quarta-feira, 31 de agosto de 2011

TOM HARDY, ATOR MAIS QUE BUNITO


O ator Edward Thomas Hardy, o Tom Hardy,  nasceu em 15 de setembro de 1977 em Londres, e abraçou a carreira ao  entrar para a Drama Centre London em 1998 tendo Sir Anthony Hopkins como mentor.


Mais tarde,  Tom foi obrigado a largar os estudos para interpretar seu primeiro papel na televisão - na premiada série The Band of Brothers (2001), da HBO, mesmo ano de sua estreia no cinema - em Falcão Negro em Perigo, de Ridley Scott.


Em 2003, foi premiado com o London Evening Standard Theatre Award for Outstanding Newcomer por sua atuação em Blood and Arabia We'd All Be Kings, encenado no Royal Court Theatre Downstairs e Hampstead Theatre, e em 2004 foi indicado ao Laurence Olivier Theatre Award como uma das promessas de 2003, também  por sua atuação em Blood and Arabia...


Tom ficou conhecido do grande público ao  interpretar magistralmente o personagem-título do filme Bronson (2008), e por seus papéis nos filmes Jornada nas Estrelas: Nêmesis (2002), RocknRolla (2008) - onde interpretou um gângster gay - e A Origem (2010), revolucionário filme de Chris Nolan, papel responsável por leva-lo a ganhar no último Bafta - o maior prêmio do cinema britânico - a categoria Melhor Estrela em Ascensão.


Após ter trabalhado sob a direção de Nolan em A Origem, Tom foi confirmado em Janeiro de 2011 no próximo projeto do diretor e que pode ser o papel da sua visa: o vilão Bane, em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, 3º filme da saga do Homem-Morcego  e que chegará às telonas em 2012.


Tom disse que não se sente pressionado a fazer um vilão melhor que o Coringa de Heath Ledger e que apenas quer fazer o seu trabalho.


Hardy se casou com Sarah Ward em 1999 - se divorciaram em 2004 - e tem um filho, Louis Thomas Hardy, 3, com uma ex-namorada.


Polêmico, durante uma entrevista para a revista Now em julho de 2010, Hardy disse que ele já teve experiências sexuais com outros homens, mas agora que ele passou dos 30 anos, cansou de experimentar...


Ele declarou à revista:
"Claro que tive [relações com homens]. Eu sou um ator, porra!Experimentei com tudo e com todos. Eu amo a forma e o aspecto físico, mas agora estou com 30 anos e não é mais pra mim. Cansei de experimentar, mas ainda existe muita coisa numa relação com outro homem, especialmente homens gays, que ainda preciso na minha vida".


Essa sua entrega total aos personagens que interpreta rende boas fotos do ator nú - é atualmente o ator que mais tem fotos sem roupas na net.


Atualmente, é noivo da atriz Charlotte Riley - eles se conheceram durante as filmagens de Wuthering Heights, onde interpretaram os protagonistas Heathcliff e Cathy.


O ator sempre se declara fã da culinária japonesa e chinesa, e é viciado em café, coca-cola, água, drinques de frutas, chá e energéticos.


Hardy, além de ser um ator acima da média, é um vencedor: lutou contra o alcoolismo e o vicío em crack desde quando tinha 20 anos - tem agora 33 - e está sóbrio desde 2003.


Confira uma sequência de fotos de Tom Hardy como o vilão Bane em 'Batman: O Cavaleiro das Trevas Tessurge', em filmagem:



E para encerrar essa postagem, confira as cenas de nú de Hardy no filme 'Bronson':

JUSTIÇA RECONHECE A DUPLA MATERNIDADE DE CASAL DE LÉSBICAS


De mochila cor-de-rosa e tiara da mesma cor, Kaylla Brito Santarelli, 3, é símbolo de uma conquista.

Ela é fruto de um arranjo inédito de dupla maternidade reconhecida pela Justiça.

A garota da cidade de Jandira, na Grande SP, vai se tornar a terceira criança brasileira a ter o nome de duas mães na certidão de nascimento.

Até 10 de setembro, Kaylla receberá o novo documento e nele constará o nome de Janaína Santarelli, 29, que a gerou, e o de Iara Brito, 25, que a adotou na condição de companheira da mãe biológica.

"O importante para a criança é que tenha figuras significativas que exerçam as funções parentais, independente de suas opções sexuais", diz a sentença da juíza Débora Ribeiro.

O processo para reconhecer Iara como mãe da criança teve início em 2008.
"Todos temos direito a formar uma família", diz Janaína.

Ela realizou o sonho da maternidade após fazer uma fertilização com um doador desconhecido e Iara, com quem vive desde 2004, acompanhou todo o processo.

Kaylla chama Janaína de "mamãe" e Iara de "manhê".

"Ela sempre diz que tem duas mães", afirma Iara.

O casal relatou a experiência ontem (30) em uma mesa redonda intitulada "Mulheres, lésbicas e relações familiares", promovida pela Secretaria de Estado da Justiça no Pateo do Collegio, na região central de São Paulo, evento que fez parte da programação do Dia da Visibilidade Lésbica, festejado domingo (29).

Leticia Moreira/Folhapress
Kaylla e suas duas mães, agora reconhecidas pela Justiça

Cléo Dumas, especialista em direito homoafetivo, afirma que existem outros dois casos de dupla maternidade reconhecida no país: um em São Paulo - onde a mãe gerou a criança e a sua parceira doou o óvulo - e outro, no Pará -onde uma criança de abrigo foi adotada por um casal de lésbicas.

Além de provar que vivem uma relação estável, os casais passam por uma avaliação psicológica.

Em Jandira, o estudo diz que Janaína e Iara "proporcionam a Kaylla ambiente saudável, afetivo e favorável ao desenvolvimento".

O medo das mães era de que a filha fosse vítima de preconceito.

Encontraram apoio dos familiares e na escola dela: Kaylla e os colegas não comemoram Dia das Mães ou dos Pais.
"A escola instituiu o Dia da Família", conclui Janaína.
*****
Matéria de Eliane Trindade, para a Folha de S.Paulo

KASSAB VETA O 'ORGULHO HOMOFÓBICO' E AGORA SÃO OS HÉTEROS AS VÍTIMAS DA VEZ NA PAULISTA


O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vetou o "Dia Municipal do Orgulho Heterossexual", segundo publicação do Diário Oficial do município de hoje.

O prefeito já havia declarado à imprensa que não aprovaria o projeto.

Os vereadores da Câmara de São Paulo aprovaram no último dia 2, em segunda votação, o Projeto de Lei número 294/05, de autoria do vereador Carlos Apolinário (DEM), que incluiria a data no calendário oficial da cidade e que seria comemorada em dezembro.

Apolinário negou estar incentivando a violência contra os homossexuais e disse que "o projeto é um protesto contra os privilégios (!) dados aos gays."

De acordo com o texto publicado hoje, o projeto contraria o interesse público, é inconstitucional e ilegal.

Folhapress
Prefeito Kassab: bola dentro

Segundo o veto, o texto da justificativa que acompanhou o projeto de lei é impregnado, em vários trechos, "de sentimentos de intolerância com conotação homofóbica".

Além disso, o prefeito argumenta que não há sentido em comemorar "o orgulho de pertencer a uma maioria que não sofre qualquer tipo de discriminação".

"Ao invés de promover o entendimento das diferenças e, pois, a paz social, função maior da Política, o projeto de lei milita a serviço do confronto e do preconceito, razão primeira da sua contrariedade ao interesse público", diz o veto.

Agora, o projeto volta à Câmara Municipal de São Paulo - para manter o veto, são necessários os votos de ao menos 19 vereadores.

Veja São Paulo
O vereador paulistano e líder do DEM Carlos Apolinário

O vereador Apolinário mais uma vez quis misturar a coisa pública com suas convicções pessoais - é pastor da famigerada assembléia de deus - e, desde que a marcha pra jesus foi retirada da av.Paulista vem usando seu mandato para projetos sem noção como esse.

A Paulista é palco de três grandes festas: a corrida de São Silvestre, o Reveillon e a Parada LGBT, e Apolinário e sua turma ficaram mordidos pelo fato de a  prefeitura ter mantido a Parada e retirado a marcha da Paulista.

Lógico, Kassab sofreu pressão não só dos LGBT mas de todo paulistano com um mínimo de discernimento.

Afinal, héteros não são enxovalhados, diminuídos e assassinados aos montes na cidade de São Paulo só pelo fato de serem héteros, e um dia de orgulho hétero seria, SIM, um dia de exaltação a toda sorte de violências que os LGBT vem enfrentando em São Paulo.

Enquanto essa corja evangélica conseguir fazer barulho, nunca ficaremos sossegados.

Aliás, a defesa dos LGBT pelas forças policiais na cidade ainda é muito falha: na madrugada de sábado, dois héteros foram atacados na entrada da estação Consolação do Metrô, novamente na Paulista, por um grupelho que os chamou de "viadinhos".

Os dois rapazes revidaram e os covardes dispersaram, não sem antes machucarem muito os dois, que ontem precisaram levar pessoalmente os laudos do IML à delegacia de crimes de ódio e raciais, já que a polícia, passadas 48 horas do crime, ainda nem tinha se mexido.

"Vim pessoalmente ao Decradi porque acho que é um crime que precisa ser punido. Se fosse algo menor, nem insistiria tanto", afirmou o arquiteto Bruno Chiaroni Thomé, 33, uma das vítimas, acompanhado de seu amigo também agredido, o também arquiteto Rafael de Medeiros Ramos, 30.

Thomé levou sete pontos na cabeça e quebrou um dedo, e Ramos ficou com hematomas pelo corpo.

Nessas horas, dá vergonha de ser paulistano.
*****

VISIBILIDADE FAZ INTOLERÂNCIA SER AINDA MAIS CONTUNDENTE

Casos de agressão física a homossexuais ou pessoas supostamente homossexuais que vêm a público têm aumentado. 

Para analisar essas ocorrências, é preciso tomar o crescimento da visibilidade LGBT e de suas demandas por direitos como algo ambíguo.

Por um lado, faz com que essa violência se torne mais divulgada. 

Por outro, leva parlamentares, religiosos e gangues intolerantes a se manifestar de modo mais contundente.

Em pesquisa realizada na Parada do Orgulho LGBT de 2009 pelo Pagu (núcleo da Unicamp especializado em problemas de gênero) com 320 LGBTs maiores de 18 anos e moradores da Grande SP, 81% dos entrevistados relataram pelo menos uma situação de agressão motivada pela sexualidade e 75%, uma ou mais situações de agressão.

O cenário indica que as vítimas são pessoas tomadas como um casal homossexual ou como "afeminadas" ou "masculinizadas". 

Trata-se de um fenômeno preocupante, que demanda políticas públicas que promovam o respeito à diversidade.

REGINA FACCHINI é antropóloga, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu e professora do Programa de Doutorado em Ciências Sociais, ambos da Unicamp

terça-feira, 30 de agosto de 2011

TOM CRUISE MERECIA O OSCAR POR SEU DESEMPENHO EM 'NASCIDO EM 4 DE JULHO'


Um dos longas mais marcantes da carreira de Tom Cruise, Nascido em 4 de Julho (1989),de Oliver Stone, conquistou o Oscar de melhor direção e foi indicado como melhor filme e melhor ator - justamente  para Cruise.

Agora, a obra ganha edição em alta definição.

Assim como Platoon - outro filme de guerra no qual Stone usa as próprias experiências em combate - este apresenta uma dura crítica à guerra do Vietnã, confronto que foi um dos grandes desastres militares norte-americanos e traumatizou toda uma geração.

Divulgação
Tom Cruise como Ron Kovic em cena impactante de "Nascido em 4 de Julho"

Cruise vive a saga real do veterano de guerra Ron Kovic, um jovem idealista que abandonou tudo, inclusive sua namorada, para defender a sua nação do outro lado do mundo - ainda adolescente, alista-se como voluntário no exército.

Em meio ao conflito, é ferido e torna-se paraplégico.

Mandado de volta à América, é recebido como herói, mas logo percebe a dificuldade e o preconceito que os deficientes físicos sofrem, tornando-se um veterano amargurado, descontente com o que encontrou ao voltar.

Sua paixão pelo país torna-se revolta por não ter seus direitos atendidos e, paralisado por servir seu país, transforma seu inconformismo em ativismo e junta-se à luta pelas causas dos deficientes e outros cidadãos renegados pela sociedade norte-americana.

É um dos melhores desempenhos de Tom Cruise nas telonas disparado, e que merecia ter sido laureado com o Oscar de Melhor Ator em 1989 - acabou levando o Globo de Ouro  do mesmo ano pelo papel.

Nascido Em 4 de Julho
Título Original:
Born on the Fourth of July
Título:
Nascido Em 4 de Julho
Diretor:
Oliver Stone
Elenco:
Raymond J. Barry
Tom Berenger
Tom Cruise
Estúdio:
Universal Pictures
Data de lançamento:
24/08/2011
Tipo de mídia:
Blu-Ray
Quantidade de discos:
1
País de produção:
Estados Unidos
Duração:
144 minutos
Formato de tela:
Widescreen 16x9
Sistemas de som:
DTS Surround 5.1
Preto e Branco/Colorido:
Colorido
Idiomas:
Português, Inglês, Castelhano, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol, Polonês e Tcheco
Legendas:
Inglês, Português, Castelhano, Francês, Alemão, Italiano, Dinamarquês, Holandês, Finlandês
Quanto:
R$59,90
Onde Comprar:
Cotação do Klau:

'PERFUME DE MULHER': ÓTIMO FILME QUE DEU O ÚNICO OSCAR A AL PACINO


Responsável pelo único Oscar da carreira de Al Pacino, o drama Perfume de Mulher (1992) ganha agora uma caprichada versão em Blu-ray.

O longa, refilmagem de um grande sucesso do cinema italiano, também concorreu aos prêmios de melhor filme e melhor direção, mas não levou.

Chris O'Donnell, no auge do frescor e da beleza, vive um jovem estudante que, durante as suas férias, é contratado para auxiliar um tenente-coronel aposentado, interpretado por Pacino.

Vendo como uma oportunidade de ascensão, ele imediatamente se propõe a ajudar o cego, um homem arrogante e amargurado que fará de tudo para que o rapaz desista de ajudá-lo.

Eles vão para Nova York, onde o militar pretende realizar um antigo sonho antes de morrer.

Divulgação
Al Pacino na clássica cena do tango em "Perfume de Mulher"

Como em muitos filmes do gênero, a convivência mostra ao jovem lições de vida que ele ainda irá aprender e ao seu empregador que ainda há muito para aproveitar se ele mudar sua atitude.

Você verá aqui algumas cenas antológicas do cinema, como o momento no qual o cego destrói uma loja ao tentar dirigir um carro.

Outro momento marcante é o tango que Al Pacino dança em um restaurante, enquanto mostra a Chris O'Donnell como seduzir e conquistar uma mulher usando outros sentidos que não a visão.

Grande filme e magníficos desempenhos de Pacino e O'Donnell - que, aliás, nunca mais fez nada de bom nas telonas, jogando uma pá de cal na sua promissora carreira ao interpretar o Robin em dois filmes do Batman dirigidos por Joel Schumacher, de tristíssima lembrança.

Perfume de Mulher
Título Original:
Scent of a Woman
Título:
Perfume de Mulher
Elenco: 
Al Pacino
Chris O'Donnell
Diretor:
Martin Brest
Estúdio:
Universal Pictures
Tipo de mídia:
Blu-Ray
Quantidade de discos:
1
País de produção:
EUA
Duração:
150 minutos
Formato de tela:
Widescreen Anamórfico
Sistemas de som:
Dolby Digital 5.1
Preto e Branco/Colorido:
Colorido
Idiomas:
Inglês e Português
Legendas:
Inglês e Português
Quanto:
R$59,90
Onde Comprar: 
 Livraria da Folha
Cotação do Klau:

'MAN OF STEEL': CONFIRA IMAGENS DE HENRY CAVILL COMO O NOVO SUPERMAN



Você viu na postagem anterior - A SEMANA NO CINEMA - as primeiras imagens de Henry Cavill vestindo o uniforme do Superman, nas filmagens em externa de The Man of Steel, tiradas por um fã de grande distância.

Nelas, podemos verificar uma mudança significativa no visual do herói: a famosa sunga vermelha, que ficava por cima da roupa, não existe mais, o que aproxima o visual das atuais HQs do herói.

Agora a pouco, foram divulgadas mais oito fotos do Homem de Aço no set, em que é possível verificar a nova roupa com mais detalhes.

Superman: Man of Steel teve seu roteiro escrito por David S. Goyer e Christopher Nolan, conta com a direção de Zack Snyder e tem previsão para chegar aos cinemas americanos em 14 de julho de 2013.

Confira as novas imagens:

Imagens: Internet







A SEMANA NO CINEMA

Confira o que você verá nessa postagem:
TOP 10 BILHETERIAS - EUA
****
TOP 10 BILHETERIAS - BRASIL
****
BERTOLUCCI ENTREGARÁ LEÃO DE OURO EM VENEZA PARA MARCO BELLOCCHIO
****
EMPRESA AMERICANA É AGORA DONA DE TODA A OBRA DO MESTRE KUROSAWA
****
'COWBOYS & ALIENS' GANHA TRAILER INTERATIVO
****
'QUANTO MAIS QUENTE, MELHOR' VIRA SELO DO CORREIO AMERICANO
****
NOVO FILME DE FERNANDO MEIRELLES ABRIRÁ O FESTIVAL DE LONDRES
****
CHAZZ PALMINTERI ENTRA PARA O ELENCO DE 'GOTTI'
****
CONFIRMADO: O SUPERMAN DE HENRY CAVILL NÃO USA SUNGA
****
GARY OLDMAN É DESTAQUE DO TRAILER DE 'O ESPIÃO QUE SABIA DEMAIS'
****
'OS VINGADORES': CAPITÃO AMÉRICA E LOKI VÃO PRO PAU - E A MARVEL DIVULGA NOVAS ARTES CONCEITUAIS DO GRUPO E DE NICK FURY
****
CONFIRA O SEGUNDO TRAILER DE 'DRIVE', PALMA DE DIREÇÃO EM CANNES 2011
****
CONFIRA IMAGENS DO REMAKE DE 'O GRANDE GATSBY'
****
E POR FALARMOS EM DICAPRIO, O ATOR ATUARÁ NOVAMENTE SOB DIREÇÃO DE SCORSESE
****
CONFIRA JOHNNY DEPP NO TRAILER DE 'THE RUM DIARY'
****
ROBERT DOWNEY JR. É CAPA DA 'EMPIRE ' DE OUTUBRO
****
'OS TRÊS MOSQUETEIROS' GANHA TRAILER PARA TV
****
ETTORE SCOLLA E STEVEN SODERBERGH ANUNCIARAM HOJE SUAS APOSENTADORIAS
****
APÓS 2010 FRACO, FESTIVAL DE VENEZA VOLTA A TER ASTROS E FILMES DE DESTAQUE
****
E agora, leia:

TOP 10 BILHETERIAS - EUA
01. HISTÓRIAS CRUZADAS
02. EM BUSCA DE VINGANÇA
03. O PLANETA DOS MACACOS: A ORIGEM
04. DON'T BE AFRAID OF THE DARK
05. OUR IDIOT BROTHER
06. SPY KIDS 4: ALL THE TIME IN THE WORLD
07. OS SMURFS
08. CONAN, O BÁRBARO
09. AMOR A TODA PROVA (2011)
10. A HORA DO ESPANTO (2011)

TOP 10 BILHETERIAS - BRASIL
01. O PLANETA DOS MACACOS: A ORIGEM
02. OS SMURFS
03. LANTERNA VERDE
04. PROFESSORA SEM CLASSE
05. AMOR A TODA PROVA (2011)
06. O REI LEÃO (3D)
07. CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR
08. A ÁRVORE DA VIDA (2011)
09. ASSALTO AO BANCO CENTRAL
10. ONDE ESTÁ A FELICIDADE?

Planeta dos Macacos: A Origem foi visto por mais de 500 mil pessoas em seu fim de semana de estreia no Brasil.

O longa ficou no topo do ranking dos filmes mais vistos no final de semana no país, fechando com público de 517,4 mil pessoas e renda de R$ 5,6 milhões.

Divulgação
O ator britânico Andy Serkis interpreta o chipanzé César em "Planeta dos Macacos: A Origem"

O filme já acumula bilheteria internacional de mais de US$ 307 milhões.

Dirigido por Rupert Wyatt, o filme tem no elenco James Franco, Andy Serkis, Freida Pinto e Tom Felton, entre outros.

BERTOLUCCI ENTREGARÁ LEÃO DE OURO EM VENEZA PARA MARCO BELLOCCHIO

O cineasta Marco Bellocchio, de 71 anos, receberá o Leão de Ouro de 2011 pela sua carreira das mãos do diretor - e conterrâneo - Bernardo Bertolucci em 9 de setembro, durante a 68ª edição do Festival de Veneza.

A cerimônia de entrega do troféu ocorrerá na Sala Grande do Palácio do Cinema do Lido com a projeção de um filme feito especialmente para a ocasião em homenagem ao diretor, o Veneza 2011, de Pietro Marcello, que percorre a obra do italiano.

Getty Images
Os diretores Marco Bellocchio - esquerda - e Bernardo Bertolucci

"Honra-me e me comove que seja Bernardo Bertolucci a conceder-me o Leão", afirmou Bellocchio, que já produziu um filme em conjunto com o famoso diretor italiano, que também está sendo premiado neste ano, com a Palma de Ouro honorária do Festival de Cannes.

A premiação de Bellocchio é uma homenagem a toda sua obra, que inclui De Punhos Cerrados (1965), Em Nome do Pai (1972), A Hora da Religião (2002) e Bom Dia, Noite (2003).

Leia mais sobre Veneza 2011 no final dessa postagem.

Honraria mais que merecida.

EMPRESA AMERICANA É AGORA DONA DE TODA A OBRA DO MESTRE KUROSAWA

A empresa Splendent Media, de Los Angeles, assinou um contrato para representar os direitos de 69 filmes do cineasta japonês Akira Kurosawa - as informações são da revista americana Variety.

O acordo não inclui os quatro projetos atuais que envolvem novas versões de filmes de Kurosawa, entre eles um remake de Os Sete Samurais.

Além de 26 filmes dirigidos pelo Mestre - como Ran e Rashomon - o pacote inclui 24 roteiros escritos por ele e dirigido por outros profissionais.

NHK
O Mestre japonês Akira Kurosawa

Há ainda outros 19 roteiros que nunca se concretizaram.

“Estamos emocionados e profundamente honrados de confiarem a representação desse espetacular baú de tesouros de filmes e roteiros”, disse Sakiko Yamada, da Spledent Media.

Vamos ver o que a empresa vai fazer com esse tesouro.

'COWBOYS & ALIENS' GANHA TRAILER INTERATIVO

O filme Cowboys & Aliens deve chegar aos cinemas brasileiros no dia 9 de setembro e, enquanto isso, quem quiser saber mais da produção estrelada por Daniel Craig, Harrison Ford e Olivia Wilde poderá gastar algum tempo com o novo trailer interativo da produção.

Confira o trailer interativo:


Cowboys & Aliens conta a história de uma invasão alienígena em pleno Velho Oeste, e tem  direção de Jon Favreau, que dirigiu os dois Homem de Ferro.

Além de mostrar as cenas do filme, o trailer ainda oferece ao internauta a opção de ver curiosidades sobre os bastidores, o que, em se tratando de promoção de filmes, é algo de inédito - eu, pelo menos nunca tinha visto.

'QUANTO MAIS QUENTE, MELHOR' VIRA SELO DO CORREIO AMERICANO

O lendário diretor de Hollywood Billy Wilder vai ser homenageado com um selo postal.

A imagem traz uma clássica cena do filme vencedor do Oscar Quanto Mais Quente Melhor (1959), estrelado por Marilyn Monroe, Jack Lemmon e Tony Curtis.

O selo faz parte da coleção comemorativa "Grandes Diretores de Cinema", do Serviço Postal dos Estados Unidos, que também vai homenagear John Ford, Frank Capra
John Huston.

Arquivos do Klau
O diretor Billy Wilder - esquerda - e acena com Marilyn e Curtis que será imortalizada no selo comemorativo

Diretor dos também ótimos Crepúsculo dos Deuses (1950), Testemunha de Acusação (1957) e Farrapo Humano (1945), Billy Wilder morreu em 2002, aos 95 anos.

Homenagem mais que merecida, a um dos grandes de Hollywood.

NOVO FILME DE FERNANDO MEIRELLES ABRIRÁ O FESTIVAL DE LONDRES

O novo filme do diretor Fernando Meirelles abrirá a edição 2011 do Festival de Cinema de Londres - BFI -, anunciaram os organizadores via agência EFE.

O festival começará no dia 12 de outubro, com a estreia europeia do novo longa-metragem do diretor de Cidade de Deus e que tem roteiro de Peter Morgan - de Frost/Nixon.

Protagonizado por Rachel Weisz, Jude Law e Sir Anthony Hopkins, 360 narra uma série de histórias entrelaçadas que ocorrem em diferentes cidades, entre elas Londres, Viena e Denver - Estados Unidos.

Rolling Stone
O diretor brasileiro Fernando Meirelles

A diretora artística do festival, Sandra Hebron, destacou nesta quarta-feira as "impecáveis credenciais cinematográficas" do filme e as "magníficas" interpretações do elenco, e qualificou Meirelles como um dos melhores diretores atuais.

Já o cineasta brasileiro declarou que se sente honrado por  ter sido convidado para abrir o Festival londrino.

A lista completa dos filmes do BFI - que não é um festival competitivo - será divulgada em 7 de setembro.

CHAZZ PALMINTERI ENTRA PARA O ELENCO DE 'GOTTI'

A lenda Chazz Palminteri acertou sua participação no filme Gotti: In the Shadow of My Father.

O ator acima da média interpretará o chefe da máfia Paul Castellano e se une a
 John Travolta, Ben Foster, Al Pacino e Kelly Preston, no projeto que terá direção de Barry Levinson.

Getty Images
A lenda Chazz Palminteri

“Eu vi o projeto deste filme desde o começo, e estou muito feliz em poder trabalhar com tantos talentos para levar essa história ao cinema. Eu sou um admirador de Barry Levinson há muito tempo, e estou muito feliz em poder trabalhar com ele”, falou o ator - segundo o site da revista Variety.

Gotti vai contar a história da relação entre o chefe da máfia John Gotti - que será vivido por John Travolta - e seu filho, John Gotti Jr. - Ben Foster -, que decidiu deixar a vida mafiosa para trás.

Aguardando com extremo interesse!

CONFIRMADO: O SUPERMAN DE HENRY CAVILL NÃO USA SUNGA

Finalmente nessa semana apareceram na net imagens das filmagens em externa de Man of Steel  que comprovam que o Superman interpretado por Henry Cavill tem o visual que o herói tem agora nos quadrinhos: capa bem grande, o "s" do peito maior e sem a sunga vermelha, apenas a malha azul que cobre todo o corpo do filho de Krypton.

Internet
Henry Cavill como o Superman, nas filmagens em externa

Man of Steel, além de Henry Cavill  como o Superman/Clark Kent, conta com Michael Shannon no papel do vilão General Zod, Amy Adams como Lois Lane, Laurence Fishburne vive o editor Perry White, Antje Traue interpreta a vilã Faora, Kevin Costner como Jonathan Kent e Diane Lane como Martha Kent, pais terrestres de Clark - só falta ser anunciado oficialmente Russell Crowe como Jor-El, pai biológico do Superman , e a atriz Julia Ormond foi convidada para ser Lara, mãe biológica do herói.

A direção é de Zack Snyder e a produção é de Chistopher Nolan, com estreia já marcada pela Warner Bros. para 14 de junho de 2013 nos EUA.

GARY OLDMAN É DESTAQUE DO TRAILER DE 'O ESPIÃO QUE SABIA DEMAIS'

A Working Title divulgou o trailer britânico da adaptação cinematográfica de O Espião Que Sabia Demais, que mostra diversas cenas inéditas do longa e apresenta o clima de suspense e ação deste thriller.

Confira o trailer:

Na trama, baseada no best-seller de John Le Carré, Gary Oldman vive George Smiley, um espião aposentado que é contratado novamente pelo governo para investigar uma suspeita de infiltração soviética no Serviço Secreto Britânico, também conhecido como MI-6.

O Espião Que Sabia Demais conta com direção de Tomas Alfredson, tem ainda no elenco Tom Hardy, Colin Firth e Mark Strong, e deve chegar aos cinemas brasileiros em 20 de janeiro de 2012.

'OS VINGADORES': CAPITÃO AMÉRICA E LOKI VÃO PRO PAU - E A MARVEL DIVULGA NOVAS ARTES CONCEITUAIS DO GRUPO E DE NICK FURY

E o pau está comendo nas filmagens de Os Vingadores em Cleveland - que faz as vezes de Nova York na trama.

Nessa semana, teve uma luta entre o Capitão América - Chris Evans  - e o meio irmão de Thor, Loki - vivido por Tom Hiddleston.

Confira:

Também foi a vez da Marvel veicular imagem conceitual de Nick Fury -vivido por Samuel L. Jackson.

Confira:
A arte de Nick Fury

O chefão da S.H.I.E.L.D. será o responsável por reunir os heróis para formarem o grupo conhecido como Os Vingadores.

A Marvel divulgou também o pôster promocional que mostra toda equipe de super-heróis reunida - o cartaz deve aparecer nas revistas em quadrinhos que irão servir como uma espécie de prelúdio ao filme.

Divulgação/Marvel
O novo pôster divulgado

Isso só prova que a Marvel está trabalhando para ligar seus principais títulos que estão atualmente nas bancas com o filme - que tem direção de Joss Whelton e traz no elenco, além de Samuel L. Jackson como Nick Fury, Chris Evans como Capitão América, Chris Hemsworth como Thor, Robert Downey Jr. no papel de Homem de Ferro, Scarlett Johansson como Viúva Negra, Jeremy Renner no papel de Gavião Arqueiro, Mark Ruffalo vivendo o Hulk, Cobie Smulders interpretando a agente Maria Hill, Tom Hiddleston no papel de Loki, Clark Gregg vivendo o Agente Coulson e Stellan Skarsgard como Doutor Selvig.

A estreia está prevista para 4 de maio de 2012.

CONFIRA O SEGUNDO TRAILER DE 'DRIVE', PALMA DE DIREÇÃO EM CANNES 2011

Em Drive, o acima da média - e meu atual tesão cinematográfico - Ryan Gosling interpreta um motorista que divide seu tempo entre uma oficina mecânica e o trabalho como dublê em filmes de ação.

Outra de suas especialidades é conduzir bandidos até o local do golpe e depois comandar a fuga a toda velocidade pelas estradas de Los Angeles, até conhecer a doce Irene - vivida por Carey Mulligan.

Confira:

O filme Ganhou prêmio de melhor direção em Cannes 2011 - para Nicolas Winding Refn - e tem no elenco, além de Ryan Gosling e Carey Mulligan, Bryan Cranston, Christina Hendricks e Ron Perlman.

CONFIRA IMAGENS DO REMAKE DE 'O GRANDE GATSBY'

O site Coming Soon divulgou esta semana as primeiras imagens das filmagens do remake de O Grande Gatsby.

Coming Soon
Leonardo DiCaprio - ao volante, e Tobey Maguire, nas filmagens de "O Grande Gatsby" na Austrália

A nova adaptação cinematográfica do clássico de Francis Scott Fitzgerald tem direção de Baz Luhrmann - de Moulin Rouge - e no elenco, nomes como Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire e Carey Mulligan.

As filmagens do longa irão acontecer pelos próximos quatro meses na Austrália - a história se passa na cidade de Nova York e arredores, na década de 20 do século passado.

Coming Soon
Imagens aproximadas mostram DiCaprio e Maguire no carro da época em que a história se passa

No filme, DiCaprio é Jay Gatsby, um jovem milionário de duvidosa reputação e Maguire faz seu vizinho e narrador da história, um dos romances mais conhecidos de todos os tempos e que já foi levado às telonas em várias ocasiões - a versão dirigida em 1974 por Jack Clayton, com Robert Redford e Mia Farrow, é a mais conhecida.

Enquanto aguardo o remake, estou relendo o livro; grande história, com personagens maravilhosos.

E POR FALARMOS EM DICAPRIO, O ATOR ATUARÁ NOVAMENTE SOB DIREÇÃO DE SCORSESE

A vitoriosa dupla Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese vai se reunir uma vez mais para um novo projeto: vão refazer The Gambler, filme de 1974 da Paramount que tinha James Caan no papel principal - Axel Freed, um acadêmico que era viciado em jogos de azar que começa a arriscar tudo o que tem e, partir daí, vive experiências sombrias.

Getty Images
DiCaprio e Scorsese: parceria perfeita

O roteiro será de William Monahan.

E DiCaprio não para: filmou há pouco J. Edgar com direção de Clint Eastwood, está atualmente na Austrália filmando O Grande Gatsby e ainda esse ano começa a filmar Django Unchained, novo longa de Quentin Tarantino.

O site Deadline - que deu a notícia - não divulgou data para o lançamento de The Gambler.

CONFIRA JOHNNY DEPP NO TRAILER DE 'THE RUM DIARY'

Mesmo finalizado há mais de três anos, The Rum Diary recebeu apenas na sexta (26) seu primeiro trailer oficial, onde podemos ver o protagonista Johnny Depp interpretando um jornalista.

O longa, baseado no livro Rum – Diário de Um Jornalista Bêbado, escrito por Hunter S. Thompson, acompanha as aventuras do jornalista norte-americano Paul Kemp, que vive bêbado nos anos 60 em Porto Rico, papel sob medida para o talento de Depp.

Confira o trailer:

The Rum Diary teve direção de Bruce Robinson e tem ainda no elenco Amber Heard, Giovani Ribisi e Aaron Eckhart.

É pena que o longa ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.

ROBERT DOWNEY JR. É CAPA DA 'EMPIRE ' DE OUTUBRO

A tradicional revista britânica Empire apresentou hoje a capa de sua edição de outubro, com Robert Downey Jr.  novamente caracterizado como o famoso detetive Sherlock Holmes, personagem que voltará às telas em Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras.

Empire
A capa da edição de outubro

Na trama, a dupla formada por Holmes e Watson - Jude Law - parte em busca do enigmático vilão Dr. Moriarty - Jared Harris - famoso antagonista de Holmes nos livros de Sir Arthur Conan Doyle.

Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras conta com direção de Guy Ritchie e tem ainda no elenco Noomi Rapace, Stephen Fry e Jared Harris, e chega aos cinemas brasileiros no dia 13 de janeiro de 2012.

'OS TRÊS MOSQUETEIROS' GANHA TRAILER PARA TV

Muita ação e muitos tiros é o que você vai ver nesse novo comercial do filme que reconta a história dos personagens clássicos de Alexandre Dumas, que voltam às telonas pela enésima vez.

A novidade é que essa versão é em 3D.

Assista:

Os Três Mosqueteiros tem Orlando Bloom como Duque de Buckingham, Logan Lerman como D´Artagnan, Matthew Macfadyen como Athos, Ray Stevenson no papel de Porthos, Luke Evans vivendo Aramis e Milla Jovovich como Milady de Winter, entre outros.

Com direção de Paul W.S. Anderson, o filme estreia no Brasil em 14 de outubro.

ETTORE SCOLLA E STEVEN SODERBERGH ANUNCIARAM HOJE SUAS APOSENTADORIAS

Essa terça será para sempre lembrada pelos amantes do Cinema pelos anuncios de aposentadoria de dois grandes diretores.

O cineasta italiano Ettore Scola anunciou em entrevista que está dando adeus ao cinema, após mais de 40 anos de atividade e 30 filmes produzidos.

"É o momento de dizer basta sem arrependimentos", declarou o diretor à revista Il Tempo após a projeção de seu curta-metragem 1943-1997 (1997) em Pesaro, e que trata das detenções nazistas no gueto de Roma em 1943.

O cineasta - diretor de obras máximas como Fala-se de Mulheres (1964), Nós que nos Amávamos Tanto (1974), Feios, Sujos e Malvados (1976) e Casanova e a Revolução (1982)- disse que não quer fazer "como aquelas velhas senhoras que colocam saltos altos e batom para estar com os jovens" e que, por isso, decidiu se aposentar.

France Presse
O diretor italiano Ettore Scola

Scola contou que estava planejando rodar um filme com o ator francês Gerard Depardieu e quando estava quase tudo pronto, percebeu que não queria mais fazer.
"Tudo começou de uma forma casual e foi uma decisão natural", colocou.

O italiano criticou o atual mundo da produção cinematográfica.
"Há lógicas de produção e distribuição que não me dizem respeito mais. Para mim é fundamental ter liberdade de escolher e desistir. Comecei a sentir-me obrigado a respeitar objetivos que não me faziam sentir livre", relatou.

"Hoje é só o mercado que faz as escolhas. Não que antes não fosse importante, mas havia mais espaço de autonomia e de exceções. Os produtores também estavam prontos para arriscar a experimentar. Claramente a crise econômica que estamos vivendo piorou ultimamente as coisas", observou Scola.

Questionado se hoje "nada se salva" do cinema de hoje, ele respondeu que "há jovens eficientes que continuam a dar dignidade ao cinema e me fazem entender que talvez é preciso de energia e contatos que eu não tenho".

O italiano acrescentou ainda que, dada a sua idade, "faço o que devo fazer. Não tenho lamentações. Sempre trabalhei com grande liberdade".

Ex-militante do Partido Comunista Italiano (PCI), Scola iniciou sua carreira como diretor em 1964 e tem boa parte de suas obras marcadas pela temática social e política.

Enquanto isso, nos EUA, o diretor americano Steven Soderbergh confirmou também nesta terça (30) que vai se aposentar - a informação foi publicada pelo jornal  The New York Times.

O cineasta disse que Contagion será seu último filme.

"Quero explorar outras formas de arte enquanto tenho a habilidade para fazer isso", disse Soderbergh, que está se dedicando à pintura.
"Serei o primeiro a dizer se eu não for bom no que decidi fazer agora, ficar sem dinheiro e quiser fazer outro '11 Homens e um Segredo'", disse o diretor, também responsável pelas sequências do filme.

Reuters
O diretor americano Steven Soderbergh

Soderbergh havia falado pela primeira vez sobre se aposentar em uma entrevista à revista Esquire em 2009.
"Eu tenho 45 anos agora. Quando fizer 51, serão 25 anos [no cinema]. E isso é muito tempo para fazer a mesma coisa. Terei feito, sei lá, 30 filmes. E isso basta", disse.

Grandes perdas para o Cinema, sem dúvida.

APÓS 2010 FRACO, FESTIVAL DE VENEZA VOLTA A TER ASTROS E FILMES DE DESTAQUE

O Festival de Cinema de Veneza decidiu neste ano ignorar seus custos elevados e a concorrência de Toronto, preparando uma programação com títulos muito aguardados e vários astros de Hollywood.

George Clooney, "habitué" na ilha do Lido, sede do festival mais antigo do mundo, abre amanhã (31) o evento de 11 dias com The Ides of March, drama político dirigido e protagonizado por ele - o elenco inclui também Ryan Gosling e Philip Seymour Hoffman.

Além deles, Colin Firth, Keira Knightley, Matthew McConaughey, Kate Winslet, Matt Damon, Jude Law, Gwyneth Paltrow e Madonna, entre outros, também passarão pelo tapete vermelho veneziano.

Divulgação
O logo da edição 2011

"Não me lembro de uma vez em que tanta gente tenha ficado tão animada com a programação, e isso é geral", disse Jay Weissberg, crítico da revista Variety e frequentador do festival italiano.
"Há um bom contingente de Hollywood que é composto por diretores e astros como Clooney, que têm apelo junto a uma gama muito ampla de pessoas envolvidas no festival e do público em geral", afirmou. "Mas é mais do que apenas Hollywood."

Cineastas do mundo todo estarão na cidade dos canais entre 31 de agosto e 10 de setembro, mostrando seus filmes, participando de eventos de divulgação e frequentando festas, onde os "blockbusters" raramente têm vez.

Mas os espaços na programação de Veneza são cobiçados por produções norte-americanas de baixo orçamento, devido à exposição que o festival oferece e por ser uma espécie de lançamento extraoficial da temporada anual de prêmios, que culmina no Oscar.

Veneza coincide parcialmente com o Festival de Toronto, visto por Hollywood como uma opção mais barata, e com vários filmes em comum, mas o diretor do evento veneziano, Marco Mueller, desta vez montou uma programação que deve ofuscar a edição de 2010, preocupantemente discreta.

Entre os títulos mais aguardados está O Espião que Sabia Demais , protagonizado por Gary Oldman  - leia e veja o trailer, acima.

Outros filmes entre os 22 títulos da competição oficial incluem uma versão da britânica Andrea Arnold para O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë; Texas Killing Fields, do norte-americano Ami Canaan; e Killer Joe, de William Friedkin.

Vamos acompanhar.
*****
Até +!