terça-feira, 29 de dezembro de 2009

JULIEN DORÉ, ÍDOLO DA FRANÇA

Inovador, cheio de energia, maluco, e um homem interessantíssimo!

Esses adjetivos são poucos para expressar tudo o que é Julien Doré, vencedor do 'Nouvelle Star' - o 'Ídolos' da França - em 2007.

Julien nasceu em 7 de julho de 1982, em Alès, interior da França. Estudou um tempo na escola de Belas Artes de Nimes, e Desde 2002 está na estrada.


Antes do 'Nouvelle Star', já tinha uma banda chamada The Jean D'Ormesson Disco Suicide. Em seguida, criou outra - a Dig up Elvis.

Quis participar do programa só para deixar a sua banda conhecida, mas ele agradou a produção e o público com sua presença cênica, sua voz rouca e bem performática, mesmo enfrentando a resistência dos jurados, que não gostavam de seu estilo.

Ele foi se classificando nas semifinais, e fazendo apresentações cada vez mais sensacionais,cantando músicas de de artistas consagrados, como o hit 'Like a Virgin', de Madonna - numa versão Jazz -, 'Baby, One More Time', de Britney Spears - em versão acústica, 'Heartbrake Hotel', de Elvis - onde arrasou no rock! -, e finalizando com uma versão prá lá de original de 'Mourir Sur Scène', sucessaço da diva Dalida!

Não deu outra: Chegou à final e foi o grande vencedor.

O 1º CD veio em seguida, e gravadora investiu pesado. Julien teve condições de criar algo como a muito a música francesa não via, já que seu CD é originalíssimo, se for comparado com outros trabalhos recentes de outros artistas, com temáticas idiotas e formato bem comercial.

O resultado é muito interessante: ele vai de músicas mais comerciais, mais populares, como a bela 'Acacia' e 'Figures Imposées' - lindíssima! - às mais inovadoras, como 'Les Limites' e 'Ss in Uruguay', num estilo musical que transita entre o Faroeste americano, folk, Radiohead, do acústico com um violão bem acentuado, tudo com uma pitada de pop e irreverência.

Além disso, nesse álbum ele fez uma mistura de instrumentos muito legal.
Até o ukalelê, aquele cavaquinho havaiano que a Marilyn Monroe tocava no filme 'Quanto mais quente melhor' entrou, e bem!

Julien também canta em inglês, na faixa 'Pudding Morphina', com participação do consagrado cantor do anos 70 Christophe.

Pro meu gosto, Julien Doré é um homem lindíssimo.

Ganhou o título de homem mais sexy de 2007 pela revista Elle. Merecido!


Ele estará nas telonas no ano que vem, no longa-metragem: "Rainha de Espanha", ao lado de Emmanuelle Devos.

As filmagens serão entre maio e junho, na ilha da ilha de Sein, que já tinha sido cenário do filme "Elisa", estrelado pela cantora Vanessa Paradis, mulher de Johnny Depp, há 15 anos.

Mas o bom mesmo é ver Julien Doré Cantar! Na primeira parte, ele canta 'Like a Virgin' e 'Mourir Sur Scène'. Na segunda, 'Baby, One More Time', 'Les Limites' e 'Heartbrake Hotel'.

Divirta-se!


* PRIMEIRA PARTE*



*SEGUNDA PARTE*

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

AS CHARGES DA FOLHA DE S.PAULO DESTA SEMANA!


Nessa semana, as charges estão muito acima da média do ano.
Confiram:







A SEMANA ILUSTRADA!

Semana de natal fica difícil encontrar imagens legais.
Eu tentei!















ERROS DE GRAVAÇÃO EM 2009!

Pessoal:

Se eu esculacho com a cara de todo mundo, porquê não esculacharia com a minha?

Pelo material, dá pra se perceber:

1. sou gago - prá caramba!

2. sou meio lesado a maior parte das vezes

3. durante o ano todo briguei com a iluminação, e

4. devidamente editado, até eu fico bem na fita!

Divirtam-se!

Material produzido - e quase descartado - durante o ano de 2009 para as diversas colunas do Blog:


domingo, 27 de dezembro de 2009

RETROSPECTIVA 2009 - TELEVISÃO


E o que foi que eu gostei de ver na telinha em 2009?

'Caminho das Índias' estreou em janeiro com péssima audiência, e com um par romântico - Juliana Paes e Márcio Garcia - sem química nenhuma.
A autora Glória Perez mudou quase tudo: apostou no exotismo e no nonsense - a Norminha de Dira Paes e a Yvone de Letícia Sabatella foram ótimas - colocou Rodrigo Lombardi como o galã da Juliana, deu força aos personagens de Tony Ramos, Laura cardoso e Lima Duarte, viu a audiência subir e ainda terminou o ano tendo sua obra premiada com o Emmy Internacional de melhor novela do mundo!
Ela merece.
<><><><><>

As séries da Globo foram um deleite pra quem gosta de boas histórias e boas interpretações. 'Maysa' 'Som & Fúria' , 'Ó Pai Ió' , 'Aline', e 'Cinquentinhas', foram ótimas.

Pena que a série baiana só teve quatro episódios, Ficou um gostinho de 'quero mais'.

E para 2010, teremos 'Dalva e Helivelton'!

<><><><><>

O jornalismo da Globo acertou o tom, ao fazer seus âncoras serem mais coloquiais e seus jornais mais dinâmicos.


O 'Jornal Nacional' é um exemplo disso. Voltou a ser um jornal gostoso de se ver, com matérias especiais e mais entradas ao vivo dos correspondentes no exterior.


Para 2010, o time será reforçado com Glória Maria, que retorna em matérias para o 'JN' e 'Globo Repórter'.

<><><><><>

O SBT acertou também ao colocar a ótima série 'Sobrenatural' ,desde o primeiro episódio, diáriamente no horário nobre!

As histórias dos dois irmãos caçando vampiros, fantasmas e demônios por todo o território americano, deu uma boa levantada na audiência do horário, e ainda contou com a sorte: o elenco da 'Fazenda 2' na Record é inferior ao da 'Fazenda 1', a novela da Globo no horário é devagar, quase parando, e a Band vai de R.R. Soares, só pra citar alguns dos concorrentes.

Como está sendo exibida diáriamente, a série voltará a ser inédita em fevereiro. Será substituída no horário - dizem - pela também ótima 'Smallville'. Só espero que 'Sobrenatural' continue num horário acessível, e não volte a ficar escondida nas madrugadas.

<><><><><>

A Record inovou ao fazer um reality com semifamosos confinados no campo. 'A Fazenda' já está na segunda edição, com grande sucesso, apesar do elenco número 2 ser inferior ao do número 1.

Pelo menos, esses confinados trabalham, não ficam o dia inteiro mostrando a bunda, o pau ou enchendo o saco dos companheiros, como no BBB da Globo.

<><><><><>

As melhores séries americanas continuam na Record, num horário bom de se ver - por volta da meia noite, de segunda a sexta.

Os três 'CSI', e 'Dr. House' são os destaques.

<><><><><>

Quanto à apresentação de programas de auditório, ninguém se saiu melhor em 2009 do que Rodrigo Faro.

Com a difícil missão de substituir Márcio Garcia no comando do 'O Melhor do Brasil' aos sábados da Record, graças ao seu grande talento, Faro revitalizou o programa apostando no bom humor.


Sua sacada de fazer uma dancinha quando os casais do quadro 'Vai dar Namoro' se beijam é, de longe, o melhor da Record em 2009. Engraçado na medida certa, sem baixarias. Grande Rodrigo!

<><><><><>

Silvia Popovic voltou para a Band. Primeiro, apresentou um jornal só para SP no começo da tarde.

Agora, comanda o matinal 'Dia a Dia', para toda a rede.

Gosto muito dela, e da sua forte presença na telinha.

Pena que o programa é uma cópia sem os mesmos recursos dos que a Ana Maria Braga - na Globo - e o pessoal do 'Hoje em Dia' - na Record - fazem.

A Band ainda precisa dar um programa à altura e talento da Silvia.

<><><><><>

Ainda na Band, o destaque no esporte fica para o comentarista Neto.

O ídolo corinthiano apareceu bastante, faz comentários excelentes - de quem entende profundamente futebol -, não tem o rabo preso com ninguém e tem um bom humor incrível.

Foi a melhor coisa na tela da Band no ano.

<><><><><>

Marcos Mion saiu da MTV e foi pra Record, fazer um programa de humor aos sábados à noite.

Pelo formato e pelo elenco que ele conseguiu reunir, 'Legendários' deve ser a grande novidade da TV em 2010.




E aqui, o que me aborreceu profundamente nesse 2009:

O troca-troca entre Record e SBT foi forte, e virou guerra declarada.

Assim que Gugu foi para a Record por R$ 300 milhões,Silvio Santos contra-atacou e trouxe Eliana de volta ao SBT, e ainda levou o Roberto Justus de brinde, para alegria da colônia judaica.

Mas não basta fazer troca-troca: tem de fazer programas novos e com conteúdo. Gugu foi pra Record fazer o mesmo que fazia no SBT. Eliana, idem.

E eu conheço dúzias de bons roteiristas com boas idéias...

<><><><><>

O ano de 2009 ficará lembrado como o ano em que José Luiz Datena deixou que o sucesso subisse à cabeça.

O âncora da Band foi grosseiro no ar com a produção e colegas de tela, peitou entrevistados gratuitamente, e deu seguidas vezes um espetáculo de arrogância e prepotência.


Triste, pois o cara é bom.
<><><><><>

Manoel Carlos está véinho, e pior, escrevendo a sua pior novela em todos os tempos.


'Viver a Vida' é arrastada, os personagens são inverossímeis e caricatos e a coitada da Thaís Araújo - excelente atriz - faz a pior Helena de todas.


O ótimo elenco ainda fica à mercê do véio, que não usa colaboradores, escreve a novela sózinho, e entrega os capítulos em cima da hora, dando trabalho extra para a equipe, que muitas vezes grava cenas que irão ao ar no mesmo dia.


Se todo esse trabalhão ainda desse resultado... mas não. Você pode ficar sem ver trocentos capítulos. Quando você volta, a toada é a mesma.

Dá sono.
<><><><><>

Mesmo com a volta ao ar dos ótimos Cristina Rocha, Ratinho e Justus ao vídeo, alguma coisa está errada no SBT.

Perdeu audiência, lançou um quadro de pegadinhas - feitas a mais de trinta anos nos países do leste europeu - de péssimo gosto, e até o seu Silvio apelou para a grosseria pura e simples, ao constranger a dançarina Carla Perez no ar - perguntou se ela tinha ensino fundamental, e ao maltratar aquela menina chata e sem sal que apresenta um infantil e que fazia um quadro com ele - só ele acha alguma graça nela.

Tudo bem, a menina é um purgante e chatérrima, mas não precisava aterrorizar a menina no ar.

Isso sem contar o que o seu Silvio fala pra uma moça chamada Lívia Andrade, que trabalha na 'Praça é Nossa', e participa de um quadro de perguntas e respostas no programa dele.

O véio surtou de vez.

Pra mim, esse é o pior ano do SBT.
<><><><><>

Foi o pior ano do 'Pânico na TV' também, apesar da boa audiência.


Quadros escatológicos, os longos minutos perdidos com um drogado/lesado sem graça que só ganhou notoriedade ao criar sem querer um bordão também sem graça, e os cansativos personagens do Carioca - 'Amaury Dumbo' - e do Vesgo e Silvio, fizeram com que eu nem me preocupasse mais em ver mais esse lixo da emissora.


Só se salvaram o Evandro Santo, agora fazendo entrevistas com celebridades, e a Sabrina Sato entrevistando políticos em Brasília. E olhe lá. Esses dois podem render muito mais, pois tem talento pra isso. O resto foi um lixo, de tão ruim.

<><><><><>

A Rede TV! fez um auê danado, ao fazer toda a sua programação em HD e inaugurar novos estúdios.

No dia da inauguração, o presidente Amilcare Dallevo fez um discurso, dizendo que a programação iria melhorar e ter melhor qualidade. Na hora pensei: A mulher do sócio - Luciana Gimenez, o Nelson Rubens, o pessoal do Pânico, a Sônia Abrão e o Dr. Hollywood perderam o emprego!

Que nada. Eles vão fazer um seriado e continuar enchendo os programas com zilhões de merchandisings em 2010. Só.

Começaram com uma programação diferenciada. Agora, a apelação é quem manda.

<><><><><>


E por falar neles, os merchandisings parecem gremlins: onde você molha, aparece um!

Será que os anunciantes pensam , na real, que as pessoas ficam defronte à tv e prestando a maior atenção nos 'merchans' do cogumelo, da cinta elástica ou da panela elétrica, produtos ' indispensáveis' para o dia a dia delas?

Só pode ser piada. Tomo minha mãe por base: é começar o 'merchan', e ela já começa a zapear.

A TV Gazeta - aqui de Sampa -, não contente em rechear seus programas com intermináveis ações de merchandising, agora inventou um site - Best Shop TV - que nada mais é do que horas e horas martirizantes de 'merchans', apresentando uma leva de produtos defasados tecnologicamente, e vendidos a preços absurdos.


Têm a coragem de vender uma panela por R$ 100,00. A mesma, você encontra por R$ 15,00 no mercadinho da esquina. E parece que estão ganhando uma boa grana com isso.


Coitado do Cásper Líbero: primeiro a Fundação que leva seu nome, e que seria o seu legado para as futuras gerações, fechou os jornais 'A Gazeta' e 'A Gazeta Esportiva', que ele colocou no testamento como perpétuos.

Enganaram o povo, dizendo que o site 'Gazeta Esportiva.Net' é a mesma coisa. Não é.

Agora, viraram mercadores de sucata tecnológica.

Seu Cásper deve ter se virado no caixão.
<><><><><>

Qualquer ogro sabe que fazer boa televisão, bons programas e com boa produção, significa gastar muita grana.

O que não se compreende é a maioria das tevês - exceto SBT e Globo - venderem grande parte dos seus horários para a praga bíblica dos gafanhotos, que são as igrejas evangélicas.

A Universal ocupa toda a madrugada na Record.A Band práticamente arrendou o Canal 21 para outra. A Rede TV! tem o R.R. Soares à tarde - diáriamente-, e nos finais de semana, o casal de larápios internacionais Sônia e Estevam Hernandes passam horas a deitar falação.

Todos pagam milhões e milhões para arrendar esses espaços.

A Band diz que vai tomar outro rumo, e o contrato do missionário que arrenda seu horário nobre, findo em 31 de dezembro,não será renovado. Ponto pra ela, que vai ter de inventar algo criativo e que agregue audiência pra pôr no lugar.

Está na hora do Ministério Público tomar providências. Televisão é concessão pública, e não comércio de arrendamento. Principalmente religioso.

Sugestão: as tevês poderiam abrir espaço para produções independentes, cobrando menos pelo horário e ganhando na comercialização.

Os telespectadores brasileiros agradecem!

MINHA NOITE DE NATAL


A noite de Natal aqui em casa foi assim.

Tudo tranquilo, pessoas queridas, comida boa e meu sobrinho Gabi sendo o centro das artenções, lógico.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

REFLEXÕES NO NATAL PELO MUNDO

Pessoal:

Como sempre faço todos os anos, fui com meu tio Mauro - irmão de meu pai - cumprimentar meus tios Lydia e Arnaldo no dia em que eles recebem a família dele em almoço.

É outro momento de rever pessoas que eu só vejo nessa época do ano.

Na ida e na volta, percorremos uma São Paulo irreconhecível: as marginais sem trânsito, pouquíssimas pessoas nas ruas muito limpas, o ar gostoso e respirável.

Nessas horas me bate uma imensa melancolia, um sentimento de 'deja-vù' que me rasga por dentro.

Lembro das pessoas queridas que não estão mais ao alcance das mãos, vejo os novos familiares crescerem e multiplicarem, cumprindo assim seus destinos.

A filha da minha prima Cristina, Renata, já tem 18 anos! Conversamos sobre o seu ano e as batalhas dos vestibulares que ela vem vencendo. Quer ser engenheira, como o pai e a mãe. Me parece uma moça centrada e feliz.

Outro sobrinho do meu tio - esse tio é casado com a irmã do meu pai - casou-se finalmente, faz dias. Namoravam a 14 anos. Parecem felizes.

E o que eu fazia a 14 anos atrás? O ano de 1995 foi o ano em que minha vida começou a descer a infindável ladeira em que me encontro. Nesse tempo, tive de me reinventar, ano após ano.
E nesse ano, pior: reinveitei-me diáriamente.

Mas ter vivenciado a experiência da cidade deserta e sem trânsito só me fez lembrar o quanto eu era feliz.

Felicidade, pra mim, atualmente, é uma palavra fora de uso, que não aparece mais no meu dicionário.

Outras cidades pelo mundo também ficaram quietas e desertas, nesse 25 de dezembro.
Nessa minha última navegada pela net, separei cenas muito especiais.
Será que outras vidas que aparecem nessas fotos estão tendo o mesmo turbilhão de sentimentos?
Talvez a mulher que caminha apressada pelo mar branco em Sófia. Ou os japas pequenininhos, ao lado da gigantesca árvore de natal. E o ganso holandês, olhava para onde? E a multidão em Nova York, aos pés da árvore do Rockfeller Center, no que pensavam? Será que deu tempo pra pensarem nas suas vidas, esses londrinos tendo a London Eye, nova e espetacular marca da cidade, à sua frente?

Compartilho essa experiência única, de um dia único, com vocês:

*Nova York - Estados Unidos*


*Detalhe do olho de um ganso - Cidade de Honenried - Holanda*


*Paris - França*


*Roma - Itália*


*Rua Formosa - Cidade do Porto - Portugal*


*São Paulo - Brasil*


*Nova York - Estados Unidos*


*Sófia - Bulgária*


*Paris - França*


*Moscou - Rússia*


*Moinho na cidade de Zevenhuizen - Holanda*


*Miami - Estados Unidos*


*Awal Muharram - Malásia*


*Londres - Reino Unido*


*Madri - Espanha*


*São Paulo - Brasil*


*Tóquio - Japão*


*Londres - Reino Unido*


*Lisboa - Portugal*


*Tóquio - Japão*


*Varsóvia - Polônia*


*Veados - Parque Knole - Inglaterra*


*Las Vegas - Estados Unidos*


*Curitiba - Brasil*


*Brasília - Brasil*


*Berlim - Alemanha*


*Cidade do Porto - Portugal*


*Paris - França*