segunda-feira, 31 de maio de 2010

CLINT EASTWOOD FAZ 80 ANOS HOJE, E ESTÁ PARA SEMPRE INSERIDO NO INCONSCIENTE POP

Clint Eastwood, ator e diretor americano, não só goza de perfeita saúde, como continua em plena atividade aos 80 anos, completados hoje.

De ator anti-herói e homem bronco, a diretor sensível e político, Eastwood é uma das lendas vivas do cinema, em todos os tempos.


Indicado ao Oscar nove vezes - levou pra casa os troféus de Melhor Filme e Diretor por "Os Imperdoáveis" e "Menina de Ouro", respectivamente - ele é o único ator na história da sétima arte a estrelar grandes sucessos por cinco décadas consecutivas.


Getty Images

Clint Eastwood completa 80 anos hoje.

O ator e diretor nem pensa em encerrar a carreira!
























Suas interpretações inesquecíveis como o lacônico e cínico cowboy nos "western spaghetti " do cineasta italiano Sergio Leone dos anos 60 (a famosa Trilogia dos Dólares) e o inspetor Harry Callahan nos cinco filmes de Dirty Harry nos 70 e 80 , deram a ele a fama de machão, e também a preferência do público americano -

foi escolhido o melhor ator de todos os tempos, por

duas vezes.

Nas duas últimas décadas, Eastwood levou dois Oscar e produziu cerca de um filme por ano - às vezes até dois - já tem um para este ano - "Hereafter" - e outro para 2012 - "Hoover".

Incansável mulherengo, casou-se várias vezes - e teve vários filhos com a maioria delas - e ainda tentou a carreira política - foi eleito prefeito de Carmel, pequena cidade da Califórnia, onde permaneceu no cargo de 1986 a1988.


Para homenagear uma lenda vida com todas as honras, eu decidi revisitar a sua carreira de ator e cineasta, e mostrar sua evolução - de galã de Hollywood a cineasta consagrado - por fotos, muitas delas raras e lindas - é só clicar na foto abaixo.


Depois, você vai passear pela influência do artista no universo pop.

A LENDA NA CULTURA POPULAR


Personagens de Clint, como Dirty Harry foram eternizados no cinema.

Mas eles - e seu intérprete - a muito já ultrapassaram essa barreira, e "invadiram" a cultura pop de todas as formas, seja em games, nome de músicas e até de bandas. É o que você acompanhará abaixo:


NA MÚSICA


# Damon Albarn, vocalista do Blur, é um grande fã de cinema.

Depois de homenagear cineastas como Stanley Kubrick ( "The Universal") e Alain Resnais ( "To The End"), ele fez uma dupla homenagem a Eastwood na sua outra banda, o Gorillaz: uma música com o nome dele (escute AQUI) e outra chamada Dirty Harry (escute AQUI).


A primeira é uma referência ao filme "Três Homens em Conflito - The Good, The Bad and The Ugly".

No videoclipe, rolam vários closes nos rostos dos int

egrantes virtuais, o que lembra bastante o filme de Sergio Leone, e inicia com o sampler do tema original.

Em 2001, Albarn disse que não teve nenhum feedback de Clint Eastwood sobre a canção, e que gostaria de enviar a ele algumas mercadorias da banda como um sinal de respeito: "Tenho certeza que gostaria (da canção). Ele é um homem inteligente", comentou.


# Ainda no universo de Damon Albarn, ele criou um outro projeto paralelo chamado The Good, The Bad and The Queen, uma clara referência ao clássico de 1966.

A banda tem o ex-The Clash Paul Simonon, Simon Tong eTony Allen.


# Os Beastie Boys gravaram uma música chamada O Estranho Sem Nome (escute AQUI), título original do filme "O Estranho Sem Nome" (1973), dirigido e estrelado por Eastwood.

Ela faz parte do clássico álbum Paul's Boutique (1989).


# O músico Lee "Scratch" Perry - ícone do dub e do reggae - , gravou um disco chamado Clint Eastwood, que traz uma música homônima (escute AQUI).

Foi lançado sob o pseudônimo The Upsetters em 1970.


# Robert Brammer tocou reggae nas décadas de 70 e 80 sob a alcunha DJ Clint Eastwood e mais tarde como o duo Clint Eastwood & General Saint.

Escute a música Marshall Dread Locks, da fase solo, AQUI.


# O grupo britânico da New Wave Adam and the Ants, lançou a música Los Rancheros no álbum Kings of the Wild Frontier (1980).

A letra tem clara inspiração nos personagens western de Clint Eastwood.

No refrão eles cantam o nome do ator/diretor ("Rancheros (clint), Rancheros (eastwood), Rancheros (clint), Rancheros eastwood)").

Clique AQUI e veja um vídeo com imagens de Eastwood e a canção de fundo.


# Van Halen compôs a música Hang 'Em High (escute AQUI), do álbum Diver Down (1982), como referência ao filme "A Marca da Forca" (1968), e como um tributo a Clint.

A letra: "He comes from nowhere, returns on his own, late for the hanging, yes he's heading for the moon, Hang 'em High".

O solo da música, feito por Eddie, é considerado um dos melhores do grupo.


# A banda Def Leppard começa muitos de seus shows com frases célebres de Dirty Harry no filme "Perseguidor Implacável" (1971).


No concerto In the Round, in Your Face, de 1988, a introdução é "Do I Feel Lucky?", do longa - assista ao vídeo AQUI (espere: a 1:37 começa o trecho).


# Até no heavy metal Clint ganhou homenagem.

Em 1980 foi criada a banda The Clint Eastwood Experience, com ex-membros dos populares grupos Dismember eEntombed.

O projeto é tão obscuro, que não costa nem informações no Wikimetal (a Wikipédia do Metal) e no YouTube.


# A banda de rap-rock The Transplants - que tem membros do Rancid e Blink 182 - faz referências aos filmes "A Marca da Forca"/Hang'em High (1968), e Por uns Dólares a Mais/Per qualche dollaro in più (1965), parte da trilogia western spaguetti, em algumas de suas músicas.


# O cantor country Mel Tillis tem uma música chamada Coca-Cola Cowboy, que faz referência a Eastwood na letra: "you're just a coca-cola cowboy, you gotta Eastwood smile and Robert Redford hair".

Veja uma apresentação do cantor cantando a música AQUI.


#

O rapper Lil Wayne também prestou sua homenagem a Eastwood na canção LaLa (escute AQUI), em parceria com Brisco e Busta Rhymes.

Na primeira parte da música ele canta "Yeah we stay clean, but we get dirty like Harry".


# A banda de metal Anthrax gravou a música Lone Justice (escute AQUI), do álbum Spreading the Disease, como homenagem aos personagens lacônicos e pistoleiros de Eastwood.



NO CINEMA



# Uma das referências mais populares a Clint Eastwood no cinema, foi em "De Volta Para o Futuro 3" (1990).

O clássico personagem Marty McFly (Michael J. Fox), se apresenta como "Clint Eastwood" no filme, e também usa um pedaço de metal a prova de balas em um duelo com Buford , numa clara referência a "Por um Punhado de Dólares".

No trailer do fime (AQUI) aparece a cena de McFly, se apresentando com o nome do cineasta.


# No filme Todo Poderoso (2003), o personagem principal interpretado por Jim Carrey faz várias piadas sobre o filme "Perseguidor Implacável" /Dirty Harry.

Assista a um trecho do filme AQUI, em que ele cita Eastwood.


# Em "O Plano Perfeito"/Inside Man (2006), durante o assalto a banco, uma personagem compara o ladrão a Eastwood, pelo jeito de como utiliza a arma.




NA LITERATURA




# Eastwood foi a maior inspiração que Stephen King teve para criar o personagem Roland Deschain (veja foto AQUI), na popular série de livros A Torre Negra. "Roland é destemido, assim como Eastwood em "The Good, the Bad and the Ugly", comentou.


# O livro Guardas! Guardas! (1989), do escritor britânico Terry Pratchett - e que influenciou grande parte dos autores de fantasia com menos de 50 anos - traz uma referência ao clássico Dirty Harry.

Em uma das cenas, Vimes ameaça uma multidão com um dragão do pântano em uma paródia do famoso "do you feel lucky?".



NA TV


# A música de abertura (escute AQUI) da série The Fall Guy (1981-1986) cita Eastwood: "Eu sou um desconhecido dublê, que faz Eastwood parecer tão legal".

O programa contava a história do dublê de cinema Colt Seavers (Lee Majors), que era também um caçador de recompensas nas horas vagas, muitas vezes em dupla com outro dublê, interpretado por Adam West, o Batman da cult série (1966-1968).


# A série "Todo Mundo Odeia o Chris/Everybody Hates Chris", exibida pela Record e Warner, fez algumas referências ao personagem Dirty Harry com algumas de suas frases.


NOS GAMES



# Eastwood aparece no universo dos games desde a década de 90. Ele foi o personagem principal no jogo Nitro para os computadores Commodore Amiga e Atari-ST.


# Na popular série de games Halo - criada em 2001 - o personagem principal, Master Chief, teve sua criação inspirada no "homem sem nome" de Clint Eastwood.

A voz do guerreiro é de Steve Downes, que afirmou ter se inspirado no tipo do ator nos filmes western.


# Existia um plano de lançar um game baseado no filme "Perseguidor Implacável/Dirty Harry", com a voz de Eastwood para Harry Callahan.

Em 2007 o projeto foi engavetado, mas os fãs do filme e dos games ainda têm esperanças.


# Em Command & Conquer: Yuri's Revenge, jogo para PC, um dos soldados é chamado Flint Westwood.


# No Serious Sam: The Second Encounter, também para PC, existe uma menção do "Instituto East Clintwood, batizado depois da famosa estrela do cinema".


# No jogo Fallout 2, o personagem principal é chamado Frank Horrigan, uma homenagem ao papel de Eastwood com agente de serviço secreto no filme "Na Linha De Fogo"/In the Line of Fire (1993).

No Fallout 3 é possível obter o "Callahan's magnum", que é uma clara referência ao filme Magnum Force.


# O jogo polonês de RPG Neuroshima traz inúmeras referências a Clint Eastwood.


Veja mais fotos de Clint Eastwood no link:
http://fotos.noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/clint-eastwood-enquete_album.jhtm?abrefoto=1