sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

FELIZ 2012!


Final do ano chegando, quero agradecer a todos vocês que acessaram o BLOG DE KLAU nesse ano, e também nos outros quatro, desde quando eu o criei.

O Blog encerra esse ano de  2011 com 2.075 postagens - algo como 519 postagens/ano, média de 44 postagens/mes.

Quero agradecer também os parceiros que acreditaram nesse projeto, e vem me prestigiando - alguns desde o início.

São eles:
*  CONSÓRCIO PORTO SEGURO
* AUSSIEBUM
* SKOL
* ADIDAS
* PANINI
* LIVRARIA DA FOLHA
* UOL
* FOLHA COLEÇÕES
*NETFLIX

Feliz 
logo 2012.png
com muita sorte, saúde e felicidades para todos vocês!

O Blog de Klau volta em 09 de janeiro com muitas matérias inéditas.

Até +!

SINDICATO DOS ATORES AMERICANOS DIVULGA INDICADOS AO SAG AWARDS


Todo ano, o SAG Awards, premiação do sindicato norte-americano de atores - Screen Actors Guild em inglês - nomeia no final do ano os melhores atores do cinema em cinco categorias e da televisão, em oito.

Os filmes Meia-Noite em Paris - de Woody Allen -, Os Descendentes - de Alexander Payne -, O Artista -  de Michel Hazanavicius - e Missão Madrinha de Casamento -  de Paul Feig - concorrem ao prêmio de melhor elenco.

Divulgação
O elenco de "Missão Madrinha de Casamento"

Brad Pitt - por Moneyball - disputa o título de melhor ator do cinema com Leonardo DiCaprio - por J. Edgar -, George Clooney - por Os Descendentes -, e as surpresas - os  atores franceses Jean Dujardin - por O Artista - e Demián Bichir - por A Better Life.

Divulgação
No sentido horário: Demián Bichir, Jean Dujardin, Leonardo DiCaprio , George Clooney  e Brad Pitt, em cenas dos filmes pelos quais concorrem ao prêmio de Melhor Ator do SAG Awards 2012

Meryl Streep - por A Dama de Ferro - e Glenn Close - por Albert Nobbs - disputam o prêmio de melhor atriz no cinema, junto com Viola Davis - por The Help -, Tilda Swinton - por We Need to Talk About Kevin - e Michelle Williams - por My Week With Marilyn.

Fotos: Divulgação
No sentido horário: Glenn Close, Tilda Swinton, Viola Davis, Michelle Williams e  Meryl Streep,  em cenas dos filmes pelas quais concorrem ao prêmio de Melhor Atriz do SAG Awards 2012

Dentre os indicados da TV, concorrem ao prêmio de melhor elenco de drama os seriados The Good Wife, Game of Thrones, Dexter, Breaking Bad e Boardwalk Empire.

Fotos: Divulgação
No sentido horário: os elencos de  Boardwalk Empire, Dexter, Game of Thrones, The Good Life e Breaking Bad,  que concorrem ao prêmio de melhor elenco de drama do SAG Awards 2012

Em seriados de comédia, os indicados são 30 Rock, The Big Bang Theory, Glee, Modern Family e The Office.

Fotos: Divulgação
No sentido horário: os elencos de 30 Rock, The Big Bang Theory, The Office, Modern Family e Glee  que concorrem ao prêmio de melhor elenco de comédia ou musical do SAG Awards 2012

Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 29 de janeiro.

OS 10 MELHORES FILMES DO ANO, SEGUNDO O AMERICAN FILM INSTITUTE - AFI


O American Film Institute - AFI - divulgou sua tradicional lista dos dez melhores filmes do ano e, entre eles, algumas surpresas que foram deixadas de lado das premiações dos críticos apresentadas até agora - como Millenium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres -  de David Fincher -, Cavalo de Guerra - de Steven Spielberg -  e J. Edgar - de Clint Eastwood.

Confira o trailer de "Millenium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres":

Tanto o filme de Fincher quanto o de Spielberg sequer estrearam nos Estados Unidos ainda, mas já conquistaram lugar na lista do AFI, um TOP 10 que não especifica a colocação, apenas que os filmes foram os dez melhores do ano   - seus membros, ao contrário dos eleitores do Oscar, tem por obrigação assistir a todos os filmes exibidos em território americano.

A comédia Missão Madrinha de Casamento, outro nome pouco discutido neste início da temporada de premiações, também conquistou seu lugar, na lista dominada por filmes dramáticos.

Brad Pitt aparece duas vezes na lista da AFI - por O Homem Que Mudou o Jogo - MoneyBall - de Bennett Miller -, e A Árvore da Vida - de Terrence Malick.
Ele é um dos fortes candidatos a conquistar o Oscar de Melhor Ator, justamente por conta desses dois fortes filmes que protagonizou em 2011.

Confira o trailer de "O Homem que Mudou o Jogo - Moneyball":

Outro bem cotado é George Clooney, presente no Top 10 da AFI com Os Descendentes.

Confira o trailer de "Os Descendentes":

Mesmo que não figure na lista dos melhores filmes do ano, a série Harry Potter não foi esquecida, pois a saga do bruxinho será homenageada com o AFI Special Award.

O filme The Artist, queridinho dos críticos de Nova York, também receberá um dos prêmios, que serão entregues no dia 13 de janeiro de 2012, num badalado banquete no hotel Four Seasons em Los Angeles.

TOP 10 do AFI:
Os Descendentes
Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
Histórias Cruzadas
Hugo
J. Edgar
Missão Madrinha de Casamento
Meia Noite em Paris
O Homem Que Mudou o Jogo
A Árvore da Vida
Cavalo de Guerra

CONFIRA AS DOBRADINHAS NO GLOBO DE OURO 2012


George Clooney não foi o único indicado em mais de uma categoria no Globo de Ouro 2012 - direção e roteiro, por Tudo pelo Poder e ator, por Os Descendentes.

Divulgação
Ryan Gosling e George Clooney, em cena de "Tudo pelo Poder"

Ryan Gosling, seu parceiro de tela em Tudo pelo Poder, disputa melhor ator com este drama político e melhor ator, pela comédia Amor a Toda Prova - no Globo de Ouro, há categorias mais específicas que as do Oscar, como Melhor Ator de Drama e Melhor Ator em Comédia ou Musical.

Assista ao trailer de "Tudo pelo Poder":


Assista ao trailer de "Amor a Toda Prova":

Outro com dobradinha nos prêmios é Steven Spielberg, que foi indicado por melhor animação, com As Aventuras de Tintim: O segredo do Licorne e também por melhor drama, com Cavalo de Guerra.

Confira o trailer de "As Aventuras de Tintim: O segredo do Licorne":


Confira o trailer de "Cavalo de Guerra":

No Globo de Ouro 2012, temos também atrizes com dupla indicação:
Glenn Close concorre como melhor atriz pelo papel de mulher travestida de homem no drama histórico Albert Nobbs e também por escrever a letra da música Lay Your Head Down, do mesmo filme.

Confira o trailer de "Albert Nobbs":

Kate Winslet disputa como melhor atriz pela comédia para as telonas Carnage, de Roman Polanski, e pela minissérie de TV  Mildred Pierce.

Confira o trailer de "Carnage":

Angelina Jolie, uma das recordistas do Globo de Ouro - com seis indicações desde 1998 - também arrancou mais uma.

Desta vez ela aparece em filme estrangeiro, com In the Land of Blood and Honey, sua estreia na direção com uma história de amor em meio à guerra da Bósnia.

Confira o trailer de "In the Land of Blood and Honey":

A cerimônia de entrega do Globo de Ouro 2012  acontece dia 15 de janeiro e será apresentada novamente  pelo comediante  Ricky Gervais.

RELEMBRE OS FILMES DE 2011, NESSE CLIPE DE CINCO MINUTOS


Nesse 2011, tivemos ótimos filmes em exibição nas telonas brasileiras, outros nem tanto.

Alguns sucessos das telonas americanas e europeias - como "As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne" e "O Espião que Sabia Demais" ainda nem estrearam por aqui.

Mas todos estão nesse clipe muito bem editado, que nos relembra os filmes, as animações, os personagens e as cenas marcantes do que foi o Cinema nesse ano que está terminando.

Confira:

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ESPECIAL: OS GAYS E LÉSBICAS DA TELINHA



Tem de tudo: os mais machinhos, as mais pintosas, as que cairam no gosto do público, os que viveram romances - escancarados ou misteriosos -, as que beijaram e as que foram - literalmente - detonadas.

São os gays e lésbicas das telinhas, que vocês pediram e que vamos recordar agora.

Confira:

Divulgação/TV Globo

Rodolfo Augusto (Ary Fontoura), de "Assim na Terra como no Céu" (1970/1971), era carnavalesco e gay .


Em plena ditadura militar, a censura vigente à época nem percebeu, e o personagem da novela das 10, escrita por Dias Gomes, deu o que falar.

Divulgação/TV Globo

O grande ator e diretor Ziembinsky interpretou o industrial Conrad, na novela das 10 "O Rebu" (1974/1975),  que era apaixonado por seu protegido, o jovem Cauê (Buza Ferraz). 


Tomado de ciúmes, ele matou Sílvia (Bete Mendes) ao saber do interesse de Cauê pela moça.


A trama toda da novela, escrita por Bráulio Pedroso, se desenrolou durante uma festa na casa de Conrad, onde Silvia foi morta, e a tia terminou presa no último capítulo.


Foi a primeira "bicha má" das novelas.



Divulgação/TV Globo

Na novela seguinte -  "O Grito" (1975/1976) - o saudoso Rubens de Falco interpretou Agenor, um misterioso morador de um prédio  que dava para o Minhocão,  via elevada do centro de SP.


O autor Jorge de Andrade deu muitas dicas de que Agenor era gay: solteiro, quarentão, morava com a mãe, saía todas as noites...


A censura ficou de olho, e o personagem acabou eclipsado, uma pena.

Divulgação/TV Globo

Em "Vale Tudo" (1988), Cecília (Lala Dehelnzelin) e Laís (Cristina Prochaska) trocavam carícias e andavam de mãos dadas, mas Cecília morre em um acidente de carro, dando margem à discussão sobre herança e parceria civil - o irmão dela, o explorador Marco Aurélio (Reginaldo Faria) tenta impedir que Laís herde a pousada que as duas gerenciavam em Búzios. 


Mais tarde,  o autor Gilberto Braga fez entrar na história Marília (Bia Seidl), para fazer par romântico com Laís, e as duas terminaram a novela juntas.

Divulgação/TV Globo

O tímido Sandrinho (André Gonçalves), de "A Próxima Vítima" (1995), fez par com Jefferson (Lui Mendes). 


Apesar de ter sido bem aceito pelo público da época, o ator André Gonçalves chegou a ser agredido fisicamente por um grupo de homens em uma rua do Rio.


O autor Silvio de Abreu manteve o casal, unido e feliz, até o fim da novela.

Divulgação/TV Globo

Jefferson (Lui Mendes), de "A Próxima Vítima" (1995), fez par com Sandrinho (André Gonçalves).


Nesse 2011, Lui Mendes deu vida a outro personagem gay, na novela do SBT "Amor e Revolução", que acabou sumindo da trama por conta de censura interna da emissora.

Divulgação/TV Globo

Rafaela (Christiane Torloni) e Leila (Sílvia Pfeifer), em "Torre de Babel" (1998/1999), formavam um casal de lésbicas que morreram juntas em uma explosão de um shopping, na trama de Silvio de Abreu.


Na época, a Globo alegou que, em pesquisa, o público pediu que elas saíssem da novela.


Silvio nem titubeou, e as explodiu da trama - literalmente.

Divulgação/TV Globo

Rafaela (Paula Picarelli) e Clara (Aline Moraes), em "Mulheres Apaixonadas" (2003), se apaixonaram no colégio e tiveram que enfrentar o preconceito dos colegas e, principalmente, da família de Clara.


No último capítulo da trama de Manoel Carlos, elas dão um rápido selinho - Clara fazendo Julieta e Rafaela fazendo Romeu - num teatrinho da escola.


Assim não vale!

Divulgação/TV Globo

Jenifer (Bárbara Borges) era uma milionária que namorava a médica Eleonora (Mylla Christie), em "Senhora do Destino" (2004/2005). 


No final da novela de Aguinaldo Silva, as duas assumem a relação, passam a viver juntas e adotam um recém-nascido.

Divulgação/TV Globo

Na novela "América" (2005), Junior (Bruno Gagliasso)  era um rapaz tímido, que morava no interior com a mãe e não  não sentia atração por mulheres. 


Até que ele conheceu o vaqueiro Zeca (Erom Cordeiro), por quem se apaixonou.
A autora da novela, Glória Perez, escreveu a cena final dos dois, onde eles se beijavam, a cena chegou a ser gravada mas, na hora da exibição, a Globo censurou.


Até hoje não vimos homens se beijando em novelas da Globo.

Divulgação/TV Globo

Em "Páginas da Vida" (2006/2007), Rubinho (Fernando Eiras) era um médico casado 
com o músico Marcelo (Thiago Pichi). 


Todos os amigos sabiam do relacionamento. 


No final da novela de Manoel Carlos, eles viram pais, adotando o filho da empregada.


Casalzinho mais sem sal, esse.

Divulgação/TV Globo

Rodrigo (Carlos Casagrande) e Tiago (Sérgio Abreu) eram casados em "Paraíso Tropical" (2007). 


Os dois moravam juntos, eram bem-sucedidos, trabalhavam no mesmo hotel em Copacabana e todos sabiam do relacionamento.


Ponto para o autor da novela, Gilberto Braga.

Divulgação/TV Record

Em "Caminhos do Coração" (2007), da Record, Danilinho (Cláudio Heinrich) escondia sua homossexualidade da família e dos colegas de trabalho.

Divulgação/TV Globo

Bernardinho (Thiago Mendonça), de "Duas Caras" (2007/2008), sempre foi incompreendido pela família por causa de seu jeito delicado. 


No decorrer da trama de Aguinaldo Silva, apaixonou-se por Carlão (Lugui Palhares), que, a princípio, o desprezou, mas no final os dois terminaram juntos, com direito a casamento e tudo.

Divulgação/TV Globo

Na minissérie da Globo "Queridos Amigos" (2008), Benny (Guilherme Weber) era uma bicha finíssima, que chegou a roubar um beijo do amigo Pedro (Bruno Garcia), sua paixão de muitos anos.


Maria Adelaide Amaral, a autora da minissérie, sabe das coisas.

Divulgação/TV Globo

Orlandinho (Iran Malfitano), de "A Favorita" (2008/2009), era um rapaz confuso e muito, mas muito bichinha. 


Na trama de João Emanuel Carneiro, primeiro foi apaixonado por Halley (Cauã Reymond), mas caiu nas graças de Maria do Céu (Deborah Secco) no final da trama. 
Os dois acabaram juntos e com um filho!


Pelo visto, virou evangélico, né? - só em igreja evangélica é que eu vejo "ex-viado"...

Divulgação/TV Globo

Stela (Paula Burlamaqui), de "A Favorita" (2008/2009), foi casada com outra mulher, com quem criou um filho. 


Mais tarde, ela se interessou por Catarina (Lilia Cabral). 


No final da trama, o destino das duas ficou em aberto quando elas viajaram juntas.


Pelo menos aqui, o final foi coerente.

Divulgação/TV Globo

Em "Caras e Bocas" (2009/2010), Cássio (Marco Pigossi) era descolado e divertido, trabalhava numa galeria de arte e criou o bordão: "Choquei! Fiquei rosa chiclete!". 


Virou ídolo das pintosas rapidinho.

Divulgação/TV Record

Na novela "Bela, A Feia" (2009/2010), da Record, Diogo (Sérgio Menezes) era um publicitário arrogante que teve um caso com Diego (Daniel Erthal).

Divulgação/TV Globo

Nos primeiros capítulos de  "Ti-Ti-Ti" (2010/2011), Julinho (André Arteche) era um cabeleireiro assumidíssimo que namorava Osmar (Gustavo Leão), que morre logo no início da trama. 
 Absolutamente do bem, Julinho mais que mereceu acabar a novela com o surfista Thales (Armando Babaioff).

Divulgação/TV Globo

Em "Ti-Ti-Ti" (2010/2011), Thales (Armando Babaioff) era um surfista que casava-se com Jaqueline (Claudia Raia) para tentar esconder sua homossexualidade da mãe. 


Mas apaixonou-se perdidamente por Julinho (André Arteche) e chegou a declarar sua paixão pelo cabeleireiro em público.


Grande sacada da autora do remake, Maria Adelaide Amaral.

Divulgação/TV Globo

Ainda em "Ti-Ti-Ti" (2010/2011), Adriano (Rafael Zulu) era um jornalista bichérrimo da revista "Moda Brasil".


Quem o vê atualmente como o mecânico Edvaldo em "Fina Estampa" nem se lembra do Adriano, o que só prova que Rafael Zulu é um grande ator.

Divulgação/TV Globo

Em "Insensato Coração" (2011), Roni (Leonardo Miggiorin) era uma bichinha muito divertida, promoter e amigo de Natalie Lamour (Deborah Secco), na trama de Gilberto Braga.


Raciocínio rápido e tiradas debochadas eram o mote do personagem, que caiu nas graças do público rapidinho.


Mais um grande trabalho de um grande ator.

Divulgação/TV Globo

Ainda em "Insensato Coração" (2011), Sueli (Louise Cardoso)  descobriu que o filho, Eduardo (Rodrigo Andrade), é homossexual, vai apoiá-lo e, em seu quiosque, passa a defender a causa gay, principalmente depois que um garoto que ela protegia foi morto, devido a um ataque homofóbico.


As cenas de mãe e filho já estão entre as melhores das novelas, em todos os tempos.

Divulgação/SBT

Em "Amor e Revolução", do SBT, a jornalista Marina (Giselle Tigre) e a advogada Marcela (Luciana Vendramini) são amigas, trabalham juntas no jornal de Marina e vivem uma história de amor. 


A emissora fez um carnaval danado para divulgar o beijo das duas, mas tirou da reta quando a novela começaria a abordar o relacionamento de dois homens.


Que feio,  SBT!



Divulgação/TV Globo

André Gonçalves voltou a interpretar um gay em novelas nesse ano.


E foi "o gay"!

Na novela de Walcyr Carrasco, "Morde e Assopra", o bichérrimo Áureo foi um dos personagens mais comentados e queridos pelo público  - que inclusive torceu para que ele acabasse com o bofe  Josué (Joaquim Lopes).

Divulgação/TV Globo

A pintosa do momento é o Crô, interpretado por Marcelo Serrado na novela "Fina Estampa".

Depois de fazer vários machos alfa nas novelas da Record, Serrado voltou para a Globo como o mordomo de Tereza Cristina (Christiane Torlonni) e vem arrebentando com suas máximas, que sempre remetem à mitologia egípcia.

Com direito a namorado misterioso - só sabemos que o bofe tem uma tatuagem de escorpião no calcanhar - Crodoaldo Valério virou rapidamente um dos principais personagens da boa novela de Aguinaldo Silva, que entrega: o bofe do Crô não é nenhum dos meninos do vôlei, nem o motorista que bate na mulher.

Quem será?

ESPECIAL: PROSTITUTAS DAS TELINHAS


Assim como no cinema e principalmente por causa das novelas, acompanhamos histórias de mulheres que precisaram se prostituir para sobreviver.

Algumas se deram bem, outras não, mas o que importa é que foram cativantes, sexys e verdadeiras, e torcemos muito para que elas  fossem felizes.

Separei nessa postagem especial - a pedido dos leitores - as principais prostitutas que já passaram pela nossa telinha.

Vamos conferir?

Divulgação/TV Globo


A atriz Giovanna Antonelli interpretou a garota de programa Capitu em "Laços de Família". 


Na novela, Capitu era uma mãe solteira da classe média carioca que fazia programas para sustentar a família .

Divulgação/TV Globo


Em "Força de um Desejo", a atriz Malu Mader interpretou a garota de programa Ester Delamare.

Divulgação/TV Globo


A atriz Camila Pitanga interpretou Bebel na novela "Paraíso Tropical" - ao lado de Wagner Moura, acabaram "roubando" a novela. 


Lembrada por dizer que tinha "catiguria", Bebel fazia parte de um grupo de prostitutas de um bordel baiano e foi parar em Copacabana com a ajuda de seu cafetão, Jáder, interpretado por Chico Diaz .

Divulgação/TV Globo


Em 1998, a atriz Ana Paula Arósio viveu a prostituta Hilda Furacão na minissérie com o mesmo nome na Globo. 


Depois da revelação de uma cartomante, Hilda abandona o noivo com quem está prestes a se casar e passa a morar em um prostíbulo em Belo Horizonte.

TV Globo/João Miguel Júnior


A atriz Gabriela Duarte interpretou a prostituta Justine na novela "Esperança"


O visual da personagem foi inspirado na atriz Louise Brooks, de "A Caixa de Pandora", filme de 1928. 


Na época da novela, a atriz disse que assistiu filmes como "Irma La Douce" e "A Bela da Tarde" para se inspirar.



Divulgação/TV Globo
 


Malu Mader é uma das atrizes que mais interpretaram prostitutas na sua carreira.

Também deu vida à prostituta Fátima no longa metragem "Bellini e a Esfinge" e Paula Lee, na minissérie "Labirinto"  - foto acima.

Site da atriz


Maitê Proença - no auge da beleza - viveu a cortesã Dona Beija na novela homônima da TV Manchete, em 1986. 


Na trama, a atriz protagonizou cenas que se tornaram muito famosas na época, principalmente quando a personagem tomava, nua, demorados  banhos de cachoeira.


Foi líder de audiência por toda a novela.