIGANTES'
Título Original:
Jack the Giant Slayer
Diretor:
Bryan Singer
Elenco:
Nicholas Hoult, Stanley Tucci, Bill Nighy, John Kassir, Ewan McGregor, Ian McShane, Warwick Davis, Eddie Marsan, Eleanor Tomlinson, Ewen Bremner, Ben Daniels e outros
Produção:
Neal H. Moritz, David Dobkin, Patrick McCormick
Roteiro:
Christopher McQuarrie, Darren Lemke, Dan Studney
Fotografia:
Newton Thomas Sigel
Trilha Sonora:
John Ottman
Duração:
114 min.
Ano:
2012
País:
EUA
Gênero:
Aventura
Cor:
Colorido
Distribuidora:
Warner Bros.
Estúdio:
New Line Cinema / Legendary Pictures / Bad Hat Harry Productions / Original Film / Warner Bros. Pictures
Classificação:
10 anos
Cotação do Klau:

quinta-feira, 28 de março de 2013

A SEMANA NA TV


Confira:

AUDIÊNCIAS
*****
TV CULTURA COMEMORA CRESCIMENTO "ESPETACULAR", REATIVA ACORDO COM A GLOBO E EXIBE AS 4 PRIMEIRAS TEMPORADAS DE 'MAD MEN
*****
RECORD SUPERA BAND E VAI EXIBIR 'THE BIBLE' NA TV ABERTA
*****
OS BASTIDORES DA FESTA DE LANÇAMENTO DA PROGRAMAÇÃO 2013 DA GLOBO
*****
HBO PLANEJA PREQUEL DE 'GAME OF THRONES'
*****
'CSI' TEM 14a. TEMPORADA CONFIRMADA
*****
SAÍDA DE JAY LENO DO 'TONIGHT SHOW' PROMOVE DANÇA DAS CADEIRAS NA TV AMERICAN
*****
'GO ON': COURTENEY COX E MATTHEW PERRY JUNTOS NOVAMENTE
*****
 'ARROW': ASSISTA TRAILER DE UM NOVO EPISÓDIO
*****
NOTÍCIA DA SEMANA: WARNER ENTRA EM ACORDO COM A FOX E VAI LANÇAR HQ INSPIRADA NA CULT SÉRIE DO BATMAN - OS FÃS AGUARDAM AGORA A SÉRIE EM DVD E BLU-RAY
*****
 O MELHOR DA SEMANA: AGORA A POUCO, GLOBO LANÇOU A PROGRAMAÇÃO 2013
*****
O PIOR DA SEMANA:  NA SEMANA SANTA, RECORD VOLTA COM LADAINHA DE SE PENITENCIAR PARA  SE TORNAR A PRIMEIRA EM CINCO ANOS
***** 
Veja:

AUDIÊNCIAS

O “Big Brother Brasil 13” (Globo) acabou na terça (26) seguindo a tendência de queda de audiência da atração, que acontece ano a ano.

Segundo dados do Ibope, a média geral do “BBB 13” - da estreia em janeiro até o domingo (24.3) foi de 23,6 pontos de audiência - cada ponto equivale a 62 mil domicílios no Ibope da Grande São Paulo.

Esse índice é a metade da média de audiência da quinta edição do programa - o “BBB5”, exibido em 2005, que bateu recorde de público, alcançando média de 47,5 pontos de audiência.

Vencido pelo hoje deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) - que representa cada voto dado nele - o “BBB 5” também surpreendeu a Globo em share (total de televisores ligados n um mesmo canal), com 69,7%.
Sete em cada dez televisores ligados no horário estavam sintonizados na atração.

Mesmo com o faturamento sempre em alta - dizem que o 'BBB' corresponde a 42% do faturamento anual da Globo - o programa veio sofrendo perdas anuais de audiência.

As maiores quedas vieram mesmo após 2008 - o programa passou de 37,2 pontos de ibope (“BBB 8”) de audiência para 25,3 pontos de média (“BBB 12”) - ou seja, a atração perdeu mais de dez pontos de ibope em apenas quatro anos.

Mesmo assim, a 14ª edição do reality show infelizmente já está garantida na programação da Globo em 2014.

A Globo bem que podia vender horários na madrugada para outra praga, os evangélicos, e nos deixar sem esse josta no horário nobre, né?

Enquanto isso, a péssima “Salve Jorge” e suas falhas amadoras de roteiro engrenou em audiência e registrou ibope recorde: 41 pontos de média.

As TVs adoram a chegada do outono/inverno e alguns dias mais friozinhos em São Paulo nesta semana já foram capazes de engordar a audiência nas poltronas, principalmente no horário nobre.

O número de televisores ligados no último domingo passou de 41% (dia 10) para 45%.
Na terça-feira foi de 38% (dia 12) para 41%.

Gugu x Faustão - fotos: Divulgação

E o anão do Geraldo Luis continua derrubando a audiência da Globo e Faustão foi o que mais sofreu, voltando a ficar em segundo lugar em audiência na Grande São Paulo no domingo (24) - no horário, o “Programa do Gugu” (Record) registrou 18 pontos de audiência ante 12 pontos do Faustão.

As duas atrações concorreram com temas pra lá de indigestos: Faustão levou o homem elétrico e a mulher elétrica e Gugu deu uma casa de presente para o anão que trabalha com o Geraldo.

Lógico, já são esperadas mudanças na equipe do “Domingão”, pois o clima não anda dos melhores.

E ainda vocês reclamam que eu só assisto á TV paga: ver esses lixos pra quê? 
Não tenho tempo!

Por falarmos em TV paga, é curioso constatarmos como, através dos seus diversos canais, inclusive os mais importantes, se pautam dentro daquilo que a Globo, especialmente, tem no ar.

O caso mais gritante, atualmente, é o da novela das 9, “Salve Jorge”: como exemplo, a série “The Walking Dead”, produto campeão de audiência da Fox, só entra no ar depois que a novela da Glória Perez acaba.

Isso não deve ser visto como simples coincidência, né?

E para encerrar: é curioso como muda o comportamento de quem assiste televisão.

Atualmente, a música passou a ser evitada em alguns dos principais programas, mesmo em se tratando dos artistas mais populares, porquê simplesmente não dá audiência.

Não se trata de um simples modismo.

Já a algum tempo, o telespectador da TV aberta, de maneira geral, deixou de colocar a música no meio daquilo que ele mais gosta de assistir - e aí alguém pode dizer: "mas o “The Voice” é um exemplo em contrário".

De fato é, mas devemos considerar que no meio dele existe o lance da competição, o programa é mais um reality-show do que um musical.

As informações sobre audiência são do Blog 'Outro Canal', de Keila Gimenez e da coluna do Flávio Ricco, do UOL.

TV CULTURA COMEMORA CRESCIMENTO "ESPETACULAR", REATIVA ACORDO COM A GLOBO E EXIBE AS 4 PRIMEIRAS TEMPORADAS DE 'MAD MEN'

Ainda festejando a ultrapassagem sobre a RedeTV! no ranking da televisão aberta em 2012, a TV Cultura anunciou a sua programação para 2013 na manhã da segunda (25),  com ênfase na interação.

“É espetacular crescer num mercado que está diminuindo”, disse João Sayad, presidente da Fundação Padre Anchieta, gestora da emissora.

A Cultura terminou o ano passado com média de audiência de 1%, um crescimento de 11% em relação a 2011, o suficiente para tirar da RedeTV! o quinto lugar no Ibope.

As metas agora são ambiciosas, segundo Sayad: para 2013, o objetivo é crescer 20% - chegando a 1,2 de média já em julho - e alcançar 1,5 em 2014.

A principal novidade na programação é a reciclagem de um game show exibido dos anos 80 - “Quem Sabe, Sabe!”, agora apresentado como um “tabuleiro digital”, que permitirá a participação online do espectador.

O programa, que estreia em maio, vai ao ar de segunda a sexta, às 19h20, com a missão de fazer uma ponte entre as programações infantil e adulta da Cultura.

Outro programa novo na grade é o jornalístico matinal “Guia do Dia”: com estreia marcada para 1º de abril, o noticiário será exibido de segunda a sexta às 7h.

Maria Cristina Poli, âncora do “Jornal da Cultura” - e para mim, a melhor de todas - ganha um programa dominical de entrevistas, com estreia programada para maio, chamado “Poli”.

Mais que os programas novos, a emissora quis enfatizar esta sua aposta na interação: 
"Uma grade para os novos tempos", disse Eduardo Brandini, vice-presidente da emissora.

Jornalistas presentes ao anúncio puderam testar a interação em tablets emprestados pela emissora.

O elenco da sensacional 'Mad Men', que estreia na TV aberta em 24 de abril na TV Cultura - foto: Divulgação/Canal AMC

Mas a maior surpresa na grade de 2013 será a exibição do sensacional seriado “Mad Men” - em versão dublada, às quartas, às 22h (a partir de 24 de abril).

A Cultura informa ter adquirido os direitos de exibição das quatro primeiras temporadas do seriado sensação, que na TV paga brasileira terá sexta temporada exibida pela HBO também a partir de abril.

Por fim, a Cultura anunciou a reativação do seu antigo acordo com a Rede Globo, que permitirá à emissora exibir o “Sítio do Picapau Amarelo” a partir de julho em troca da cessão dos direitos de apresentação pela Globo Internacional das séries “Castelo Rá-Tim-Bum” e “Cocoricó”.

Se existe vida inteligente na TV aberta, ela se chama TV Cultura.

RECORD SUPERA BAND E VAI EXIBIR 'THE BIBLE' NA TV ABERTA

Grande aposta da Record para 2013, a série “The Bible” - produzida pelo 'The History Channel' e baseada em histórias da Bíblia - estava também na mira da Band.

Produzida por Mark Burnett - criador de programas como “Survivor” - “The Bible” virou febre nos EUA assim que foi lançada, no último dia 3 de março.
Sua estreia foi vista por 13 milhões de americanos no History Channel, a maior audiência da TV paga neste ano nos EUA.

Cada episódio traz duas ou três histórias bíblicas contadas por meio de dramatização e de imagens geradas por computador.

Um dos episódios gerou muita polêmica: algumas pessoas consideraram o ator Mehdi Ouazanni, que interpretou Satanás, muito parecido com o presidente americano, Barack Obama.

Confira um trailer da série:


“Eu queria muito ter comprado ‘The Bible’ e fiquei irritado quando descobri que a Record havia chegado na frente [na negociação]”, disse à Folha Diego Guebel, diretor artístico da Band.

Segundo fontes do mercado, a trama, orçada em cerca de US$ 22 milhões (cerca de R$ 44,4 milhões), foi comprada pela Record por cerca de R$ 5 milhões, uma verdadeira pechincha perto dos gastos da emissora com suas próprias minisséries bíblicas - a própria Record divulga que cada capítulo de “José do Egito”, por exemplo, tem custo médio de R$ 2 milhões.

OS BASTIDORES DA FESTA DE LANÇAMENTO DA PROGRAMAÇÃO 2013 DA GLOBO

William Bonner cantando “New York, New York”, as pernas de Claudia Leite, o figurino de adolescente de Xuxa.

Se o que surgia no palco do lançamento da nova programação da Globo, anteontem, em São Paulo, rendia assunto, a plateia estelar também não deixava a desejar.

Nomes como Tony Ramos e Rodrigo Lombardi assistiram ao espetáculo ao lado de diretores do canal, mercado publicitário e imprensa.

Uma das mais animadas era Vera Holtz, enquanto Claudia Raia mimava Reynaldo Gianechinni, colocando balinhas em sua boca.

Durante o longo show, Sophie Charlotte e Malvino Salvador chegaram a pedir silêncio para alguns presentes, mas logo deixaram a plateia para buscarem uísque, escondido em copos embaixo de suas cadeiras.

Malu Mader e Sophie Charlotte, estrelas de 'Sangue Bom', próxima novela das 19h., na festa de quarta - foto: Divulgação/TV Globo

Já escolado de tantos VMBs (premiação musical da MTV, sua ex-emissora), Marcelo Adnet saiu-se bem como mestre de cerimônias da Globo

Já o novo diretor-geral da rede, Carlos Henrique Schroder, acabou soltando um “iii… esqueci” no meio de seu pronunciamento.

Faustão, âncora do evento em 2012, foi ausência sentida e justificada por uma viagem de férias.

HBO PLANEJA PREQUEL DE 'GAME OF THRONES'

Apesar de já ter confirmado a quarta temporada de "Game Of Thrones", a HBO cogita lançar uma série antecessora à primeira temporada.

"Game Of Thrones" é baseada na obra de George RR Martin e se tornou o maior sucesso da emissora desde sua estreia, em 2011 e a terceira temporada estreia mundialmente no domingo, dia 31 de março.

A nova história se passaria cem anos antes da série principal e se basearia na obra "Tales Of Dunk And Egg", do mesmo Martin, que forma as bases para "Game Of Thrones".

Confira trailer da terceira temporada:


"Escrevi durante vários anos a série que se passa no mesmo mundo de Westeros, mas cem anos antes, sobre dois personagens chamados Dunk e Egg. E publiquei três destas novelas: 'The Hedge Knight', 'The Sworn Sword' e 'The Mystery Knight'. Tenho em mente, ainda, mais nove ou dez livros sobre as aventuras de Dunk e Egg", disse Martin para o site IGN.

"Estamos trabalhando com a ideia de fazer esta antecessora. Se passaria no mesmo mundo, mas cem anos antes. Elas têm algo mais claro e ousadas em relação à história principal", completou o autor.

'CSI' TEM 14a. TEMPORADA CONFIRMADA

A rede americana CBS encomendou mais uma temporada de 'CSI', que chegará agora ao seu 14º ano no ar, com exibição em mais de cem países.

D.B. Russell (Ted Danson) e Mac Taylor (Gary Sinise), no episódio duplo que juntou novamente 'CSI' e 'CSI: NY' - foto: Divulgação

'CSI' ainda é uma das séries mais vistas do mundo - tanto que o episódio duplo de 'CSI' + 'CSI:NY', que a Fox levou ao ar aqui no Brasil na última segunda (25), vem batendo recordes de audiência pelo mundo.

SAÍDA DE JAY LENO DO 'TONIGHT SHOW' PROMOVE DANÇA DAS CADEIRAS NA TV AMERICANA

A televisão americana sofrerá uma senhora sacudida com a saída de Jay Leno do talk-show "Tonight Show", um dos mais populares dos Estados Unidos, depois que o apresentador protagonizou uma disputa com a direção do canal NBC.

Leno, de 62 anos, deve passar o bastão do programa para Jimmy Fallon, 38, que pode transferir o "Tonight Show" de Los Angeles para Nova York.

Se a mudança for confirmada, esta será a segunda vez que Leno abandonará o "Tonight Show" em quatro anos: em 2009, o substituto Conan O'Brien perdeu o posto em poucos meses, depois de uma queda da audiência e do desejo de Leno de retornar ao programa.

A eventual mudança para Nova York será ótima para Jimmy Kimmel, que aos 45 anos apresenta o talk-show noturno do canal ABC direto de Los Angeles: se ficar "sozinho" na costa oeste, Kimmel terá para seu programa todas as estrelas que moram em Hollywood e arredores

Apenas o programa de David Letterman, de 65 anos e que comanda o programa de entrevistas do canal CBS de NY permanecerá sem ser afetado.

Jay Leno (à esq.) com Jimmy Fallon, seu possível substituto no "Tonight Show", e Jimmy Kimmel (à dir.), que pode se dar bem com a mudança - fotos:AFP

O jornal "New York Times" foi o primeiro a informar no começo dessa semana que Leno será substituído por Fallon ao final de seu contrato, no fim do ano - atualmente, Fallon apresenta o "Late Night With Jimmy Fallon", também da NBC e executivos citados pelo jornal afirmaram que a mudança pode acontecer antes do outono (hemisfério norte, primavera no Brasil).

As relações de Leno com a NBC ficaram tensas desde que o apresentador começou a fazer piadas, em seus monólogos de abertura, sobre a audiência baixa do canal e seus diretores.

As piadas provocaram uma reação furiosa por e-mal de um executivo da NBC, Robert Greenblatt, diretor de horário nobre do canal, mas Leno não mudou o discurso e continuou com os 'ataques'.
"Ouviram isto? Uma mulher sérvia de 28 anos tem uma rara doença neurológica que a faz ver tudo ao contrário. Não é incrível? Vê tudo ao contrário. De fato, ela pensa que a NBC está em primeiro lugar nos índices de audiência", disse Leno em um de seus programas.

Apesar da tensão, o talk-show de Leno é líder de audiência entre os programas noturnos, mas a NBC deseja contra-atacar a crescente ameaça de Kimmel, cujo programa teve o horário alterado pela ABC para competir diretamente com o "Tonight Show".

Fallon é visto como uma possibilidade de atrair a audiência jovem - muito concentrada na comédia e na internet -, sobretudo depois do sucesso de seus duetos com Justin Timberlake - "A história do rap", uma série de encontros em que ambos cantam diversos trechos de canções de rap.

A revista "The Hollywood Reporter" destacou que "Kimmel pode ser a única opção em Los Angeles no horário noturno, o que dará ao show um grande impulso no momento de atrair estrelas que geralmente optam pelo programa com mais audiência" - o de Leno.

Ninguém sabe o que Leno - um dos maiores atores e humoristas da sua geração -  fará depois de abandonar novamente o "Tonight Show": quando O'Brien o substituiu em 2009, Leno permaneceu na NBC como apresentador de um programa de entrevistas em um horário anterior,  mas as audiências de ambos foram ruins e os executivos do canal recuaram em sua decisão.

Depois de muita confusão, Leno voltou ao "Tonight Show" e O'Brien se mudou para o canal a cabo TBS.

'GO ON': COURTENEY COX E MATTHEW PERRY JUNTOS NOVAMENTE

Courteney Cox e Matthew Perry - que viveram o casal Mônica e Chandler na cult série "Friends" - voltaram a se reencontrar em um episódio de "Go On" - comédia protagonizada por Perry e que conta a vida do locutor de rádio Ryan King, ainda traumatizado pela morte recente da mulher.

Em sua participação, Courtney - que atualmente faz parte do elenco da série "Cougar Town" - faz uma também viúva em recuperação que se interessa por King.

Confira um trailer:

O episódio com o reencontro do casal de "Friends" foi filmado em fevereiro e deve ir ao ar em abril. 

 Nos Estados Unidos, "Go On" é exibida pela NBC - no Brasil, pelo canal Warner

 'ARROW': ASSISTA TRAILER DE UM NOVO EPISÓDIO 

 Oliver Queen  (Stephen Amell ) corre e salta feito um louco para salvar uma pessoa... 

 Tudo acontece neste trecho do episódio "Salvation", o 18º deste ótimo  primeiro ano  de 'Arrow' e que foi ao ar ontem nos Estados Unidos. 

 Assista:

'Arrow', baseado no herói Arqueiro Verde da DC Comics, é uma das melhores séries da atualidade: elenco primoroso, protagonista muito convincente, direção inspirada e roteiros geniais. 

 Tomara que as outras séries baseadas nos heróis da DC e que estão atualmente em gestação sejam tão boas assim. 

 NOTÍCIA DA SEMANA: WARNER ENTRA EM ACORDO COM A FOX E VAI LANÇAR HQ INSPIRADA NA CULT SÉRIE DO BATMAN - OS FÃS AGUARDAM AGORA A SÉRIE EM DVD E BLU-RAY 

 Na semana passada, a Warner Bros. organizou um evento em Hollywood para anunciar oportunidades de licenciamento com Batman - especificamente o cult seriado de TV dos anos 60. 

 E em meio a camisetas, bonecos, Batmóveis e outros, a surpresa:  uma nova série de quadrinhos que se passa no universo sessentista do homem-morcego.

 'Batman 66', escrita por Jeff Parker e desenhada por Jonathan Case, vai trazer histórias inspiradas no cult   seriado e será lançada primeiro digital - como outras iniciativas da DC Comics - e depois começa a sair em edições impressas. 

 
O Batman 66 no lápis de Jonathan Case - Divulgação: DC Comics 

 A WARNER/DC finalmente entrou em acordo com a  20th Century Fox - produtora da série  - e  conseguiu por contrato reproduzir os rostos dos atores que interpretavam heróis e vilões do seriado: Batman terá cara de Adam West, Robin de Burt Ward e Mulher-Gato, de Julie Newmar, por exemplo.

 Até o Coringa ficará com o bigodinho de Cesar Romero (o ator, galã latino de Hollywood, recusava-se a raspar o bigode para fazer o personagem - os pelos ficavam aparecendo por baixo da maquiagem branca).

 
O coringa da HQ mostra o bigodinho de 'latin lover' de Cesar Romero debaixo da maquiagem branca

 Entre os outros produtos anunciados, haverá uma versão limitada do boneco do Batman dançando 'Batusi', bonequinhos de vinil e várias versões do Batmóvel criado por Gorge Barris, entre outros.

O boneco do Batman de Adam West - sen-sa-cio-nal! 

 Mas o que os fãs da série querem mesmo é que a Warner e a Fox finalmente entrem em acordo para lançarem a cult série oficialmente, em DVD e Blu-ray. 

 'Batman' foi ao ar de 1966 a 1968, teve três temporadas e 120 episódios. 

 Na semana passada, o melhor Bat Blog em português que existe - 'O Homem Morcego' - lembrava que estávamos comemorando naquele dia os 45 anos da exibição do episódio final da série - "Minerva, Mayhem and Millionaires" - pela rede ABC

 Todos os bat-fãs fanáticos pela série - como eu e meu sobrinho Gabriel, 10 anos - tem DVDs piratas de todos os episódios - alguns com qualidade muito ruim - e o que queremos mesmo é que os dois estúdios parem de brigar sobre de quem são os direitos da série para novas mídias, para que finalmente  tenhamos a cult série com a mesma qualidade de restauração do filme 'Batman' (1966) - já lançado em DVD anos atrás pela Fox Home Video.

 Produzido pela Fox Film  nas férias entre a primeira e segunda temporadas, o filme, com recursos muito melhores aos da série, novos veículos - como o batcóptero, a bat lancha e a batcicleta - e reunindo os melhores vilões - Coringa (Cesar Romero)  , Pinguim ( Burgess Meredith), Charada (Frank Goshin) e Mulher Gato (feita por Lee Meriwether, já que Julie Newmar, a gata da série,  não estava disponível) - foi responsável direto pela internacionalização do herói e lançou ao estrelato os intrépidos Adam West e Burt Ward - Batman e Robin respectivamente.

   
O pôster do primeiro filme do Batman para as telonas, produzido em 1966 - foto: arquivos do Klau 

 Tanto, que  quando a segunda temporada estreou, a 'Batmania' tinha invadido o mundo - Brasil inclusive - mobilização que só voltou a acontecer em torno do cavaleiro das trevas em 1989, com o longa de Tim Burton

 Queremos a série  restaurada e de forma oficial, Warner Bros. -  é isso que queremos. 

 O MELHOR DA SEMANA: AGORA A POUCO, GLOBO LANÇOU A PROGRAMAÇÃO 2013 

 É por isso que ela é uma das cinco redes de TV aberta do mundo que ainda prestam:  agora a pouco, a Globo levou ao ar um espetáculo  com  informação na medida certa,  um senhor desfile de todos os astros e estrelas que realmente importam e as surpresas de Ronaldo Fenômeno  e Rubens Barrichello como comentaristas - da Copa das Confederações e da Fórmula 1, respectivamente. 

 Em entrevista coletiva antes dos shows programados para a noite da gravação do programa  -  na quarta (27), no Credicard Hall em SP - o diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroder, afirmou que o principal desafio é “fazer produtos mais atraentes, novos e diferentes, no sentido de trazer sempre uma surpresa”.

   
Galvão Bueno com Ronaldo e  Rubinho, novos comentaristas da Globo - fotos: Divulgação/TV Globo

 Cada setor - teledramaturgia, jornalismo, shows - pode apresentar seus novos produtos e seus novos contratados - Marcelo Adnet inclusive, que fez uma boa participação - foi acusado por Marcius Melhem de ter-lhe  roubado Leandro Hassum ('Me devolve o gordo!") e ainda foi achincalhado por Mateus Solano ("Chegou aqui agora e já quer sentar na janelinha? Te pego no Humaitá!"). 

 Pudemos ver trechos das novas novelas - inclusive a das 19h, 'Sangue Bom', de Maria Adelaide Amaral e que já é gravada em externas na rua de trás aqui de casa - da prometida mudança do 'Fantástico', entre outros.

 
Apresentadores reunidos no palco - foto: Divulgação/TV Globo 

 No final, todos os apresentadores juntos no palco encerraram o evento - com as rugas do pescoço da Xuxa e da Ana Maria Braga gritando no HD... 

 Gostei! 

 O PIOR DA SEMANA:  NA SEMANA SANTA, RECORD VOLTA COM LADAINHA DE SE PENITENCIAR PARA  SE TORNAR A PRIMEIRA EM CINCO ANOS 

 Enquanto isso, na Record, a nova ordem do dono Edir Macedo para seus funcionários,  no lançamento da nova programação na terça (26)  é tomar o primeiro lugar da Globo em cinco anos... 

 Mas isso já não teria começado a ser feito  a cinco anos? 

 Isso é muita Sessão de Descarrego na cabeça!

 
Elenco da Record no lançamento da nova programação - foto: revista Contigo!

É como disse meu amigo Odair Del Pozzo, da 'Coluna do Dadá':
"Mas, o melhor é que os bispos estão acreditando. E, isso, gente, não tem preço: ver serem enganados os que costumam enganar. Só a vida para dar essa lição".

Sabe quando a Record vai tomar o lugar da Globo, com  sua programação que só copia - e mal - a líder?

Quando o Edir Macedo ficar pobre ou tonto - ou seja: nunca.
*****
Até +!